Apesar de mais barato, o etanol é um combustível com um rendimento um pouco menor. Dessa forma, o veículo pode ter um rendimento menor ao ser abastecido apenas com álcool. Para aproveitar melhor a versatilidade do carro flex, o ideal é optar pela gasolina eventualmente.
“A recomendação é abastecer com gasolina, porque te dá maior autonomia e alcance”, explica o especialista. Ele ressalta que, além de proporcionar mais quilômetros rodados, essa escolha reduz o número de paradas para abastecimento, diminuindo o risco de utilizar combustível de qualidade duvidosa.
- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
Se você é um motorista que prefere autonomia, o ideal é abastecer com gasolina, afinal o consumo é menor se comparado aos demais combustíveis. Mas se você quer desempenho, o melhor é encher o tanque com etanol.
Se o motorista prefere autonomia, o ideal é abastecer apenas com gasolina. Isso porque o consumo do derivado do petróleo é menor. Mas se faz questão do desempenho, não há dúvidas, o melhor é encher o tanque com etanol.
NUNCA FAÇA ISTO! Não misture ETANOL e GASOLINA em MOTOR FLEX! Veja o porque!
Qual combustível limpa mais o motor?
Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados. Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.
Com o tempo, toda essa sujeira começa a prejudicar o funcionamento do motor. “Por ser um excelente detergente, o etanol pode ajudar a limpar o sistema, principalmente válvulas e injetores”, diz o especialista, lembrando que a gasolina aditivada possui a mesma função e pode ser aplicada com o mesmo fundamento.
Entretanto, embora seja menos poluente, o etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina e, na opinião da fabricante de peças Delphi, isso pode trazer consequências à manutenção desses veículos: “Por conta da composição do etanol, o combustível renovável é mais corrosivo do que a gasolina.
A gasolina segue como a opção mais vantajosa para abastecimento de veículos em todos os estados brasileiros. De todo modo, vale a pena conhecer as principais diferenças entre a gasolina e o etanol. – A gasolina aditivada evita a formação de depósitos de sujeiras (carvão) no interior do motor, mantendo-o mais limpo.
“Enquanto a gasolina oferece maior desempenho do motor, o etanol possui uma taxa de octanagem mais elevada, o que pode impactar no desempenho do motor. A eficiência de cada combustível varia, influenciando diretamente o consumo e a potência do veículo”, explica.
Estudos realizados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) comprovaram que a gasolina é mais prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana do que o álcool. A gasolina, derivada do petróleo, emite diversos gases poluentes.
Variação de preços: O preço do etanol costuma variar bastante e só deve ser utilizado quando está pelo menos 30% mais barato que a gasolina; Manutenção do veículo: O etanol pode ser corrosivo para certas partes do sistema de combustível e do motor, o que pode levar a um desgaste mais rápido.
Isso ocorre porque a gasolina tem um poder calorífico maior do que o etanol, o que significa que ela libera mais energia quando é queimada. Além disso, a gasolina é menos corrosiva do que o etanol, o que pode ajudar a prolongar a vida útil do motor.
Olha, carro vem com etanol no tanque e a fábrica recomenda abastecer só com etanol nas primeiras vezes que for ao posto. Depois pode, se quiser, pode passar para gasolina.”
A maior vantagem do uso da gasolina é sua eficiência, aquecendo rápido o motor mesmo quando as temperaturas estão baixas. Ela também tem um alto rendimento, gastando mais lentamente do que o etanol. Por outro lado, ela é uma opção de combustível mais cara e, também, mais poluente, quando comparada com o etanol.
Apesar de mais barato, o etanol é um combustível com um rendimento um pouco menor. Dessa forma, o veículo pode ter um rendimento menor ao ser abastecido apenas com álcool. Para aproveitar melhor a versatilidade do carro flex, o ideal é optar pela gasolina eventualmente.
Etanol prejudica o motor? A resposta é não. O motor flex foi produzido para rodar seguramente com ambos combustíveis. Porém, alguns especialistas informam que rodar por muito tempo abastecendo o veículo apenas com etanol, sem variar com a gasolina, pode sim danificar a longo prazo algumas peças.
No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, porque auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
A avançada tecnologia aplicada à Gasolina Petrobras Podium conta com um pacote contendo aditivos detergente/dispersante e modificador de atrito, que evita o acúmulo de depósitos, assegurando a limpeza, a máxima proteção ao motor e a redução de custos de manutenção.
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, mas pode causar problemas no motor do seu carro. Isso ocorre porque os aditivos presentes na gasolina aditivada são diluídos pela gasolina comum, o que reduz sua eficácia.
É bom misturar gasolina e etanol? Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque.
Seja para etanol ou gasolina, os aditivos trazem benefícios efetivos, como o de prolongar a vida útil do motor, promover a economia de combustível e aumentar o desempenho do veículo.
O etanol tem apenas 1/3 do teor de carbono em relação à gasolina e, por isso, mantem os motores mais limpos, livres de carbonização. Diminui também o impacto ambiental até porque a cana de açúcar, ao crescer no campo, ainda elimina parte do CO2 expelido pelo escapamento.