A pesquisadora inseriu amostras de tinta em um espectrofotômetro. O instrumento mede e compara a quantidade de luz absorvida, transmitida ou refletida por elas. “A cor branca, por exemplo, reflete 80%. Já o preto reflete apenas 2%, absorvendo praticamente todo calor que é emitido sobre as superfícies”, explica Kelen.
As duas pesquisas orientadas por ele também indicaram que a cor branco gelo, por exemplo, reflete menos luz do que cores como marfim, pérola, palha (tons de amarelo-claro) e erva-doce (verde-claro). "É preciso ficar atento porque a coloração das tintas pode enganar.
Sempre leio que o branco é branco justamente porque reflete todas as cores (logo não absorve nenhuma e não "adquire" cor nenhuma), e conceitualmente isso faz todo o sentido.
A cor vermelha, por exemplo, é a mais desviada quando sofre refração na superfície do prisma. Em razão disso, é a luz que possui a maior velocidade de propagação.
Dessa forma, ambientes que exigem um clima mais acolhedor e sofisticado demandam luminárias LED de temperatura mais amarelada, enquanto os ambientes industriais, por exemplo, que exigem mais atenção, demandam temperaturas mais brancas.
Absorção e reflexão da radiação solar são aspectos importantes para a escolha das cores por arquitetos e construtores. Você sabia que tintas brancas absorvem apenas 20% do calor enquanto as pretas chegam a 90%?
“A luz azul é mais potente para intervir em ritmos circadianos”, ela concluiu. Estudos anteriores desse grupo haviam atestado a sensibilidade do organismo humano à luz azul: uma quantidade de luz azul muito mais baixa do que a da iluminação normal já pode interferir no ritmo do sono.
Quando a luz branca sofre refração, cada cor que a compõe é refratada com um ângulo diferente. Isto se deve a cada cor ter um índice de refração diferente, o que justifica cada cor ser refratada com um ângulo.
Escolha cores frias para amenizar o calor nos cômodos
Cores como vermelho, amarelo e laranja, são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.
Uma boa alternativa para aproveitar melhor a iluminação natural é apostar em espelhos. Além de refletir a luz, as superfícies brilhantes fazem com que o ambiente ganhe um ar moderno e chic. O ideal é instalar seus espelhos em locais estratégicos, como em frente para as janelas.
“A cor branca, por exemplo, reflete 80%. Já o preto reflete apenas 2%, absorvendo praticamente todo calor que é emitido sobre as superfícies”, explica Kelen.
Vermelho: coragem, foco, excitação e energia. Assim como o rosa, o vermelho também altera propriedades físicas de nosso corpo, desde a pressão sanguínea até os batimentos cardíacos. Por estimular a ação e a confiança, essa cor é muito utilizada em promoções. Laranja: alegria, confiança e agressividade.
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.
E isso em todos os comprimentos de onda (se não você veria alguma cor muito escura, como verde ou vermelho escuros, e não negro). Já os brancos "mais brancos" refletem cerca de 90% da luz incidente, (absorvem cerca de 10%, em todos os comprimentos de onda).
Já o branco tem a propriedade de refletir a maior quantidade de energia que recebe, assim, ele absorve bem menos calor, sendo assim, quanto mais próxima a roupa que você usar estiver da cor branca, menos calor sentirá.