Escolha cores frias para amenizar o calor nos cômodosCores como vermelho, amarelo e laranja, são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.
O branco absorve somente 20% de calor, enquanto que o preto absorve 98% de calor. E as outras cores são bem variáveis, por isso se quiser considerar esta característica também na hora de escolher a cor, é importante optar por tons mais claros.
As cores que mais absorvem calor são as de tonalidade escura, como o preto, que absorve 98% do calor solar que chega à superfície, cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
Segundo o estudo, realizado em 2019, a Terra recebe a energia radiante do Sol, e a energia radiante que não é refletida é absorvida, transformando-se em calor. Isso significa que cores com baixa refletividade, como a preta, esquentam facilmente.
Cores claras e reflexivas são excelentes para repelir os raios solares, mantendo o ambiente mais fresco. Cortinas em tons de branco, bege ou pastel têm a capacidade de refletir o sol, minimizando o aquecimento interno que ocorre por absorção de calor.
Cor: A cor da sua roupa pode afetar o quão bem ela protege você dos raios UV. Cores escuras ou brilhantes, incluindo vermelho, preto e azul marinho, absorvem mais raios UV do que cores mais claras, como branco e pastel.
Os resultados mostraram que a cor que permaneceu mais fresca nas peças de roupa foi a branca, seguida de amarelo, cinza, vermelho, roxo, azul, verde, verde escuro e preto.
Em seu trabalho ela demonstra que as cores que mais absorvem calor em suas superfícies - paredes ou telhados - são o preto (98%), cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
O branco, os tons pastel e outras cores suaves não apenas conferem um toque de sofisticação ao seu visual, mas também são a escolha ideal para encarar o calor com estilo. Terrosos, como terracota e caramelo.
O motivo é simples: roupas pretas absorvem a luz e a transformam em calor, enquanto roupas mais claras refletem a luz, mantendo a temperatura mais baixa. Portanto, em condições de exposição direta ao sol, uma camiseta preta tende a esquentar mais que uma camiseta branca.
A cor azul compõe o tripé básico das cores frias, junto com o violeta e o verde. Esse conjunto de cores tem por característica passar a sensação de frio e calmaria. Somado a isso, essa coloração possui uma ótima capacidade de reflexão, o que significa um ambiente mais fresco.
Porém, o estudo revelou que a camisa verde-escura foi quem ganhou o trono de “maior absorvente de calor”. A razão disso é a presença de luz infravermelha, que é invisível ao olho humano, mas representa uma parte notável da energia radiante do Sol.
Os resultados confirmaram: branco e amarelo se mostraram as cores mais frescas, com temperaturas ao redor de 30 graus Celsius, enquanto preto e verde escuro se destacaram como as mais quentes, ultrapassando os 45 graus Celsius.
Absorção e reflexão da radiação solar são aspectos importantes para a escolha das cores por arquitetos e construtores. Você sabia que tintas brancas absorvem apenas 20% do calor enquanto as pretas chegam a 90%?
Cores como vermelho, amarelo e laranja, são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.
Ou seja: teoricamente, o vermelho é a cor que mais absorve calor, porque joga fora apenas a frequência mais baixa (menos quente), enquanto o violeta é a que menos absorve calor, pois joga fora a frequência mais alta (mais quente).
São consideradas cores frias: violeta, azul e verde. São consideradas cores quentes: amarelo, laranja e vermelho. Círculo cromático dividido em cores frias e quentes.
Usar tons como o verde menta e o turquesa (hits da temporada), beges ou cores pastéis podem ajudar muito. Por ser uma cor neutra, o cinza também é um lindo aliado no combate aos ambientes quentes.
Segundo as classificações, as estrelas vermelhas são as que emitem menos calor, com temperaturas de aproximadamente 2.400 a 3.700 graus K (ex.: Betelgeuse). Estrelas amarelas (ex.: nosso Sol) emitem radiação entre 5.200 e 6.000 K, enquanto as azuis (ex.: Alnitak) têm temperaturas acima de 30.000 K.
Sem considerar as questões estéticas, a cor das roupas que você escolher pode ajudá-lo a se sentir mais fresco. No entanto, ao contrário do que dizem o instinto e a sabedoria popular, branco não é necessariamente a melhor opção. De modo geral, a melhor opção, de acordo com a ciência, é usar roupas largas e pretas.
Verdade. A cor preta absorve mais os raios solares, ou seja, reflete menos, por isto esquenta mais o veículo por transferência de calor para dentro da cabine.
Independentemente das cores e estilos escolhidos, as melhores opções de tecidos resistentes ao sol são o poliéster, algodão e linho, que conseguem filtrar mais os raios UV e bloquear em parte ou total a luz solar.