A gripe e o resfriado podem causar garganta seca, arranhando, irritada ou inflamada, e acontecem devido a infecções por vírus, como influenza ou Rhinovírus, por exemplo, que podem entrar pelo nariz e chegar até a mucosa da garganta.
Na medicina, o termo xerostomia é utilizado para designar a sensação de boca e garganta seca – que pode acontecer por diversos fatores, como desidratação, apneia do sono, respiração pela boca, hábito de fumar, consumir álcool e não cuidar da saúde bucal.
Gripe e resfriado são condições que geram sensação de garganta seca e arranhada, irritação e inflamação, podendo ser gerada por infecções virais. Além dessa sensação, outros sintomas como tosse, febre, espirros, entupimento nasal e dor na cabeça e no corpo podem aparecer.
Diagnosticar o que causa essa sensação de “boca seca” é essencial para um tratamento adequado e para a melhora do quadro clínico. Isso porque, a Xerostomia pode indicar doenças como diabetes, cirrose hepática ou Síndrome de Sjögren, que é mais comum entre pacientes mulheres com mais de 40 anos.
A garganta seca pode ser causada por beber pouca água durante o dia, estar em ambientes muito secos, uso excessivo da voz ou exposição a irritantes, podendo ser aliviada com medidas simples como beber bastante líquido, fazer repouso, descansar a voz e evitar substâncias irritantes, por exemplo.
GARGANTA RESSECADA E BOCA SECA Quais as causas sintomas e como melhorar
Qual órgão deixa a boca seca?
A boca seca ocorre quando as glândulas salivares (glândulas na boca que produzem saliva) não funcionam bem, fazendo a produção da saliva diminuir. Há muitas causas, incluindo desidratação e respiração pela boca (consulte a tabela Algumas causas da boca seca).
Uma das condições que tem a garganta seca como principal sintoma é o refluxo. Nesses casos, a garganta seca pode vir acompanhada de engasgos. A apneia do sono, que pode fazer com que as pessoas durmam de boca aberta, também pode ser uma das grandes causadoras da garganta seca.
Tanto o ar-condicionado quanto o tempo seco diminuem a umidade do ar. Ou seja, quando o ar que respiramos está seco, ele pode ressecar as membranas mucosas da garganta, nariz e vias respiratórias. O resultado é uma sensação de garganta seca, já que essa parte do corpo perde a sua umidade natural.
Clinicamente chamada de xerostomia, a boca seca é a sensação incômoda de que não há saliva na boca – geralmente porque as glândulas salivares não estão mesmo produzindo saliva suficiente para manter a cavidade oral úmida. A boca seca pode ser causada, de forma pontual, por estresse ou momentos de grande ansiedade.
A boca seca pode também decorrer de deficiências nutricionais, como a falta de vitamina A e a riboflavina (vitamina B2). Há vários sintomas presentes na ocorrência da boca seca: Secura na boca e na garganta. Saliva mais viscosa.
Baryta Composta Gotas. Xarope para irritação na garganta. Vick Xarope 44E: contém dextrometorfano, um supressor da tosse que atua no centro da tosse no cérebro, reduzindo o impulso de tossir;
Você deve ter se perguntado: qual é a relação de problemas na tireoide com a sensação de boca seca? Em linhas gerais, o ataque na glândula causa inflamação na região, que pode evoluir para hipertiroidismo ou hipotiroidismo. E a xerostomia é um dos sintomas que indicam alterações na tireoide.
- Beba, no mínimo, dois litros de água por dia para hidratar o corpo. - Mantenha o nariz desobstruído para evitar a respiração pela boca, a qual contribui para o ressecamento da garganta. - À noite, quando for dormir, umidifique o ambiente com uma bacia de água, toalha molhada ou umidificadores de ar.
Um dos fatores mais comuns que ocasiona em acordar com a garganta ou mesmo a boca seca é simples: durante o sono, a respiração está ocorrendo pela boca, devido às obstruções nas vias respiratórias. Por isso, o primeiro passo é saber o que está causando a resistência respiratória.
Estresse ou ansiedade também podem dar a sensação de ter algo na garganta. Embora não saibamos ao certo o porquê dos músculos do esôfago responderem desta forma a estímulos como a tensão e a ansiedade, o certo é que quando estas condições estão controladas o desconforto desaparece.
Os tipos de medicamento que afetam as glândulas salivares são os seguintes: Anti-histamínicos: Esta categoria de medicamento afeta a produção de saliva. Entre eles estão: Benadryl, Claritin, Zyrtec, etc. Antidepressivos: As pessoas que tomam antidepressivos também apresentam problemas de boca seca.
A boca seca pode ser simplesmente um sintoma de que a pessoa está levemente desidratada e que precisa ingerir mais água, mas também pode acontecer em pessoas que estão muito estressadas ou passando por períodos de extrema pressão.
Algumas substâncias ou tratamentos são usados para estimular a produção da saliva, desde alimentos até o uso de medicamentos. Alguns deles são: medicamentos que ajudam a melhorar a umidade da boca; estimulação física, como mascar chicletes ou chupar balas.
Se tiver congestionamento nasal, isto também pode forçar a respiração pela boca, o que faz com que a garganta fique seca durante a noite. O congestionamento nasal pode ser causado por alguma doença ou por alergias.
A baixa produção de saliva, que causa a sensação de boca e garganta seca, também pode ocorrer como sintoma de algumas doenças. Lúpus, diabetes e AIDS são exemplos de doenças que podem afetar as glândulas salivares.
Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca. O Dr.
Duas das principais causas de boca seca para as pessoas com diabetes são os efeitos colaterais dos medicamentos e os níveis elevados de açúcar no sangue. Outras causas, não relacionadas diretamente com diabetes, mas que podem agravar o problema são: má hidratação, respiração pela boca e tabagismo.