Abelhas são atraídas por flores ricas em néctar, principalmente nas cores azul, roxo, laranja, branca e amarela. Porém, não são tão atraídas pelas vermelhas, porque enxergam o vermelho como cinza.
O vermelho das rosas, que adquiriu uma conotação de sedução no mundo humano, passa despercebido para as abelhas, que não têm fotorreceptores para essa cor em seus olhos: elas enxergam o verde, o azul e o ultravioleta. Já uma flor facilmente identificada como cor-de–rosa, pelas pessoas, pode ser azul para esses insetos.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras (branca e amarela – as flores vermelhas como a rosa, são mais atrativas para pássaros) e com floração em massa, ou seja, que floresce tudo de uma só vez e não gradativamente.
Óleos essenciais. Com a ajuda de um borrifador, faça uma mistura com substâncias que afugentam as abelhas, como óleos essenciais de menta, cravo, eucalipto ou citronela. Borrife no ar algumas vezes no dia!
As andorinhas e os abelharucos são os principais predadores de abelhas, podendo estes últimos, quando em bando causar prejuízo tais que tenham de ser afugentados pelo apicultor.
É com os olhos compostos que as abelhas enxergam as flores. Os outros três olhos são os ocelos, bem menores e localizados no topo da cabeça das abelhas. Os ocelos não formam imagens: cada um deles possui dois receptores de cores e captam informações sobre a coloração do ambiente.
Além do alho, a Citronela também funciona em mosquitos e abelhas. Se você tem colmeia de abelhas por perto, usar uma vela de citronela será eficiente para espantar as abelhas. De uma forma geral, isso não vai prejudicar a saúde das abelhas. No entanto, dessa forma vai demorar um pouco para fazer os insetos saírem.
“As abelhas são sensíveis a barulho e também a odores fortes. Então, além de acionar o Corpo de Bombeiros e isolar o local, é preciso ficar atento a esses detalhes. Não fazer barulho, não exalar essências ou cheios fortes. As abelhas podem ficar agressivas nestes casos”, explicou.
Entre as principais ameaças para as abelhas e outros polinizadores naturais, estão as mudanças climática (como o aquecimento global).o desmatamento e a aplicação indiscriminada de inseticidas nas lavouras.
As abelhas são tipicamente diurnas, mas 1% delas (em torno de 250 espécies) tem atividade noturna. Elas podem voar nos crepúsculos, antes do amanhecer e também após o pôr do sol, ou, ainda, durante toda a noite ou na maior parte dela.
As duas antenas na região frontal mediana da cabeça capta cheiros(olfato), ouve sons e vibrações(audição) e tem função tátil, de sentir superfícies(tato) por exemplo.
Os olhos do inseto são equipados com um campo de visão de 280 graus, mais de duas vezes e meia os 100 graus que formam o campo de visão humano. Isso quer dizer que as abelhas conseguem perceber mais de três quartos do ambiente que as envolve.
Os cientistas apuraram que essas abelhas geralmente preferem a cor violeta e aparentemente de forma natural. Numa segunda fase da experiência, os cientistas deixaram as abelhas das mesmas colónias procurar néctar em flores reais no seu habitat natural.
Quando sentem que o ninho ou a colônia está em perigo, as abelhas podem se sentir ameaçadas e atacar em defesa. – Proteção da alimentação: As abelhas coletam néctar e pólen para alimentar a colônia. Quando sentem que a fonte de alimento está ameaçada, as abelhas podem atacar para proteger a fonte de alimento.
Os enxames de abelhas temporárias, geralmente, não são agressivos. Entretanto, ao se sentirem ameaçadas ou incomodadas com o barulho ou perfumes fortes, podem apresentar comportamento defensivo e atacar em grupo.
As operárias da abelha melífera (Apis mellifera) vivem em média 45 dias, mas podem chegar até cinco meses de vida em climas muito frios. Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula.
O que as abelhas fazem quando se sentem ameaçadas?
O Corpo de Bombeiros reforça que ruídos, odores fortes, tremores, vibrações e movimentos rápidos chamam a atenção das abelhas. Entretanto, quando se sentem ameaçadas, elas atacam todos que estiverem nas redondezas.
acetato e citronellal repeliram completamente tanto as abelhas africanizadas quanto as Xylocopa, não devendo ser utilizado em cultivos comerciais. O girassol (Hellianthus annuus) e o cosmos (Cosmos sulphureus) podem ser utilizados como alternativas para afastar a abelha A. mellifera das flores do maracujá.
As abelhas são insetos de hábitos diurnos, não existe indicação para manejo delas durante o dia, ainda mais em ambiente urbano, onde um enxame provocado pode atingir uma área de duas a quatro quadras. Durante a noite elas estarão mais "calmas" por causa de seus hábitos eminentemente diurnos.
A cafeína é encontrada em diversas plantas como método de defesa contra insetos devoradores. As abelhas são atraídas pelo néctar com cafeína como se recordassem das plantas que contêm o composto, mesmo quando estão saturadas dele.