Além disso, a melanina age como um filtro natural e protege a pele da ação nociva dos raios ultravioleta do sol, capazes de causar problemas sérios. Peles claras produzem menos melanina do que as mais escuras, portanto sofrem mais os efeitos da radiação UV e de outros agentes agressivos.
Segundo as classificações, as estrelas vermelhas são as que emitem menos calor, com temperaturas de aproximadamente 2.400 a 3.700 graus K (ex.: Betelgeuse). Estrelas amarelas (ex.: nosso Sol) emitem radiação entre 5.200 e 6.000 K, enquanto as azuis (ex.: Alnitak) têm temperaturas acima de 30.000 K.
Uma estrela azulada é mais quente que uma estrela amarelada ou avermelhada. A temperatura do Sol, uma estrela amarela, é de quase 6.000 graus Celsius! Mas, atenção: a parte colorida das estrelas é a parte que podemos ver no céu.
Então, objetos com cores claras refletem o máximo possível de calor e esquentam pouco. Enquanto que, objetos com cores escuras absorvem o máximo possível de calor e esquentam muito.
Cores como vermelho, amarelo e laranja, são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.
Este fenômeno que "colore" nossos céus tem a ver com o ângulo do Sol em relação à Terra. E ele tem até um nome próprio: é chamado de espalhamento de Rayleigh. O seu efeito mais espetacular ocorre ao amanhecer e ao entardecer, quando vemos as cores mais fortes e com as ondas mais longas: o vermelho e o laranja.
Já o branco tem a propriedade de refletir a maior quantidade de energia que recebe, assim, ele absorve bem menos calor, sendo assim, quanto mais próxima a roupa que você usar estiver da cor branca, menos calor sentirá.
Absorção e reflexão da radiação solar são aspectos importantes para a escolha das cores por arquitetos e construtores. Você sabia que tintas brancas absorvem apenas 20% do calor enquanto as pretas chegam a 90%?
O motivo é simples: roupas pretas absorvem a luz e a transformam em calor, enquanto roupas mais claras refletem a luz, mantendo a temperatura mais baixa. Portanto, em condições de exposição direta ao sol, uma camiseta preta tende a esquentar mais que uma camiseta branca.
As cores que mais absorvem calor são as de tonalidade escura, como o preto, que absorve 98% do calor solar que chega à superfície, cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
O melhor horário para tomar sol, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é antes das 10h ou após as 16h, sempre com proteção solar. Esses horários são mais recomendados já que o sol está mais brando e não causa tantos danos à pele.
Em termos de sensação térmica predita (valor de DTS), calculada juntamente com o UTCI, a diferença em termos de voto de sensação térmica reportada é de 0,3 (Figura 4), novamente apontando para uma maior tolerância ao calor no caso de pessoas de cor da pele branca.
De acordo com a médica, a pele negra também tem a vantagem de estar mais protegida contra os efeitos da radiação infravermelha e da luz visível, que é toda luz vista pelo olho humano, como a emitida pelas lâmpadas.
A camisa preta absorveu 86% do infravermelho que a atingiu, enquanto a branca foi a menos absorvente, com 63%. Por essa razão, nestes dias de calor extremo, o pesquisador recomenda o uso de branco, amarelo, cinza e vermelho, e alerta para evitarmos roupas em tons preto, verde-escuro, verde, azul e roxo.
A cor azul compõe o tripé básico das cores frias, junto com o violeta e o verde. Esse conjunto de cores tem por característica passar a sensação de frio e calmaria. Somado a isso, essa coloração possui uma ótima capacidade de reflexão, o que significa um ambiente mais fresco.
Cores claras e reflexivas são excelentes para repelir os raios solares, mantendo o ambiente mais fresco. Cortinas em tons de branco, bege ou pastel têm a capacidade de refletir o sol, minimizando o aquecimento interno que ocorre por absorção de calor.
O branco absorve somente 20% de calor, enquanto que o preto absorve 98% de calor. E as outras cores são bem variáveis, por isso se quiser considerar esta característica também na hora de escolher a cor, é importante optar por tons mais claros.
Usar a cor preta no verão pode sim te deixar com mais calor em comparação à outras cores, especialmente a branca. Porém, tem mais a ver com a cor e a luz que ela entre em contato, como o sol, por exemplo.
Em seu trabalho ela demonstra que as cores que mais absorvem calor em suas superfícies - paredes ou telhados - são o preto (98%), cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
O branco, os tons pastel e outras cores suaves não apenas conferem um toque de sofisticação ao seu visual, mas também são a escolha ideal para encarar o calor com estilo. Terrosos, como terracota e caramelo.