Taipan-ocidental: a cobra mais venenosa do mundo Conhecido por sua incrível biodiversidade, o continente abriga uma variedade impressionante de espécies venenosas, algumas das quais são consideradas as mais letais do planeta.
A Cobra de Barriga Amarela, considerada a mais mortal, tem veneno 100 vezes mais potente que uma cascavel. Basta 0,01 mg de veneno por quilo para matar. Ou seja, um pessoa de 70 kg seria morta com apenas 0,7 mg de veneno.
Essa serpente é conhecida por sua agressividade e ataque preciso e mortal. A mamba negra é a cobra terrestre mais rápida do mundo, capaz de atingir velocidades de até 20 quilômetros por hora. Ela pode atacar sua vítima até 12 vezes seguidas.
A cobra Taipan Comum é subdividida em duas subespécies: a Taipan Costeira da Austrália e a Taipan de Papua que é nativa da costa sul de Papua, na Nova Guiné. A espécie Inland Taipan é considerada a cobra mais venenosa do mundo.
No Brasil, os ataques de cobras venenosas têm maior incidência e são consideradas as mais perigosas na seguinte ordem: Jararacas, Cascavéis, Surucucus-pico-de-jaca e, por fim, Corais-Verdadeiras.
Do gênero Hapalochlaena, o polvo-de-anéis-azuis tem potencial para matar 26 adultos com seu veneno em questão de minutos. Por enquanto, não há nenhum tipo de antídoto conhecido pela medicina.
Encontrada na região centro-oriental da Austrália, a taipan conta com um veneno tão potente que é capaz de matar até 100 pessoas com uma única gota, diz a NLM.
Cobra-da-morte (Acanthophis antarcticus) é uma espécie de serpente da ordem Squamata sub-ordem Ofídia, família Elapidae. É semelhante à víbora, possui cabeça longa e triangular, corpo grosso e 80cm de comprimento. É encontrada na Austrália em locais secos, e é considerada uma das mais venenosas do mundo.
A surucucu é considerada a cobra mais venenosa do Brasil e uma das mais venenosas do mundo. Seu veneno é potente e pode causar sérias complicações. Os sintomas da picada podem incluir dor intensa no local da mordida, inchaço, sangramento, distúrbios de coagulação e dor abdominal.
Qual a diferença entre a cobra naja E a cobra-rei?
Por causa do capuz, a cobra-rei e a naja se confundem. Mas a cobra-rei pode ter muitos pigmentos e listras, enquanto a Naja tem apenas uma cor com pequenas manchas pelo corpo. Víbora de Russell - Animal noturno, vive na Índia, China e Taiwan. Atinge cerca de 1,60m.
A mamba-negra (Dendroaspis polylepis) é uma criatura rápida, inquieta e letalmente venenosa que, quando ameaçada, pode ser muito agressiva. A cobra foi a responsável pela morte de muitas pessoas, e os mitos africanos exageram seus poderes a proporções lendárias.
A cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus).
Muitas pessoas as chamam de aararaquinha dormideira. Trata-se de uma cobra extremamente inofensiva e calma, mesmo quando manipulada com as mãos. É muito comum encontra-las em hortas, lugar frequentado pelas lesmas do qual se alimenta.
Mambas-negras juvenis também são predadas por outras espécies de serpente, como a Limaformosa capensis. Outros predadores conhecidos são os mangustos, pequenos mamíferos carnívoros que possuem certa resistência ao veneno da mamba e geralmente são ágeis o suficiente para evitar uma mordida.
Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus.
A campeã mundial é a taipan do interior (Oxyuranus microlepidotus), uma serpente que praticamente só pode ser encontrada na Austrália. Ela é tão perigosa que uma só picada contém veneno suficiente para matar mais de 100 pessoas ou 250 mil camundongos!
A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.
As cobras-do-mar-pelágio habitam nas águas marítimas tropicais e subtropicais, e costumam se alimentar de animais aquáticos e crustáceos, ocorre a liberação de em média 90 e 100 mg de veneno a cada mordida, o suficiente para matar cerca de 100 humanos com uma única mordida.
Mocassins de água ou “Cottonmouth” são tão letais quanto cascavéis e cabeças de cobre. Seu ataque costuma ser mortal. Durante o bote, suas mandíbulas se fecham muito rapidamente e com uma força colossal. Seu nome guarda relação com um hábito curioso, que é se deitar com a cabeça aberta, mostrando seu interior.
o animal mais perigoso do mundo é a vespa-do-mar, é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o mosquito é considerado o “animal mais mortal do mundo”. Vetor de diversas doenças, esse inseto causa, em média, 700 mil mortes por ano. Dentre as enfermidades transmitidas, a mais perigosa é a malária.
O pequeno Phyllobates terribilis é capaz de matar até dez adultos ou predadores de uma vez com pequenas doses de seu veneno altamente tóxico. O animal vertebrado mais letal do mundo pode parecer um simples sapinho, de cores vibrantes e inofensivo.