Voltando aos combustíveis, o etanol, também conhecido como álcool, é utilizado em veículos com maior poder de explosão. Isto quer dizer que o motor à álcool é o mais potente.
A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.
Líquidos inflamáveis: aqueles que possuem um ponto de fulgor inferior a 60ºC, ou ainda, que em certas condições de temperatura e pressão entram em combustão com facilidade, podem sair do estado líquido e virar chama. Exemplos: acetileno, solvente, gasolina, benzeno, detergentes sintéticos, etc.
Líquidos como acetaldeído, éter etílico, dimetílico e de petróleo, óxido de etileno, propano, acetona, etanol, isopropanol, ciclo-hexano, acetonitrila, benzeno, etc são altamente inflamáveis.
O COMBUSTÍVEL MAIS EXPLOSIVO | GASOLINA, ETANOL OU DIESEL, qual pega fogo mais fácil?
Qual o combustível mais perigoso?
O diesel se torna o grande vilão no trânsito, pois os veículos movidos com este combustível (ônibus e caminhões), não são equipados com bons catalisadores.
Além disso, o etanol é mais inflamável do que a gasolina, o que pode representar um risco maior em caso de acidentes. Por isso, é importante que sejam projetados e fabricados com materiais específicos para esse tipo de combustível.
Por possuir hidrocarbonetos mais densos do que a gasolina, além de metais pesados em sua composição, o diesel é considerado o combustível que polui mais.
“A gasolina não vem de uma fonte renovável, enquanto o etanol sim, é mais limpo e se autossustenta”, explica. Além disso, o bagaço e a palha da cana-de-açúcar – vegetal utilizado com maior frequência para produzir o etanol – podem ser utilizados para gerar energia térmica, elétrica e mecânica.
Por outro lado, o diesel é composto por uma cadeia de hidrocarbonetos maior e menos volátil do que outros componentes do petróleo, como a gasolina. Isso facilita a sua separação por destilação e ajuda a melhorar o desempenho. Dessa maneira, ele possui maior poder calorífero, gerando mais calor quando queimado.
Estudos realizados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) comprovaram que a gasolina é mais prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana do que o álcool. A gasolina, derivada do petróleo, emite diversos gases poluentes.
Indicada para veículos esportivos de alta potência e taxa de compressão, a gasolina premium proporciona mais autonomia e desempenho, por conta da queima mais eficiente.
- rende menos: o álcool possui a combustão mais rápida, por conta disso, ele tende a render 30% menos que a gasolina. - problemas com carros antigos: nos carros mais antigos, o etanol apresenta mais falhas na hora de ligar o veículo e nos primeiros quilômetros.
Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina. Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.
Quando analisamos as propriedades de cada um dos combustíveis, percebemos que a gasolina possui um menor ponto de fulgor, ou seja, começa a emitir vapores em uma temperatura bem menor que o etanol, e sua pressão de vapor é mais alta, favorecendo sua passagem para a fase vapor.
O Álcool é o combustível mais explosivo utilizado nos veículos, no entanto, ele é consumido mais rapidamente e acaba primeiro que a gasolina. Assim, podemos dizer que os motores a álcool são mais potentes e menos econômicos que os motores a gasolina.
Combustível mais puro e seguro, o gás veicular é um combustível também econômico financeiramente, pois garante a vida útil do motor e evita gastos futuros. Composto quase que totalmente por gás metano (CH4), o gás veicular somente pode ser utilizado por carros com certificação de uso, devido a sua alta pressão.
No momento da combustão do óleo numa panela, nunca devemos jogar água, pois o óleo de origem vegetal, animal ou mineral tem um alto potencial combustível e pode causar incêndios quando atinge a temperatura de 280°C.