Estudos realizados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) comprovaram que a gasolina é mais prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana do que o álcool.
Isso ocorre porque o etanol é corrosivo e pode danificar algumas partes do motor, como as mangueiras e as vedações. Além disso, o etanol é mais inflamável do que a gasolina, o que pode representar um risco maior em caso de acidentes.
No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, porque auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
Etanol prejudica o motor? A resposta é não. O motor flex foi produzido para rodar seguramente com ambos combustíveis. Porém, alguns especialistas informam que rodar por muito tempo abastecendo o veículo apenas com etanol, sem variar com a gasolina, pode sim danificar a longo prazo algumas peças.
QUAL O MELHOR COMBUSTÍVEL PARA MOTOR FLEX ? Etanol ou Gasolina, qual usar?
O que é melhor para motor, etanol ou gasolina?
– Em trajetos pequenos, quando o motor não tem tempo para atingir a temperatura ideal, o uso da gasolina é mais apropriado do que o álcool. – Quem dirige trajetos curtos usando o etanol como combustível principal, precisa trocar o óleo com mais frequência. – O etanol tem capacidade de lubrificação do motor menor.
É bom misturar gasolina e etanol? Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque.
O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.
Qual o melhor combustível para a vida útil do motor?
Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é mais eficiente que o etanol quando você pensa que, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor.
A maior vantagem do uso da gasolina é sua eficiência, aquecendo rápido o motor mesmo quando as temperaturas estão baixas. Ela também tem um alto rendimento, gastando mais lentamente do que o etanol. Por outro lado, ela é uma opção de combustível mais cara e, também, mais poluente, quando comparada com o etanol.
A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.
O que acontece na maioria dos casos, é que a gasolina aditivada ajuda a limpar o motor e os pistões, proporcionando uma direção mais fluída, macia e silenciosa, na maioria das vezes. O que pode dar a sensação de que o carro está economizando ou com um melhor desempenho, o que não é necessariamente verdade.
Gilberto Pose: a utilização exclusiva do etanol hidratado em um motor Flex não traz qualquer problema para o seu funcionamento e não causa danos ao sistema de alimentação de combustível.
“A gasolina não vem de uma fonte renovável, enquanto o etanol sim, é mais limpo e se autossustenta”, explica. Além disso, o bagaço e a palha da cana-de-açúcar – vegetal utilizado com maior frequência para produzir o etanol – podem ser utilizados para gerar energia térmica, elétrica e mecânica.
Para os proprietários de carros flex que planejam viajar, Feldman recomenda o uso da gasolina. “A recomendação é abastecer com gasolina, porque te dá maior autonomia e alcance”, explica o especialista.
Ouviu falar que etanol limpa o motor melhor que gasolina, mas ficou em dúvida? Acredite, é verdade, e neste artigo mostraremos como isso acontece e como este combustível pode contribuir para aumentar a vida útil de algumas peças do seu carro.
Entretanto, embora seja menos poluente, o etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina e, na opinião da fabricante de peças Delphi, isso pode trazer consequências à manutenção desses veículos: “Por conta da composição do etanol, o combustível renovável é mais corrosivo do que a gasolina.
Dependendo das situações de uso, é até recomendável usar parte de gasolina e parte do etanol no tanque. Em países como nos Estados Unidos, por exemplo, é comum encontrar álcool com 15% de gasolina, pois a gasolina aquece mais rapidamente o motor e, por isso, ajuda a dar partida no carro nos dias mais frios.
Recomendado para uso via tanque de combustível. Aditivo para limpeza dos bicos injetores de gasolina, podendo ser utilizado em motores bicombustível, com tecnologia flex. É um produto recomendado para manter o sistema de alimentação de combustível limpo.
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, mas pode causar problemas no motor do seu carro. Isso ocorre porque os aditivos presentes na gasolina aditivada são diluídos pela gasolina comum, o que reduz sua eficácia.
O querosene é indicado para limpar os bicos injetores e não o motor e tem que deixar o carro aquecer, na reserva, adicionar meio litro de querosene, com o carro ligado, deixar funcionado por 5 a 10 minutos....
Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.
Se o motorista prefere autonomia, o ideal é abastecer apenas com gasolina. Isso porque o consumo do derivado do petróleo é menor. Mas se faz questão do desempenho, não há dúvidas, o melhor é encher o tanque com etanol.
O texto estabelece que a margem de mistura de etanol à gasolina passará a ser de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, de 18% de etanol.