Abelhas são atraídas por flores ricas em néctar, principalmente nas cores azul, roxo, laranja, branca e amarela. Porém, não são tão atraídas pelas vermelhas, porque enxergam o vermelho como cinza.
As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras (branca e amarela – as flores vermelhas como a rosa, são mais atrativas para pássaros) e com floração em massa, ou seja, que floresce tudo de uma só vez e não gradativamente.
O vermelho das rosas, que adquiriu uma conotação de sedução no mundo humano, passa despercebido para as abelhas, que não têm fotorreceptores para essa cor em seus olhos: elas enxergam o verde, o azul e o ultravioleta. Já uma flor facilmente identificada como cor-de–rosa, pelas pessoas, pode ser azul para esses insetos.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
Barulhos, perfumes fortes, desodorantes, o próprio suor do corpo e cores escuras (principalmente preta e azul-marinho) desencadeiam o comportamento agressivo e, consequentemente, o ataque de abelhas; Sons de motores de aparelhos de jardinagem, por exemplo, exercem extrema irritação em abelhas.
É importante ressaltar que as abelhas não gostam de cores escuras, por isso as roupas utilizadas para fazer a retirada do mel produzido são brancas, para que elas não se sintam ameaçadas.
Por que as abelhas estão atacando mais? Ameaça: A principal causa de ataques envolvendo abelhas é em defesa da colmeia. Por isso, ao verificar uma colmeia tome distância e acione o Corpo de Bombeiros para que possa fazer a retirada dos insetos de maneira correta.
Óleos essenciais. Com a ajuda de um borrifador, faça uma mistura com substâncias que afugentam as abelhas, como óleos essenciais de menta, cravo, eucalipto ou citronela. Borrife no ar algumas vezes no dia!
O nome do vilão é fipronil. Ele é muito mortífero para qualquer inseto. Basta ficar perto do veneno para ele agir no cérebro, provocando excitação em neurônios e músculos. Os bichos acabam morrendo por exaustão.
- Procure abrigo. Entre em algum prédio ou veículo e feche portas e janelas para evitar que as abelhas entrem também; - Evite se depender com ou na água. Tenha cuidado ao pular em piscinas ou rios durante um ataque pois elas podem continuar voando por vários minutos sobre a água.
As andorinhas e os abelharucos são os principais predadores de abelhas, podendo estes últimos, quando em bando causar prejuízo tais que tenham de ser afugentados pelo apicultor.
– Presença de substâncias químicas: Algumas substâncias químicas, como perfumes, loções e produtos de limpeza, podem atrair as abelhas e fazê-las sentir que estão em perigo. – Proximidade do ninho: Quando uma pessoa ou animal se aproxima demais do ninho, as abelhas podem atacar para proteger a colônia.
As abelhas são tipicamente diurnas, mas 1% delas (em torno de 250 espécies) tem atividade noturna. Elas podem voar nos crepúsculos, antes do amanhecer e também após o pôr do sol, ou, ainda, durante toda a noite ou na maior parte dela.
Pequenas espécies floridas, como a cosmos, a flor-do-guarujá e a lantana, também costumam atrair abelhas, borboletas, joaninhas etc. Plantas aromáticas como a lavanda e a mirra também são ótimas opções.
O vermelho das rosas, que adquiriu uma conotação de sedução no mundo humano, passa despercebido para as abelhas, que não têm fotorreceptores para essa cor em seus olhos: elas enxergam o verde, o azul e o ultravioleta.
Além do alho, a Citronela também funciona em mosquitos e abelhas. Se você tem colmeia de abelhas por perto, usar uma vela de citronela será eficiente para espantar as abelhas.
Caso visualize um enxame de abelhas, jamais tente fazer a remoção por conta própria. Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem se defender.
Entre as principais ameaças para as abelhas e outros polinizadores naturais, estão as mudanças climática (como o aquecimento global).o desmatamento e a aplicação indiscriminada de inseticidas nas lavouras.
O girassol (Hellianthus annuus) e o cosmos (Cosmos sulphureus) podem ser utilizados como alternativas para afastar a abelha A. mellifera das flores do maracujá.
A cafeína é encontrada em diversas plantas como método de defesa contra insetos devoradores. As abelhas são atraídas pelo néctar com cafeína como se recordassem das plantas que contêm o composto, mesmo quando estão saturadas dele.
Na verdade, as abelhas nem chegam a dormir, assim como muitos peixes e outros insetos. Elas apenas reduzem a atividade metabólica. durante a noite, mas o trabalho delas continua intenso dentro do ninho.
Direcione jatos de fumaça para a entrada do enxame com o fumegador. 2 Abra mais o buraco para alcançar os favos, utilizando ferramentas. Corte os favos um por um, removendo as abelhas e guardando no balde aqueles que contenham mel. 3 Recorte e transfira para a colmeia apenas os favos com cria.
“A primeira atitude é correr, tentar se afastar do local do enxame, correndo em zigue-zague; pois as abelhas africanizadas tendem a persistir na defesa”, explica Silva, detalhando que o comportamento comum é que elas sigam em linha reta.