Simbologia da cor vermelha O vermelho é estimulante e induz a ação. Por isso é comumente utilizado em liquidações e ações promocionais, buscando atrair compradores compulsivos.
Amarelo: quando é utilizado sozinho, desperta a ideia de otimismo, esperança, entusiasmo e acolhimento. Também é usado quando se quer chamar a atenção. Normalmente é usado nas vitrines das lojas para despertar interesse dos clientes. Além disso, a cor amarela representa cuidado, cautela e parada.
Vermelho. O vermelho é a cor da paixão, do fogo e do sangue. É um tom quente, que representa intensidade, vibração, perigo, desejo e excitação. No comércio ela é frequentemente usada em restaurantes, pois é associada à sensação de abrir o apetite e despertar a fome.
Das pessoas entrevistadas, 45% declarou azul como sua cor preferida. Seguido do verde (15%), vermelho (12%), preto (10%), amarelo (6%), violeta (3%), laranja (3%), branco (2%), rosa (2%), marrom (1%) e ouro (1%). Aprenda a combinar cores conhecendo mais sobre os recursos do círculo cromático.
Laranja. Classificada como uma cor quente, esta simboliza encorajamento, atração, tolerância e prosperidade. Expressa comunicação e confiança. Recomendada para salas de estudo, reunião e outros locais dos quais as pessoas se encontram para conversar.
A simbologia da cor vermelha representa o símbolo do amor, emoção, excitação, romântico, prazer. Também expressa urgência, e por isso é comumente utilizado na publicidade de lojas em liquidação.
Seja para uma compra realmente ou para o preenchimento de um formulário, você precisa de uma ação por parte do prospect. Por isso, aposte nas cores conforme você já viu neste artigo: o amarelo para chamar a atenção, o vermelho para criar urgência, o azul e o verde para gerar confiança e o preto exclusividade.
"Classificada como uma cor quente, esta simboliza encorajamento, atração, tolerância e prosperidade. Expressa comunicação e confiança." - Interpretação da cor Laranja.
A identificação dos tons é subjetiva, porém os efeitos das cores são universais. As cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja são dinâmicas e estimulantes; já as cores frias, como azul, roxo e verde, possuem propriedade calmante, são suaves e estáticas.
O vermelho é uma cor que desperta a atenção, a paixão, a energia e a urgência e pode ser usada para criar um senso de escassez ou de oportunidade, como em promoções, ofertas ou lançamentos.
Agora vamos conhecer um pouco sobre como cada cor tem um peso e convencimento diferente para cada cultura, mas já aviso que para a maioria delas a cor azul tende a ser a mais creditável e persuasiva.
Considerada a mais luminosa das cores, o amarelo é um tom feliz e acolhedor que remete a otimismo e criatividade. É o tom ideal para incentivar o bem-estar, a capacidade de realização e a autoconfiança. Também tem o poder de estimular o apetite!
Uma pesquisa recente publicada no Journal of Experimental Psychology mostrou que tons avermelhados fazem com que os homens passem a impressão de que são mais poderosos e, consequentemente, mais atraentes. Segundo o estudo, as mulheres não se dão conta desse efeito da cor sobre a atratividade masculina.