Cientistas descobriram que suas retinas têm cinco cones sensíveis à cor. Humanos têm só três, que enxergam comprimentos de vermelho, azul e verde –o resto é mistura. Galinhas nos superam com um cone para violeta e alguns comprimentos ultravioleta e com um quinto receptor, ainda pouco compreendido.
Há uma grande variedade de exemplos de comidas que as galinhas apreciam: restos de torradas ou migalhas de pão, cascas de batatas, uvas passas, folhas de vegetais como cenouras e rabanetes.
Quase sempre as galinhas com um alto nível de produção de ovos dentro de um lote, apresentarão os fígados de cor marrom claro ou amarelado, como consequência dos depósitos de gordura e/ou pigmentos.
"Geralmente, as galinhas escolhem locais altos para dormir porque além de ser mais seguro, favorece alçar vôo caso seja preciso. Galinhas mais fortes e dominantes têm privilégio sobre as demais e escolhem os locais mais altos", explica a especialista em comportamento animal.
TOP 10: AS MAIS INCRÍVEIS CORES DE GALINHAS! // MOST AWESOME CHICKEN COLORS!
Que horas as galinhas vão dormir?
Geralmente, a noite dura entre 7 ½ a 12 horas. No entanto, as galinhas podem acordar periodicamente, especialmente se forem alertadas para um perigo potencial. Isso pode influenciar a forma como eles dormem. De qualquer forma, eles irão dormir normalmente quando o sol se põe e acordam quando o sol nasce.
Assim, à medida que o sol se põe, a iluminação deve ser desligada. Na verdade, as galinhas são muito sensíveis à luz. E o principal fator que afeta os períodos de sono e vigília é a exposição à iluminação. Afinal, são criaturas diurnas, que ficam acordadas durante o dia e dormindo à noite.
O uso de cloro, obedecendo-se a dosagem preconizada de 2 a 4 ppm de cloro livre na água (ou a dosagem indicada pelo técnico de campo), é segura para a ave em qualquer fase de desenvolvimento.
Karabé é um medicamento indicado no tratamento de singamose das aves, doenças esta que é conhecida vulgarmente por gôgo, gosma, sororoca, pigarro e bocejo. O produto possui excelente ação e garante resultado rápido e eficaz.
O bicarbonato de sódio pode ajudar na manutenção da ingestão de ração, uma vez que o sódio é estimulante do consumo, além de fornecer íons bicarbonato que também auxiliam no processo de formação da casca, melhorando a qualidade da casca de poedeiras, principalmente aves submetidas a índices de estresse térmico.
Agora que você já sabe o que galinha pode comer, vamos descobrir o que não é permitido. Aves soltas, em geral, podem comer qualquer alimento fresco, mas existem alguns contraindicados, como cebola, coisas gordurosas, quentes, frutas cítricas, abacate, feijões secos, casca de batata e folhas de ruibarbo.
Legumes germinadas: ervilhas, feijão, lentilhas, soja, alfafa. Insetos desidratados ou uma lata de comida para gatos (em pequena quantidade) Restos da nossa comida: casca de frutas e verduras, tomates, casca de ovo triturada.
No entanto, não se cria galinhas caipiras, de forma econômica, com uma alimentação exclusiva de milho, embora se saiba que este cereal entra como nutriente básico, na composição das rações das aves em qualquer idade, por ser de alta digestibilidade para a ave, superando a de todos os alimentos hidrocarbonados usados.
Pesquisadores descobriram que as aves podem enxergar cores invisíveis para nós. Isso é possível graças à presença excessiva de uma célula do olho chamada cone, que é responsável por captar diferentes cores. Os humanos possuem três tipos dessa célula, assim, conseguem enxergar boa parte das cores existentes.
De acordo com Corbo, as aves provavelmente devem esta visão de cores excepcionais a não ter passado um período da sua história evolutiva no escuro. A visão noturna depende fotorreceptores sensíveis à luz na retina chamados bastonetes, enquanto a visão diurna depende de receptores chamados cones.
Durante o dia (com luz) a visão é fotópica, intervindo nela os cones (tricromáticos). Durante a noite (sem luz) a visão é escotópica, na qual intervém os bastonetes, produzindo-se uma visão em branco e preto, movendo o espectro visível para os azuis.
A administração de alho em dietas para frangos de corte mostrou uma redução nos níveis plasmáticos de triacilgliceróis, colesterol total e LDL-C (Khalid et al., 1995), além de proteger contra a ocorrência de trombose e anomalias cardiovasculares.
Se suas galinhas caipiras estão apresentando sintomas como ronqueira e perda de peso, sinal de Aspergilose e de prejuízo. A aspergilose é uma doença de distribuição universal, que ataca as galinhas caipiras, provocando lesões no sistema respiratório.
O que colocar na água das galinhas para evitar doenças?
Você pode purificar a água potável com cúrcuma em pó ou permanganato de potássio. Alimente as galinhas com uma dieta balanceada. Adicione um pouco de alho ou cebola à ração para aumentar sua imunidade. Folhas de plantas medicinais amargas ajudam a prevenir parasitas intestinais.
Para que serve água sanitária na água para galinha?
A água destinada ao consumo das aves ou para o sistema de nebulização dos aviários deve contar com um residual mínimo de 3 ppm de cloro livre. (Mazzuco et al., 2006 apud Vieira et al., 2015). Soluções contendo a partir de 100 ppm de cloro livre já possuem ação desinfetante interessante para o processo de limpeza úmida.
A Creolina® é um poderoso desinfetante, mas não deve substituir a limpeza regular das instalações dos animais. Ela é mais eficaz quando usada em combinação com a higienização física, removendo sujeira, detritos e matéria orgânica antes da aplicação. A desinfecção é uma etapa adicional para garantir a higiene adequada.
Pequenos grãos de areia, por exemplo, são muito importantes para auxiliar na digestão dos alimentos, pois eles ajudam a triturar o que a criação ingere. Dentro do viveiro, disponibilize uma caixa com areia bem seca para que as aves possam ciscar e tomar banho – as aves gostam muito de se espojar em areia sem umidade.
Para ser um ovo fértil, ou seja, para que nasça um pintinho, o galo é necessário para a fecundação. Mas galinhas de granjas de postura de ovos comerciais não precisam do galo para botar ovos. O ovo começa a ser formado dentro da galinha com ou sem a fecundação de um galo.
Depois que a galinha bota o ovo, já fecundado, ele precisa ser chocado para que o pintinho cresça. O choco é o período em que a galinha fica no ninho deixando todos quentinhos. Isso acontece durante 21 dias, a mãe vai virando ovo por ovo para que recebam calor em todos os lados.