Qual documento um corretor precisa ter?

Carteira profissional A carteira deve ser atualizada todos os anos e, com ela, o corretor pode exercer sua profissão legalmente, seja como profissional autônomo ou junto a uma imobiliária.
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Qual documento o corretor precisa?

Um dos documentos mais importantes para esse profissional é o registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), um órgão federal que regulamenta e normatiza a profissão. Outro ponto importante para compreender o papel do corretor é o fato de que ele lida com interesses que envolvem grandes quantias.
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O que o corretor de imóveis precisa ter?

Ter o ensino médio completo; Concluir curso específico na área, o Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) é indicado; Realizar estágio supervisionado; Solicitar o registro no CRECI.
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Como tirar licença de corretor?

  1. Ser maior de 18 anos;
  2. Estar cursando ou ter concluído o ensino médio;
  3. Apresentar a documentação exigida pela instituição: cópia do histórico escolar do ensino médio), cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, RG/RNE para estrangeiros e CPF.
  4. Realizar o estágio.
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Pode ser corretor de imóveis sem CRECI?

De acordo com a Lei 6.530, o profissional precisa ter o título de corretor de imóveis para exercer essa atividade e, consequentemente, evitar as punições para profissionais que atuam sem o CRECI. O título profissional é adquirido mediante a realização do curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI).
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Documentação de imóveis e o Corretor: Como falar com PROPRIETÁRIOS sobre documentos do imóvel?

Quais documentos o vendedor de imóvel deve apresentar 2023?

RG, CPF, Certidão de casamento atualizada, https://www.registrocivil.org.br/
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Qual o documento mais importante de um imóvel?

O documento de compra e venda de um imóvel mais importante é o comprovante de identidade, que pode ser o RG ou a CNH. Com esses documentos, é possível identificar quem está comprando o imóvel e assim garantir a segurança da transação.
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Qual documento substitui a escritura de um imóvel?

O registro de imóveis, ou registro geral de imóveis (RGI), é o documento que atesta a transferência de propriedade do bem de forma efetiva.
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Como saber se a documentação de um imóvel está ok?

Para saber se o imóvel está regular, você pode fazer uma consulta ao Cadastro de Edificações do Município (CEDI). Esse documento indica se a propriedade está regular ou irregular. Também é possível verificar todo o histórico do bem na matrícula.
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Qual o primeiro documento de um imóvel?

O primeiro documento que deverá ser providenciado é o Registro de Compra em Cartório. O procedimento consiste em levar o contrato de compra para ser registrado em um cartório de imóveis. A taxa cobrada varia de acordo com o estado do país e também de acordo com o valor do imóvel.
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Quais certidões a solicitar ao comprador e vendedor e do imóvel?

Confira agora algumas das certidões necessárias para compra e venda do imóvel:
  • Certidão de escritura: ...
  • Certidão vintenária ou Certidão de ônus reais: ...
  • Certidão negativa de ações trabalhistas: ...
  • Certidão negativa da Justiça Federal: ...
  • Certidão negativa de ações cíveis:
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Quais as certidões do vendedor do imóvel?

Certidão da Justiça Estadual Cível (do local do imóvel e domicilio do vendedor); Certidão da Justiça Estadual Criminal (do local do imóvel e domicilio do vendedor); Certidão da Justiça do Trabalho (do local do imóvel e domicilio do vendedor); Certidão da Justiça Federal (do local do imóvel e domicilio do vendedor);
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Qual a documentação necessária para vender um imóvel?

  • Documentação para venda de imóveis: saiba quais você precisa. ...
  • Certidões atualizadas do imóvel. ...
  • Documentos do proprietário do imóvel. ...
  • Comprovante de quitação de IPTU e condomínio. ...
  • Laudo de vistoria do imóvel. ...
  • Declaração de inexistência de débitos. ...
  • Autorização para venda (quando aplicável)
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Onde tirar todas as certidões para venda de imóvel?

Essas certidões podem ser obtidas por meio de um despachante ou pessoalmente nos cartórios de Registro de Imóveis, Protesto e Registro Civil. Também é possível solicitar algumas delas online, como a certidão de dados cadastrais do imóvel – o chamado IPTU -, por exemplo.
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Quem paga a documentação na venda de um imóvel?

Ocorre que o Código Civil, em seu art. 490, traz dispositivo explícito sobre quem deve arcar com estes custos: o vendedor, com exceção das certidões em nome do comprador e seu cônjuge, conforme observa-se no transcrito abaixo: “Art. 490.
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Quanto custa a documentação de compra e venda de imóvel?

Os custos com a documentação do imóvel normalmente variam entre 4% e 8% do valor do imóvel.
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Quem paga os custos das certidões de compra e venda de imóvel?

Dessa forma, os vendedores deverão arcar com as despesas de: emissão de certidão do seu estado civil; emissão de certidões negativas pessoais (se solicitadas pelo comprador); averbação/registro na matrícula imobiliária do imóvel de qualquer situação previamente necessária a efetivação do negócio.
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O que é CAT do imóvel?

4º A Certidão de Autorização para Transferência - CAT é o instrumento pelo qual a SPU autoriza a realização da transferência de imóveis da União.
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O que pode impedir a venda de um imóvel?

5 motivos que podem anular a compra do seu imóvel
  • O vendedor não ter o direito de vender o imóvel. ...
  • Impedimentos averbados na matrícula. ...
  • O vendedor não respeitar o direito de preferência. ...
  • Dívidas fiscais e trabalhistas do vendedor. ...
  • Fraudes cometidas anteriormente.
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Quais os documentos necessários para escritura de compra e venda?

Você sabe quais são as certidões exigidas para a compra e venda de imóveis em São Paulo?
  • Certidão da Justiça Federal.
  • Certidão de Ações Trabalhistas.
  • Certidão de Ações Cíveis e Executivos Fiscais.
  • Certidão de Quitação de Tributos e Contribuições Federais.
  • Certidão dos Cartórios de Protestos.
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É necessário CND em transferência de Imóveis?

É dispensável a necessidade de prévia apresentação de Certidão Negativa de Débitos para efetivar-se a transferência de imóvel quando preenchidos os requisitos do art. 407, IV, da Instrução Normativa RFB n. 971/2009.
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Quanto custa a Certidão de Ônus Reais do imóvel?

Quanto custa a certidão de ônus reais de imóveis? Os preços das certidões variam de acordo com cada município. Mas podem girar entre R$ 50 e R$ 200.
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O que vem primeiro o registro ou a escritura?

O que faz primeiro é a escritura, que concede o direito de usufruto do imóvel. Ou seja, a pessoa pode morar no local. Em seguida, é realizado o registro, que garante a transferência de propriedade para o comprador.
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O que é mais caro escritura ou Registro de Imóveis?

Escritura: R$ 7.080,00* ITBI: R$ 8.000,00* Registro: R$ 5.140,00*
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Qual o valor para fazer escritura do imóvel em 2023?

Quanto custa averbar um imóvel 2023? O custo para averbar um imóvel pode variar de acordo com o seu estado, pois existem impostos com valores diferentes em cada um. Mas, na média, o custo pode variar de 1% a 3% do valor do imóvel, isso já incluindo todas as despesas.
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