Um corpo negro absorve todas as cores e não reflete nenhuma delas. Vemos então que o branco é a combinação entre a reflexão de todas as cores, enquanto o preto é a ausência dessa reflexão, isso porque ele apenas absorve a luz.
As duas pesquisas orientadas por ele também indicaram que a cor branco gelo, por exemplo, reflete menos luz do que cores como marfim, pérola, palha (tons de amarelo-claro) e erva-doce (verde-claro).
Cor: A cor da sua roupa pode afetar o quão bem ela protege você dos raios UV. Cores escuras ou brilhantes, incluindo vermelho, preto e azul marinho, absorvem mais raios UV do que cores mais claras, como branco e pastel.
No grupo cor luz, as cores primárias são vermelho, verde e azul. É o sistema RGB (red, green e blue). A combinação destas três cores gera o branco e a ausência da cor luz o preto. A mistura de duas cores primárias forma uma cor secundária.
Um corpo negro absorve todas as cores e não reflete nenhuma delas. Vemos então que o branco é a combinação entre a reflexão de todas as cores, enquanto o preto é a ausência dessa reflexão, isso porque ele apenas absorve a luz. As cores são divididas em primárias e secundárias.
“A cor branca, por exemplo, reflete 80%. Já o preto reflete apenas 2%, absorvendo praticamente todo calor que é emitido sobre as superfícies”, explica Kelen.
As cores “invisíveis” são as misturas de luzes complementares, como o azul e o laranja, o vermelho e o verde, o púrpura e o amarelo. “Não existe uma cor amarelo-azulada ou um vermelho-esverdeado”, diz o físico Oswaldo Cruz Martins, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
Agora, quando um objeto possui cor branca é porque ele reflete todas as cores que incidem sobre ele. Assim, podemos dizer que a luz proveniente do Sol, e que chega até a Terra, é uma soma de todas as cores. Conhecemos esse conjunto de cores como sendo a emissão de luz branca.
Escolha cores frias para amenizar o calor nos cômodos
Cores como vermelho, amarelo e laranja, são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.
São consideradas cores frias: violeta, azul e verde. São consideradas cores quentes: amarelo, laranja e vermelho. Círculo cromático dividido em cores frias e quentes.
Absorção e reflexão da radiação solar são aspectos importantes para a escolha das cores por arquitetos e construtores. Você sabia que tintas brancas absorvem apenas 20% do calor enquanto as pretas chegam a 90%?
Intuitivamente pensamos que cores mais escuras são menos agressivas aos olhos e, por emitirem menos luz, economizam bateria. Embora correta, essa afirmação não se aplica a todos os casos. Na verdade, a nossa visão é beneficiada com tons escuros somente quando estamos em ambientes com pouca — ou nenhuma — claridade.
De acordo com a Norma, o padrão de cores dos fios elétricos é: Fio neutro: azul claro. Fio fase: vermelho, preto ou marrom. Fio terra: verde ou verde e amarelo.
Por ser a ausência de luz, o preto não se integra facilmente com outras cores, resultando em uma combinação de alto contraste que pode deixar o semblante apagado.
Enquanto as cores neutras estão ligadas às tonalidades mais claras, as sóbrias são aquelas mais escuras. Além do preto que já citamos, elas também englobam as diferentes variações de cinza, marrom, bege, entre outras.
azul. Tendo em conta o imenso céu azul ou o interminável oceano azul, pode-se pensar que a cor azul é comum na natureza. Mas é a mais escassa. De todas as tonalidades encontradas nas rochas, plantas e flores, penas e escamas de animais, o azul é a cor mais difícil de encontrar.
O que você viu? Desta vez, a questão é o contraste da cor. A diferença entre o branco e o preto produz uma atividade muscular excessiva que cansa os olhos.
Sempre leio que o branco é branco justamente porque reflete todas as cores (logo não absorve nenhuma e não "adquire" cor nenhuma), e conceitualmente isso faz todo o sentido.
Dessa forma, ambientes que exigem um clima mais acolhedor e sofisticado demandam luminárias LED de temperatura mais amarelada, enquanto os ambientes industriais, por exemplo, que exigem mais atenção, demandam temperaturas mais brancas.