Verde significa esperança! E, para as pessoas com deficiência, a adoção do verde como cor da campanha, simboliza a esperança de alcançarmos a inclusão social e a luta contínua e ininterrupta para garantirmos sua implementação.
Foi sancionada a lei (Lei 14.624) que formaliza o uso nacional da fita com desenhos de girassóis como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas. A norma foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU).
Cada cor tem um significado importante: o branco representa pessoas com deficiência oculta e não diagnosticada; azul representa deficiências relacionadas a saúde mental; o verde simboliza pessoas com deficiências sensoriais, como auditiva e visual; o amarelo representa pessoas neurodivergentes e deficiências ...
O Congresso Nacional recebe iluminação especial na cor laranja, de 21 a 23 de agosto, em celebração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Verde significa esperança! E, para as pessoas com deficiência, a adoção do verde como cor da campanha, simboliza a esperança de alcançarmos a inclusão social e a luta contínua e ininterrupta para garantirmos sua implementação.
Usuários com baixa visão (visão subnormal) deverão portar bengalas verdes, enquanto a bengala vermelha e branca será reservada para pessoas surdocegas.
O símbolo internacional de pessoas com deficiência visual deve indicar a existência de equipamentos, mobiliário e serviços para pessoas com deficiência visual. Indica a acessibilidade nos programas de televisão, exibição de vídeos e projeção de filmes de cinema.
A isso eu chamo “Inclusão Simbólica”: a autorização e a permissão para que os elementos culturais sejam compartilhados por todos, e através desse compartilhamento, possam ser reconhecidos como pertencentes, integrantes e representantes da cultura.
“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.
Verde: riqueza, natureza, crescimento e saúde. Essa cor acalma, traz harmonia e renovação, relaxa o corpo e ajuda a aliviar a ansiedade. Azul: confiança, força, credibilidade e profissionalismo.
Existem diversas formas de inclusão social, como: cotas raciais, cotas sociais, inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, diversidade de etnias e muitas outras. Algumas ferramentas ajudam a ter maior inclusão social, como o esporte.
Inclusão refere-se ao "ato ou prática de incluir e acomodar pessoas que foram historicamente excluídas (por causa de sua raça, gênero, sexualidade ou capacidade)".
Por convenção, adota-se a cor branca para as totalmente cegas. Já quem tem baixa visão porta a bengala verde. Mas há aquelas que, além de deficiente visual, também são surdas. Essas usam a bengala com as cores branca e vermelha.
A ação foi promovida pela Secretaria de Educação por meio da Coordenação de Educação Inclusiva. "A borboleta, em diversas culturas, é considerada um símbolo associado aos processos de mudança, renovação, metamorfose, transformação e libertação.
O cordão de girassóis identifica pessoas com deficiências que não são facilmente perceptíveis no cotidiano. O colar passou a ser reconhecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) no último dia 17 de julho “como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas”.
Como posso identificar? Um cordão azul, podendo conter a palavra “Autismo” ou símbolos relacionados. Cordão Amarelo: usado para indicar deficiência visual ou outras necessidades especiais.
Em alguns países da Europa a bengala azul ou amarela adicionado à bengala branca significa que o usuário é cego ou com baixa visão; Na Inglaterra, a bengala branca e com extremidade cor vermelha é usada por surdocegos.
Você já se perguntou bem? As pessoas acham que cego enxerga assim, tudo preto, mas se é cego cego não enxerga nada. Como assim? Não existe nada, existe nada.