Definimos como trapézio todo quadrilátero que possui dois lados paralelos. Os lados paralelos são conhecidos como base maior e base menor. Como todo quadrilátero, possui duas diagonais, e a soma dos ângulos internos é igual a 360º.
Para que os lados de um polígono sejam considerados paralelos, eles precisam ser segmentos extraídos de retas paralelas. Retas paralelas, por sua vez, são aquelas que jamais se encontram. Portanto, não possuem ponto em comum.
Paralelogramos são quadriláteros cujos lados opostos são paralelos. São classificados em retângulos, losangos e quadrados. Um quadrilátero é uma figura geométrica plana que possui quatro lados formados por segmentos de reta.
Qual o quadrilátero que tem dois lados iguais e paralelos?
O paralelogramo é um quadrilátero com dois pares de lados paralelos. Em um paralelogramo, os lados opostos (que são os paralelos entre si) são congruentes, ou seja, têm o mesmo comprimento.
Qual das seguintes figuras geométricas tem um único par de lados paralelos?
Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados opostos paralelos. Assim, o outro par de lados não pode ser paralelo, pois o trapézio se tornaria um paralelogramo. Os lados paralelos de um trapézio recebem o nome de bases. A maior é comumente chamada de base maior e a outra é chamada de base menor.
Um retângulo é todo paralelogramo (ou seja, tem dois pares lados paralelos) que possui os quatro ângulos internos congruentes, isto é, possuem a mesma medida. isto é, os quatro ângulos internos de um retângulo são ângulos retos.
Nota: Todo paralelogramo é um trapézio, pois tem dois lados paralelos. Nos retângulos, além das propriedades dos paralelogramos, valem as seguintes propriedades: As diagonais são congruentes e os quatro ângulos são retos. Todo retângulo é um paralelogramo e, portanto, também é um trapézio.
Os lados paralelos do trapézio recebem o nome de bases, sendo o lado maior chamado de Base maior e o lado menor chamado de base menor. As primeiras características que trapézios possuem por serem quadriláteros são os elementos de um polígono, que serão aqui expostas com foco nos trapézios.
Hexágono é qualquer polígono que possui 6 lados, consequentemente 6 vértices e 6 ângulos. Como se trata de um polígono, ele é uma figura plana fechada com lados que não se cruzam.
Definimos como paralelogramo um polígono que possui lados opostos paralelos, característica essa que resulta em propriedades exclusivas. Os casos particulares de paralelogramos são os quadrados, retângulos e losangos.
Qual o polígono que possui dois lados paralelos e dois não paralelos?
Trapézio é um quadrilátero que possui 2 lados paralelos e 2 lados não paralelos. O trapézio é um quadrilátero que possui dois lados paralelos e dois lados não paralelos. Os lados paralelos do trapézio são conhecidos como base maior e base menor.
Paralelogramo - quadrilátero cujos lados são paralelos dois a dois. Sendo paralelos dois a dois, os lados opostos têm igual comprimento e os ângulos opostos têm a mesma amplitude.
Os principais paralelos recebem denominações específicas: Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte; Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul.
Os paralelos são dispostos horizontalmente, formando círculos concêntricos que diminuem de tamanho conforme se distanciam da Linha do Equador. A medida dos paralelos é chamada de latitude. Os meridianos, por sua vez, consistem em semicírculos traçados verticalmente e que se encontram nos polos.
Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
Trata-se de uma figura geométrica que possui quatro lados iguais e, como consequência, seus lados opostos são paralelos. Um losango é um polígono que possui quatro lados congruentes. Sendo assim, o losango é formado por segmentos de reta, chamados de lados do polígono, que se encontram apenas pelas extremidades.
Paralelogramos são figuras geométricas que possuem apenas quatro lados, sendo os lados opostos paralelos. Isso significa que os lados opostos de um paralelogramo são segmentos de reta pertencentes a retas que não se tocam em ponto algum.