Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.
Por que Lucas era chamado assim? O que fez ele ser tão querido e amado? Lucas era um médico atencioso, dedicado ao seu serviço, e não abandonava sua equipe e missão. Ele acompanhava o apóstolo Paulo em suas viagens missionárias, provavelmente cuidando de pessoas e levando o evangelho de Jesus.
Além do evangelho, é autor do "Ato dos Apóstolos", que complementa o evangelho. Segundo a tradição, São. Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antióquia.
A partir desse ponto, ele acompanhou o apóstolo em diversas cidades, incluindo Samotrácia, Neápolis e Filipos. […] Assim que teve essa visão, procuramos partir para a Macedônia, certos de que Deus nos chamava a pregar-lhes o Evangelho.
Lucas estudou medicina em Antioquia (atual Turquia), e foi chamado pelo apóstolo Paulo de “amado médico” na carta aos Colossenses. É considerado patrono dos médicos desde o século XV.
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
Embora nada se saiba a respeito de sua morte ou de outros detalhes ou circunstâncias de sua vida, pode-se afirmar que era bispo de Antioquia (169-170). Também parece que sua produção literária foi bastante vasta, embora pouca coisa tenha sido registrada pelos historiadores.
São Mateus era um publicano, cobrador de impostos, conhecido como Levi. Certa vez, ele organizou um grande banquete para Jesus e seus discípulos, causando indignação entre os escribas e fariseus, pois vários publicanos e pecadores também estavam presentes.
Jesus reconheceu que as pessoas doentes precisam de médicos. Ele não condenou o uso de médicos e remédios “terrenos”. Sim, Jesus realizou muitos milagres de cura enquanto estava na Terra. Mas estes foram, em parte, para mostrar às pessoas que ele era o Messias prometido (Lucas 4:18).
Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos. Depois da morte de Jesus, Pedro presidiu a Igreja que Cristo estabeleceu e, os apóstolos pregaram o Evangelho.
Qual era a profissão de Mateus o apóstolo de Jesus?
Ele era publicano, ou coletor de impostos, antes de sua vida mudar para sempre quando atendeu ao convite de Jesus Cristo de segui-Lo. (Ver Mateus 9:9; Marcos 2:14; Lucas 5:27–28; Guia para Estudo das Escrituras “Mateus”). Após sua conversão, Mateus tornou-se um dos Doze Apóstolos do Salvador (ver Mateus 10:2–4).
Pedro nasceu com o nome de Simão, em Betsaida, na Galileia, e era irmão de André, que também se tornou apóstolo. Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava.
Com certeza, somente sabemos que um dos 12 apóstolos (ou 13, se contarmos tanto Judas Iscariotes, quanto quem ocupou seu lugar, Matias) era casado: São Pedro. Tanto o Evangelho de São Mateus (8,14), quanto o de São Lucas (4,38) narram que Jesus curou a febre por que passava a sogra de Pedro.
Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.
Dia 18 deste mês celebramos São Lucas evangelista e autor do livro Atos dos Apóstolos. Segundo a tradição ele era médico e, por isso, padroeiro dos profissionais da medicina. Aproveito essa ocasião para parabenizar a todos os médicos, profissionais tão honrados e queridos quando se consagram com amor a serviço da Vida.
A série The Chosen, que traz a história de Jesus, tem a representação do discípulo Mateus como autista, interpretado pelo ator Paras Patel. O criador, diretor e roteirista da série, Dallas Jenkins, tem uma filha autista e, por isso, quis retratar Mateus.
Mateus foi um dos doze apóstolos de Cristo e o primeiro dos quatro evangelistas. Antes de sua conversão, era o mais rico e o mais inteligente de todos eles.
Teófilo seria o patrono de Lucas, a quem ele dedica o livro, segundo Matthew Henry. Albert Barnes comenta sobre a hipótese de que Teófilo não seria o nome de uma pessoa, mas teria o significado literal de "amigo de Deus", ou um homem piedoso, porém rejeita esta hipótese por causa do tratamento honorífico.
Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.