- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
Isso ocorre porque a gasolina tem um poder calorífico maior do que o etanol, o que significa que ela libera mais energia quando é queimada. Além disso, a gasolina é menos corrosiva do que o etanol, o que pode ajudar a prolongar a vida útil do motor.
Qual é o melhor combustível que não agride a natureza?
Dentro da categoria dos renováveis, Link destaca o etanol. E, para o especialista, o produzido com a cana-de-açúcar é a opção com mais benefícios aos consumidores e ao meio ambiente.
Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados. Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.
ETANOL LIMPA O MOTOR? ASSISTA O VÍDEO E ENTENDA O CASO.
Qual combustível suja mais o bico?
No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, porque auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
Estudos realizados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) comprovaram que a gasolina é mais prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana do que o álcool. A gasolina, derivada do petróleo, emite diversos gases poluentes.
A resposta a essa pergunta remete um pouco às aulas de química: por ter hidrocarbonetos (moléculas formadas por átomos de carbono e hidrogênio) mais pesados do que outros combustíveis, o que favorece o seu acúmulo no meio ambiente, o diesel é o combustível que mais polui a atmosfera.
“A gasolina não vem de uma fonte renovável, enquanto o etanol sim, é mais limpo e se autossustenta”, explica. Além disso, o bagaço e a palha da cana-de-açúcar – vegetal utilizado com maior frequência para produzir o etanol – podem ser utilizados para gerar energia térmica, elétrica e mecânica.
Com o tempo, toda essa sujeira começa a prejudicar o funcionamento do motor. “Por ser um excelente detergente, o etanol pode ajudar a limpar o sistema, principalmente válvulas e injetores”, diz o especialista, lembrando que a gasolina aditivada possui a mesma função e pode ser aplicada com o mesmo fundamento.
Entretanto, embora seja menos poluente, o etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina e, na opinião da fabricante de peças Delphi, isso pode trazer consequências à manutenção desses veículos: “Por conta da composição do etanol, o combustível renovável é mais corrosivo do que a gasolina.
Qual o melhor combustível para a vida útil do motor?
Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é mais eficiente que o etanol quando você pensa que, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor.
A maior vantagem do uso da gasolina é sua eficiência, aquecendo rápido o motor mesmo quando as temperaturas estão baixas. Ela também tem um alto rendimento, gastando mais lentamente do que o etanol. Por outro lado, ela é uma opção de combustível mais cara e, também, mais poluente, quando comparada com o etanol.
“A recomendação é abastecer com gasolina, porque te dá maior autonomia e alcance”, explica o especialista. Ele ressalta que, além de proporcionar mais quilômetros rodados, essa escolha reduz o número de paradas para abastecimento, diminuindo o risco de utilizar combustível de qualidade duvidosa.
Com a alta dos combustíveis, por exemplo, pode ser mais vantajoso utilizar o álcool, que tem valores de mercado normalmente pareados a 70% do valor da gasolina. Agora, para momentos que exigem maior potência ou rendimento em quilômetro por litro, abastecer com gasolina pode ser uma boa escolha.
O etanol é produzido pela fermentação de açúcares, principalmente. Sua grande vantagem está no aspecto ambiental, pois sua matriz vegetal retira gás carbônico da atmosfera. Sua principal desvantagem está na dependência dos fatores climáticos para uma boa produção.
A relação de preço e rendimento do etanol pode variar dependendo de diversos fatores, como a região, a safra, o mercado internacional, entre outros. Geralmente, o etanol é mais barato em relação à gasolina, o que o torna uma opção mais econômica para abastecer veículos flex.
A conta média para saber o que mais vale a pena, no entanto, é sempre a mesma — e é menos complicada do que parece. Esse cálculo existe porque a gasolina rende mais do que o álcool. Segundo especialistas, o etanol é mais vantajoso quando está custando até 70% do preço da gasolina.
- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
Qual é o combustível que menos agride o meio ambiente?
A queima do álcool emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato de ser derivado da fermentação da cana-de-açúcar, a queima do álcool produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio (NO) que a gasolina.
O diesel se torna o grande vilão no trânsito, pois os veículos movidos com este combustível (ônibus e caminhões), não são equipados com bons catalisadores.
Etanol prejudica o motor? A resposta é não. O motor flex foi produzido para rodar seguramente com ambos combustíveis. Porém, alguns especialistas informam que rodar por muito tempo abastecendo o veículo apenas com etanol, sem variar com a gasolina, pode sim danificar a longo prazo algumas peças.
O álcool e a gasolina poluem consideravelmente menos do que o diesel, graças ao catalisador. Esse importante equipamento faz com que gases mais prejudiciais, como os monóxidos de carbono, sejam transformados em substâncias menos perigosas.
Gilberto Pose: a utilização exclusiva do etanol hidratado em um motor Flex não traz qualquer problema para o seu funcionamento e não causa danos ao sistema de alimentação de combustível.