Para o condutor de neutro provocar choque elétrico é necessário existir uma diferença de potencial elétrico considerável como por exemplo, entre fase e neutro. O cabo de Neutro provoca choque elétrico.
Na parte mais alta dos postes, ficam as linhas de alta tensão, por onde passam 13.000 volts ou mais. Apenas 15 centímetros de aproximação destas linhas é o suficiente para causar uma descarga elétrica fortíssima, que pode provocar queimaduras graves, mutilações e até morte.
Se você tem um fio no qual ambos os lados têm a mesma cor, geralmente em cobre, o feixe com uma textura sulcada será o negativo. Passe os dedos pelo fio a fim de determinar qual dos lados tem esse diferencial. Sinta o outro fio, que é liso. Esse é o positivo.
Em outras palavras, quando falamos que a tensão (voltagem) elétrica de uma instalação é 220 volts, isso quer dizer que o condutor de fase está em um potencial de 220 volts, o neutro está em zero volt e, portanto, a diferença de potencial (tensão) entre eles é 220 – 0 = 220 volts.
Vai ser preciso pular do veículo e cair com os dois pés juntos, em seguida usar a pisada potencial, como o solo está energizado a corrente elétrica pode viajar entre os pés se estiverem afastados, atravessando o corpo de um pé ao outro, quanto mais afastados os pés maiores as chances de choque, então afaste do carro ...
NO CASO DE ESTAR ENERGIZADO O CONDUTOR NEUTRO, CERTAMENTE DEVE ESTAR INTERROMPIDO, SE NO CIRCUITO TIVESSE UM "DR" (INTERRUPTOR DIFERENCIAL), SERIA DESARMADO INTERROMPENDO O CIRCUITO.
Já a fase dá choque, porque, como nós temos potencial zero, haverá uma diferença de potencial entre nós e a fase, fazendo com que a corrente elétrica circule. Normalmente, se calçarmos um sapato com sola de borracha ou estivermos sobre um piso isolante, não levamos choque quando encostamos na fase.
As tomadas de 127V são compostas por uma fase e um neutro, enquanto as de 220V possuem duas fases e um fio terra. Além disso, as correntes em cada tipo de tomada são diferentes.
Um corpo que tenha a mesma quantidade de prótons e elétrons apresenta a mesma quantidade de carga elétrica positiva e negativa. Isso o torna neutro. Além disso, um átomo pode ganhar ou perder elétrons, ou seja, transferir carga elétrica para outro átomo.
Se você entendeu bem a explicação anterior, sabe que você nunca deve tomar choque no neutro quando não houver cargas ligadas, caso isso aconteça é sinal que algo de algum problema sério está acontecendo na instalação, mas quando há cargas ligadas, você pode sim tomar choque no neutro porque mesmo não havendo tensão, ...
O fio fase é o que transporta a corrente e deve ser manuseado com muito cuidado. Se vamos fazer qualquer tipo de trabalho, como colocar uma lâmpada, sempre desligamos a energia do quadro de luz.
A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar um potencial elétrico entre dois pontos (DDP). O choque, dessa forma, somente acontece quando a corrente elétrica entra por um determinado local e sai por outro, ou seja, fecha o ciclo da eletricidade que é a condução de energia.
O derretimento dos fios acontecem pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errada e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação. Por isso, todo o trabalho com fiação tem ser executada da melhor forma.
A tensão entre neutro e terra não pode ser maior que 5 V, o ideal é ficar na faixa de 1 V. Esta medição pode ser feita em qualquer tomada da instalação que tenha três pinos e os três cabos ligados, no caso, fase, neutro e terra.
Para testar fios elétricos e verificar se um fio está energizado, basta aproximar a ponta da caneta de tensão sem contato em um fio ou sistema, sendo recomendável depois testar novamente em uma fonte de tensão conhecida para garantir que a caneta não apresentou mau funcionamento anteriormente.
É numa distribuição trifásica que, em condições equilibradas, o neutro não tem corrente. Isto porque nesse neutro "passam" as três correntes de retorno das três fases, as quais somam zero. Se houver desiquilíbrio, já a soma não será nula e o neutro terá corrente.
Aterrar o neutro de transformadores de baixa e média tensão por alta resistência é uma prática adotada em indústrias para evitar o seccionamento imediato da energia na ocorrência de uma primeira falta à terra (imagem 1).
Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
Para criar esta corrente é preciso aplicar alguma voltagem entre diferentes pontos do corpo. Se forem pontos em áreas superficiais de pele seca, a voltagem necessária para causar danos pode ser maior que 100 V. Mas se estivermos com a pele molhada, 20 V já podem ser perigosos.
O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra.