Já a lâmpada mata mosquito de LED é a que tem luz amarelada ou alaranjada, e essas cores funcionam muito bem contra os mosquitos. Ah, e dá pra usar como uma armadilha pros insetos também! Além de iluminar, ela serve pra ajudar a repelir eles dos ambientes.
Normalmente, as lâmpadas anti-inseto possuem a tecnologia LED com cor amarelada ou alaranjada, ou seja, de tom quente, em torno de 1900K, que são lâmpadas que não emitem tanto calor, fator muito importante, pois alguns insetos são atraídos não só pelo tipo de luz, mas também pela temperatura que a lâmpada emite.
O estudo indica que, após detectar um gás revelador que exalamos, uma espécie comum de mosquito voa em direção a algumas cores específicas, como vermelho, laranja, preto e ciano. As cores verde, roxo, azul e branco tendem a ser ignoradas pelos insetos.
De acordo com os resultados, a pior opção para iluminação exterior foram as lâmpadas incandescentes tradicionais, enquanto que a melhor (e menos atraente para insetos) foi uma luz LED de cor quente – amarela ou laranja – em vez da tradicional azul clara.
Citronela. Como já mencionado, plantar mudas de citronela na janela do quarto pode ajudar. Velas de citronela liberam um aroma que naturalmente repele mosquitos, sendo ideais para áreas próximas às janelas, criando uma barreira olfativa.
A vela de citronela é muito conhecida e realmente funciona para espantar tanto pernilongos quanto outros mosquitos. O ideal é acender a vela para espantar os insetos que conseguiram entrar em casa e, depois, fechar tudo para evitar que eles retornem. E você também pode fazer uso da vela de essência de laranja caseira.
Os insetos em geral, são atraídos pelo calor e pela luminosidade, mas com esse tipo de lâmpada, a iluminação se torna praticamente invisível aos olhos dos insetos. Sendo assim, os mosquitos não se sentem atraídos nem pelo calor, nem pela luminosidade.
A maior quantidade de insetos coletados foi verificada na luz UV, seguida da luz amarela. A armadilha com menor eficiência foi representada pela luz branca.
- A luz ultravioleta é o comprimento de onda mais curto de todas as cores e, embora não seja visível ao olho humano, é muito visível e atrativo para a maioria dos insetos.
O óleo de hortelã é excelente para repelir mosquitos e manter alguns vasos com essa planta aromática, também ajuda a afastar os insetos. Qualquer planta da família das hortelãs podem se espalhar facilmente e se adaptam bem em pequenos vasos.
Citronela (Cymbopogon nardus): o óleo essencial é um dos repelentes de mosquitos mais eficazes e naturais, usado em velas, sprays e loções. Contém geraniol, citronelol e citronelal, que interferem nos sensores dos insetos, repelindo-os eficazmente.
Pesquisas sugerem que eles são mais atraídos por cores como o preto, azul escuro e vermelho. Isto deve-se ao facto de estas cores absorverem e reterem mais calor, o que pode tornar os humanos que vestem estas cores mais visíveis para os mosquitos, especialmente ao entardecer e à noite, quando estão mais ativos.
Quanto ao laranja, preto e ciano, eles tendem a ser mais escuras, o que também agrada mosquitos, uma vez que as cores claras são percebidas como uma ameaça para eles, uma vez que eles são muito suscetíveis a morrer por desidratação e, portanto, esses tons podem instintivamente representar perigo, fazendo-os evitar ...
O amarelo é uma cor de amplo espectro, que atrai muitas espécies de insetos, dentre elas a mosca-branca, afídeos (PARK et al, 2001; ATAKAN & CANHILAL, 2004) e moscas das frutas (ROBACKER & HEATH, 2001). A coloração azul atrai, de uma forma geral, espécies de tripes (TANG et al, 2015).
As luzes UV, como conhecemos e usamos no dia a dia, são as que mais atraem os insetos, e porque não usá-la a nosso favor? A luz branca tem a vantagem de ser confundida com a luz da lua, e as luzes com tonalidade amareladas têm esse poder de afastar os bichinhos.
De acordo com os resultados obtidos que foram apresentados na Associação Americana do Avanço da Ciência, ficou claro que as lâmpadas incandescentes tradicionais são as que mais atraem mosquitos. Já a opção que menos atrai, são as lâmpadas de LED de cores quentes (amarelo, laranja e etc).
Use velas de citronela ou incenso para espantá-los. Outros aromas, como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda também funcionam. Em casas com varandas, a utilização de telas e armadilhas podem ajudar. Neste caso, telas finas, papel com cola e ou com superfícies que emitem choques elétricos podem ajudar.
“A única maneira de prevenir a entrada das aleluias em casa é colocar telas em portas e janelas ou mantê-las fechadas. Nas áreas externas, também é possível colocar um tipo de luz anti-inseto, que emite menos ultravioleta e atrai menos siriris”, recomenda Zorzenon.
O texto ainda afirma que, embora não haja comprovação científica, plantas com odor forte como o alecrim, a arruda, o jasmim e o manjericão podem ajudar a repelir esses insetos.
Os mosquitos são atraídos por CO2, que expelimos constantemente no processo da respiração. É por isso que esses insetos voam perto de nossas orelhas, nariz ou boca.
Para se prevenir das picadas, recomenda-se o uso de repelentes e de barreiras mecânicas, como roupas longas, telas nas janelas e mosquiteiros. “Podemos lançar mão ainda de ventiladores e ar condicionado, que são bastante eficazes em repelir mosquitos.