Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. O que o Exu Tranca-rua gosta de fumar? Fuma charuto.
Tranca Ruas é o guardião dos caminhos e responsável por limpá-los. É representado por um homem com uma capa e uma cartola, além de portar um tridente e fumar charuto.
Em geral bebidas destiladas são oferecidas: cachaça, conhaque, uísque. Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade.
Como Posso Agradar Esta Entidade Da Umbanda? Agradar Tranca Rua das Almas não é difícil. Uma boa oferenda deve te ajudar nisso, então trate de ter atenção nessa parte. Faça uma oferenda com cachaça, uísque, charutos e velas (vermelhas e pretas).
Quando se trata de trabalhar com Exu Tranca Rua é fundamental escolher os melhores momentos e abordá-lo com respeito e humildade. Oferecer velas vermelhas e pretas tabaco e bebidas alcoólicas fortes é uma prática comum.
O Tranca Rua(s) é uma falange/agrupamento de exus, as entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo, representado pelas cores branco, preto e vermelho, podendo também ser azul ou roxo.
Antes de fazer o seu pedido à Exu Tranca Rua, é importante estar em um local tranquilo e limpo. Acenda uma vela vermelha e um incenso de sua preferência. Faça uma oração sincera, pedindo a ajuda de Exu Tranca Rua e expondo a sua situação de forma clara e objetiva.
Projeto de lei do vereador Clàudio Janta (SD) para incluir o Dia do Exu Tranca Ruas das Almas, celebrado anualmente em 17 de agosto, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre), está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre.
“O Tranca-Rua é um egum na umbanda, um catiço que representa as populações marginalizadas”, explicou Santos, se referindo a espíritos que buscam abrir os caminhos. Os eguns correspondem aos indivíduos que pertencem a grupos marginalizados da sociedade, como escravizados, indígenas, mulheres, crianças, idosos.
As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca. As Pombagiras preferem cigarros de filtro branco ou cigarrilhas, já os Exús gostam mais de cigarros de filtro amarelo, cigarrilhas fortes e charutos.
Era um terreiro de Candomblé, mas a devoção àquele Exu ultrapassava os limites de qualquer religião. O pai de santo era muito respeitado. Fora iniciado numa casa tradicional de Salvador, mas nunca abandonou seus guias da velha umbanda, especialmente Seu Tranca-Ruas das Almas.
Ela é a Pombagira, rainha do cabaré Tranca Rua vem na frente, 'pra' dizer quem ela é A gargalha se repete, só que mais estridente e aguda que a anterior, pois Pombagira chegou! Ela se identifica como Pombagira cigana, e enquanto o sangue continua derramando pela sua pedra, a mesma gargalha alto e pede um cigarro.
Ele sabia que enfrentaria muitos obstáculos, mas a sua vontade de ajudar os humanos era mais forte. Ao chegar à Terra, o Exu Tranca Rua das Almas começou a ajudar os necessitados. Ele usava seus poderes para trazer a justiça e a paz para aqueles que sofriam. As pessoas começaram a notar uma mudança ao seu redor.
Mas, afinal, o que é Tranca Rua? É uma entidade da umbanda e candomblé e considerada um dos Exus mais importantes e poderosos. Ele é frequentemente invocado para questões relacionadas à proteção, abertura de caminhos, negócios e questões materiais.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
Segundo a religião, Tranca-Rua é considerado o guardião dos caminhos, defensor das mulheres e também dos oprimidos. A imagem dele segurando um tridente foi associada, por muito tempo, pelas religiões cristãs, como um “demônio”, mas não existe “demônio” nas religiões de matriz africana.
Senhor Tranca-Rua das Almas, senhor do sétimo grau de evolução da lei maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda em meu caminho livrando-me de toda a energia que possa atrapalhar minha evolução; fazei de meus pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e ...
Você vai misturar a farinha de mandioca com a cachaça! Enquanto mexe você vai pedir para 𝐄𝐱𝐮 𝐓𝐫𝐚𝐧𝐜𝐚 𝐑𝐮𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐀𝐥𝐦𝐚𝐬 o trabalho que tanto deseja e mais visibilidade na área que atua. O espiral simboliza os nossos caminhos. Depois é só fritar 3 bifes de fígado com cebola e colocá-los em em cima do espiral.