Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo. São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos.
Qual discípulo não estava presente quando Jesus apareceu?
O Apóstolo Tomé não estava presente quando o Salvador apareceu pela primeira vez aos outros apóstolos, então não acreditou que Cristo havia ressuscitado.
“Temos São Marcos, que conheceu Jesus ainda jovem. Tudo indica que ele foi o primeiro a escrever o Evangelho. São Mateus, que foi um dos discípulos do próprio Senhor, chamado por Ele para fazer parte do grupo do Apóstolos. São Lucas, que veio um tempo depois e escreveu o Evangelho e também o Ato dos Apóstolos.
Ao contrário de São Mateus e São João, por exemplo, São Lucas não conheceu Jesus pessoalmente: ele começou a abraçar a fé cristã por volta do ano 40, quando Jesus já tinha sofrido a Paixão, ressuscitado e ascendido aos céus.
João Marcos era judeu e ainda criança quando conheceu Jesus. Foi batizado por São Pedro, de quem foi discípulo e seguidor. Quando discípulo de Pedro, começou a escrever sobre a vida de Jesus e seus textos se tornaram o Segundo Evangelho. Seu Evangelho é o mais curto e fala com emoção a paixão e sofrimento de Cristo.
Por que Paulo foi um apóstolo se não era um dos 12? - Augustus Nicodemus
São Paulo conheceu Jesus?
Depois de sua conversão, teve certas dificuldades de ser aceito e incluído no grupo dos apóstolos. Ele se sobressaiu durante o concílio de Jerusalém (At 15). Paulo não conheceu Jesus pessoalmente, ele prega o Cristo ressuscitado, e o prega nos pequenos grupos que ele ia organizando.
Pode ser porque estava escuro ainda naquela madrugada ou até mesmo, por ceticismo, ou ainda por desgosto, pois ela chorava e seus olhos estavam marejados e nem mesmo a voz de Jesus ela reconheceu, quando Ele perguntou: “Mulher, por que choras? A quem procuras?”.
Qual foi o único discípulo de Jesus que não morreu?
Visão geral do livro
Se você sempre se perguntou do por que o Discípulo de Cristo, João, não morreu martirizado, você encontrará a resposta neste livro. Se você quer conhecer o passado, o presente e o futuro da Igreja de Cristo, você encontrará tudo isso neste livro.
Ora, uma criada, ao vê-lo sentado ao lume, fitando-o, disse: «Este também estava com Ele». Mas Pedro negou-o, dizendo: «Não O conheço, mulher». Pouco depois, disse outro, ao vê-lo: «Tu também és dos tais». Mas Pedro disse: «Homem, não sou».
Mateus era um cobrador de impostos ou um 'publicano'. Ele abandonou essa carreira para seguir a Jesus Cristo. Mateus é conhecido como o escritor do Evangelho de Mateus, no Novo Testamento. Mateus era provavelmente um homem bem-educado e seu Evangelho foi escrito especialmente para os judeus.
Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
Apesar de Marcos não estar entre os discípulos originais de Jesus Cristo, ele foi convertido posteriormente e tornou-se assistente do Apóstolo Pedro, e pode ter escrito seu evangelho com base no que aprendeu com ele (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Marcos”).
Mas vocês sabem quem foram os evangelistas e em que contexto escreveram cada um de seus livros? É verdade que o evangelista são Marcos não conheceu Jesus pessoalmente.
A Maria Cândida, de Guarulhos (SP), tem a seguinte dúvida: “O evangelista Lucas viveu no tempo de Jesus e seu Evangelho foi escrito nesta época ou ele foi evangelizado e o seu Evangelho foi escrito d.C.?” Maria Cândida, Lucas não conheceu Jesus. Conheceu São Paulo, que o cita três vezes em suas cartas.
São Paulo foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagadores do cristianismo. Autor de treze epístolas do Novo Testamento. Antes de se converter, era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém. São Paulo, Apóstolo nasceu em Tarso, na Cilícia, atual Turquia.
Na noite seguinte o Senhor Jesus apareceu a Paulo e disse: — Tenha coragem, Paulo! Você falou a meu respeito aqui em Jerusalém e vai falar também em Roma. Na manhã seguinte alguns judeus se ajuntaram e juraram que não iam comer nem beber nada enquanto não matassem Paulo.
A de Paulo era natural. Como ele não nasceu em Roma, sua cidadania era decorrente de seus pais, pois era “cidadão romano o filho cujo pai, no momento da concepção era romano e casado legitimamente” (Direito Romano, José Carlos Moreira Alves, 3ª Edição pág. 119, Editora Forense).