Cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, o professor Samuel Becker - autor da frase “Professor é profissão. Educador é missão” - teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D.
O Dia do Professor é celebrado nesta terça-feira (15) em todo o país. A data faz referência ao dia em que foi sancionada a lei que cria as escolas de ensino elementar no Brasil, em 1827.
A data foi oficializada pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. A escolha do dia 15 de outubro foi inspirada na cidade natal de Salomão, Piracicaba, onde os alunos e professores costumavam levar doces para a escola para celebrar.
Em 11 de agosto, é comemorado o dia daqueles que dedicam parte de seu tempo aos estudos, é Dia do Estudante. Das crianças da educação básica aos pesquisadores doutores, passando pelos jovens do ensino médio e superior, a data é uma homenagem a todos eles.
Com a proximidade do dia 15 de outubro, muitos se perguntam se a data é considerada um feriado. A resposta é que o Dia dos Professores não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo nas escolas.
O evento acontecerá no dia 24 de outubro de 2024, em alusão ao Dia do Servidor Público. As inscrições podem ser realizadas no Portal de Cursos da Escola de Governo.
O resultado disso foi que, em 1963, o então presidente João Goulart assinou o decreto nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, ratificando a criação do Dia do Professor e determinando-o como feriado escolar.
A data comemorativa é válida para todos os professores que atuam nas escolas estaduais e as aulas serão retomadas na quarta-feira (16). As unidades de ensino permanecerão abertas para atividades administrativas.
Em 1553, chegava ao Brasil aquele que viria a se tornar o primeiro professor no país: o padre José de Anchieta, que dava aulas para índios na época da Colônia. Sua missão era ensinar aos índios sobre o cristianismo.
Feliz Dia dos Professores!" "Gratidão a todos os professores que dedicam seu tempo e talento para construir um mundo melhor." "Ensinar é um ato de amor e esperança. Feliz Dia dos Professores a quem transforma o mundo, um aluno por vez!"
Cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, o professor Samuel Becker - autor da frase “Professor é profissão. Educador é missão” - teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I.
Todas as unidades escolares devem garantir, no mínimo, os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Se o calendário for alterado por qualquer motivo, as atividades suspensas podem ser realizadas em dias alternativos, como sábado, durante o recesso escolar ou férias.
O Dia do Comerciário, também conhecido como Dia do Comércio, é celebrado no Brasil todos os anos em 30 de outubro. No entanto, em algumas cidades brasileiras, a data é comemorada na terceira segunda-feira de outubro, próximo dia 21, e destinada apenas para a categoria.
Na verdade, a data é classificada como um ponto facultativo, ou seja, a decisão de suspender ou não o expediente nesse dia cabe a cada órgão público, seja ele federal, estadual e municipal.
DECRETA: Art. 1º O dia 15 de outubro, dedicado ao Professor fica declarado feriado escolar. Art. 2º O Ministério da Educação e Cultura, através de seus órgãos competentes, promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor.
Essa data homenageia a memória de um grupo de estudantes da antiga Tchecoslováquia, que lutou contra as tropas nazistas que invadiram o país na Segunda Guerra Mundial. Apesar de existirem duas datas para celebrar os estudantes, aqui no Brasil, o dia 11 de agosto é o mais popular.
No Brasil, o Dia do Estudante não é feriado, mas as instituições de ensino podem desenvolver atividades especiais para celebrar a data, incluindo ou não as aulas tradicionais. Algumas escolas de nível básico dão o dia de folga para seus alunos, enquanto outras realizam passeios e atividades recreativas para comemorar.
Também conhecido como o “Dia do Pendura”, o dia do advogado é comemorado no dia 11 de agosto, porém o que poucos sabem é que por trás dessa data há um grande significado. Você sabe qual é? Logo após a Independência do Brasil (1822), foi promulgada a primeira Constituição Federal do Brasil (1824).