No Brasil, cada dia da semana é dedicado aos rituais e celebrações de um Orixá, dentro do candomblé. Desse modo, a sexta-feira é consagrada Dia de Oxalá, o Senhor da criação e considerado pai de todos os Orixás. Sua cor é branco, e usá-la às sextas-feiras é poderoso para atrair proteção e boas energias.
A sexta-feira santa é uma data Cristã que lembra o sofrimento de Jesus Cristo. Para o Candomblé esse dia continua sendo consagrado a Oxalá. Nos antigos Candomblés de origem Bantu, era feito na sexta-feira santa, um ritual denominado: "kura".
As oferendas para os Boiadeiros devem ser postas em pastagens ou campos, de preferência numa quinta-feira. Recebem suas comidas, bebidas e flores. Suas plantas são principalmente a samambaia e a jurema, e aceitam todas as flores.
Desse modo, a sexta-feira é consagrada Dia de Oxalá, o Senhor da criação e considerado pai de todos os Orixás. Sua cor é branco, e usá-la às sextas-feiras é poderoso para atrair proteção e boas energias.
O milho branco está presente em toda gastronomia para Oxalá. A ritualística ainda inclui as insabas, ou seja, folhas. Alguns exemplos são o conhecido 'tapete de Oxalá', a corona ou a hortelã. Também são oferecidas frutas como maçã, pera e uvas verdes e claras.
O dia da semana de Oxóssi é quinta-feira e as suas cores são o verde e o azul. Sua saudação é "Okê arô", "Salve o Grande Caçador!" e seu nome, que provém do Iorubá, significa "caçador popular" ou "guardião popular".
Ogum é o orixá guerreiro cultuado na umbanda e no candomblé. Seu símbolo é a espada e seu dia de semana é terça-feira. O dia desse orixá é ideal para fazer oferendas e celebrar o poderoso guerreiro.
Quarta-feira é Dia de Iansã, senhora dos ventos e tempestades. Suas cores são vermelho e marrom e sua saudação é "Epahey Oyá!". Por isso, venha conhecer os rituais da Orixá dos ventos para mudar de vida.
Também em função das lendas, o dia de Oxalá é a sexta-feira. No candomblé, tanto no Brasil quanto em outros países, todos os iniciados e frequentadores costumam vestir-se de branco em homenagem a Oxalá. Os filhos de Oxalá não comem comida de sal e muitos adotaram não comer carne na sexta-feira (somente peixe).
Esse deus não come ou bebe qualquer tipo de bebida alcoólica e abomina o sangue – suas comidas são todas brancas. Para agradá-lo, ofereça canjica, acaçá, água de coco e água de arroz. Ele também gosta de nozes, castanhas, amêndoas e flores brancas, em especial lírios e copos-de-leite.
E a segunda-feira é apontada como dia de Exu, o orixá que inicia tudo na umbanda, “que abre os caminhos, que precede todos os rituais”, como diz mãe Dai de Oxossi. As segundas também são apontada como dia de Omulu, que ainda pode ser chamado de Obaluaê.
Oxalá: é o orixá da criação, da paz e da justiça, que representa a paternidade universal, a pureza e a fé. Considerado um dos mais importantes da linha da umbanda, ele também é celebrado no dia 15 de janeiro.
O dia dos Orixás na Umbanda homenageia Logun na quinta-feira e no ano 19 de abril. A Nanã recebe suas oferendas no sábado. Para homenagem o melhor momento é 26 de julho. A data perfeita de Ibeji é domingo, porém no ano é 27 de setembro.
Devido ao sincretismo religioso, orixá é celebrado neste 23 de abril, Dia de São Jorge: 'Ogum encontrou São Jorge numa encruzilhada do Rio de Janeiro', brinca historiador. Na Guerra do Paraguai, negros levados à batalha fizeram de Ogum seu guardião.
Na semana: o dia de Oxum na semana é o sábado. No Brasil: o dia de Oxum no ano é 8 de dezembro devido ao seu sincretismo com a Nossa Senhora da Conceição, uma das nomeações de Maria, mãe de Jesus.
Êjioníle, é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com oito conchas abertas pela natureza e oito fechadas e o primeiro odu na ordem de chegada no sistema ifá.
Oxalufã (em iorubá: Òṣàlùfàn) ou Oxalufom (em iorubá: Òsàlúfón), Orixá africano cultuado em todo o Brasil por todas as religiões afro-brasileiras, identificado no jogo do merindilogum pelo odu ofum ou ejiocô e representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado ibá de ...
Alfavaca: Alguns a têm como erva de Exu, outros como de Oxalá. Indepen- dente do Orixá, é uma planta atrativa, pois, ao mesmo tempo em que limpa nossa aura, também atrai bons fluidos de saúde e prosperidade.