A gasolina aditivada oferece benefícios notáveis para a saúde do seu veículo, ajudando a manter o motor limpo, reduzindo o acúmulo de resíduos e melhorando a eficiência de combustível" , opina a proprietária da oficina.
Com o tempo, toda essa sujeira começa a prejudicar o funcionamento do motor. “Por ser um excelente detergente, o etanol pode ajudar a limpar o sistema, principalmente válvulas e injetores”, diz o especialista, lembrando que a gasolina aditivada possui a mesma função e pode ser aplicada com o mesmo fundamento.
A gasolina aditivada promove uma limpeza em todo o sistema de alimentação de combustível do carro. Dessa forma, ela dissolve resíduos que ficam depositados nas válvulas, bicos e outros componentes, além de evitar a formação de novos depósitos.
A maior octanagem da Gasolina Petrobras Podium garante o máximo aproveitamento da potência projetada do motor, protegendo a câmara de combustão da detonação indesejada. Isso proporciona retomadas de velocidade mais rápidas e, consequentemente, ultrapassagens mais seguras.
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, mas pode causar problemas no motor do seu carro. Isso ocorre porque os aditivos presentes na gasolina aditivada são diluídos pela gasolina comum, o que reduz sua eficácia.
Isso ocorre porque o etanol é corrosivo e pode danificar algumas partes do motor, como as mangueiras e as vedações. Além disso, o etanol é mais inflamável do que a gasolina, o que pode representar um risco maior em caso de acidentes.
Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados.
- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
O que é bom para limpar os bicos do motor do carro?
Uso de solução aditivada
A gasolina comum não possui os aditivos necessários para realizar a limpeza dos bicos injetores, sendo, então, indicado o uso da gasolina aditivada. Essa solução ajuda na limpeza interna dos bicos, não deixando resíduos com a queima de combustível.
Entretanto, embora seja menos poluente, o etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina e, na opinião da fabricante de peças Delphi, isso pode trazer consequências à manutenção desses veículos: “Por conta da composição do etanol, o combustível renovável é mais corrosivo do que a gasolina.
Recomendado para uso via tanque de combustível. Aditivo para limpeza dos bicos injetores de gasolina, podendo ser utilizado em motores bicombustível, com tecnologia flex. É um produto recomendado para manter o sistema de alimentação de combustível limpo.
– A gasolina aditivada evita a formação de depósitos de sujeiras (carvão) no interior do motor, mantendo-o mais limpo. – A gasolina comum lança na atmosfera gases que prejudicam a saúde e o meio ambiente.
Seja para etanol ou gasolina, os aditivos trazem benefícios efetivos, como o de prolongar a vida útil do motor, promover a economia de combustível e aumentar o desempenho do veículo.
E o que acontece é o seguinte: a gasolina aditivada não só mantém o motor limpo, como também é capaz de limpar os depósitos carboníferos formados anteriormente. Aliás, é por isso que se recomenda num carro que nunca viu aditivada na vida ir colocando-a aos poucos.
Etanol prejudica o motor? A resposta é não. O motor flex foi produzido para rodar seguramente com ambos combustíveis. Porém, alguns especialistas informam que rodar por muito tempo abastecendo o veículo apenas com etanol, sem variar com a gasolina, pode sim danificar a longo prazo algumas peças.
Uma vez ligado, o carro vai demorar mais pra esquentar e terá desempenho irregular. O problema ocorre, sobretudo, por conta da diferença estequiométrica (razão entre ar e combustível) entre eles e pela taxa de compressão menor de motores a gasolina.
De maneira geral, é possível dizer que a aditivada limpa o motor a longo prazo, enquanto a gasolina comum não. Mas, a gasolina aditivada não aumenta o desempenho do carro, uma vez que isso se relaciona ao grau de octanagem e não a esses componentes adicionais.
Se você quer economizar, também, em manutenção veicular, aposte em gasolina aditivada. O combustível que ajuda a limpar o motor aumenta a vida útil do equipamento e reduz as visitas a oficinas para revisão e manutenção — o que significa que você vai gastar menos para manter o carro em perfeito funcionamento.
Mesmo fazendo o uso frequente da gasolina aditivada, é recomendado que a cada 5 mil km seja usado também um frasco de aditivo. Os aditivos para combustíveis em frascos possuem uma fórmula concentrada que intensifica a ação dos detergentes e dispersantes por todo o caminho que o combustível percorre dentro do motor.