Qual dos locais de aplicação de medicação intramuscular apresenta menor risco de lesão muscular e de vasos sanguíneos?
A injeção IM no músculo ventro glúteo é a que representa menor risco, pois é livre de vasos ou nervos importantes e seu tecido subcutâneo de menor espessura, se comparado a outros músculos utilizados para IM.
Qual o melhor lugar para aplicar injeção intramuscular?
área tem sido considerada a opção mais segura para injeção na região glútea, sendo recomendada como local de primeira escolha para injeções IM, uma vez que evita a punção acidental de vasos sanguíneos e nervos, havendo poucos relatos de complicações associadas.
Qual o local correto de aplicar injeção no glúteo?
Para saber qual o local exato da aplicação da injeção intramuscular no glúteo deve-se dividir o glúteo em 4 partes iguais e colocar 3 dedos, na diagonal, no quadrante superior direito.
Quais cuidados devemos ter na aplicação de medicação intramuscular?
Nunca administre medicações por via intramuscular em locais que possuam inflamação ou esteja edemaciados ou apresentado irritação da pele. Locais que contenham lesões ou verrugas também não devem ser utilizados. São descartados os locais que tiverem sinais ou qualquer tipo de injúria tecidual.
É correto afirmar sobre a aplicação intramuscular deltoide?
Questão Saúde (Médicos, Enfermeiros etc) É CORRETO afirmar sobre a aplicação intramuscular deltoide: É indicada para volumes de até 5 mL, especialmente, antibióticos e anti-inflamatórios. Para localizar o músculo, localiza-se o processo acromial, sendo o músculo, posicionado, em torno de 4 cm, abaixo deste.
Imagine uma cruz dividindo o glúteo em 4 partes iguais. Coloque 3 dedos na diagonal no que seria o quadrante superior direito, junto da intersecção dessas linhas imaginárias. Você deverá aplicar nessa linha imaginária diagonal, para que não machuque o nervo ciático. O local é mais ou menos na altura do osso do quadril.
Como saber se a intramuscular foi aplicada errada?
Se você sente dor intensa, com inchaço, endurecimento (formação de “caroço”) no local da aplicação da injeção e vê hematoma (mancha roxa) que pulsa (em alguns casos), pode ser um caso de pseudoaneurisma.
É normal sair sangue após aplicar injeção intramuscular?
Deve-se sempre considerar que há sangramento ao terminar uma injeção na via intramuscular. Isso pode acontecer em maior ou menor quantidade, pois como você pode ver no carrossel, sempre acontece a ruptura de vasos sanguíneos. Mas fique atento: saiba lidar com essa situação e não se apavore!
Poucos minutos antes da injeção, tente relaxar um pouco, pense em alguma coisa agradável que o faça sorrir. Em seguida, aplique uma massagem com um pouco de pressão dos dedos na área da injeção, o que permite "distender” a zona onde o medicamento será injetado... um truque ótimo para afastar a dor!
Agulhas mais finas e curtas são ideais para injeções subcutâneas, enquanto agulhas mais longas e com calibre maior são apropriadas para injeções intramusculares, facilitando a administração de medicamentos em tecidos mais profundos.
Qual o melhor local para aplicar injeção intramuscular?
8º Definir o local de administração, verificado a presença de equimose, inflamação e/ou edema. - OBS: Para crianças, a região do músculo vasto lateral da coxa é a mais utilizada. Porém, estudos comprovam que a região ventro-glútea é a mais indicada para injeções intra- musculares.
Essa região é delimitada pela espinha ilíaca ântero superior; grande trocanter e crista ilíaca superior, sendo recomendada para administração de medicamentos injetáveis em indivíduos de qualquer faixa etária, inclusive para idosos, indivíduos magros e crianças (HOCHSTETTER, 1954).
Delimitar a região: Região ventroglútea (volume máximo de 4mL) → Posicionar o dedo médio da mão contrária ao lado selecionado (mão direita em região ventroglútea esquerda e mão esquerda em região ventroglútea direita) sobre a crista ilíaca, deixar a palma da mão cair naturalmente sobre o trocânter do fêmur, afastar o ...
O que acontece se a injeção intramuscular foi mal aplicada?
Considerando exames e relatos da paciente, Cabral pontua que a medicação mal aplicada pode ter feito uma irritação na pele na parte muscular, e essa irritação pode ter virado um abscesso. Outra possibilidade de reação a injeção aplicada erroneamente numa região é a criação de um hematoma.
O que acontece se aplicar injeção intramuscular no local errado?
Complicações advindas da aplicação incorreta das injeções intramusculares podem acarretar sérios prejuízos orgânicos, favorecer o aparecimento de infecções e aumentar a permanência do paciente na instituição ou prejudicar as funções no trabalho.
A injeção IM no músculo ventro glúteo é a que representa menor risco, pois é livre de vasos ou nervos importantes e seu tecido subcutâneo de menor espessura, se comparado a outros músculos utilizados para IM.
O medicamento deve ser administrado apenas na região glútea profunda. Nunca por via intravenosa. Insira a agulha completamente no lado direito ou esquerdo do glúteo em um ângulo de 90º da pele.
Segure a seringa entre o polegar e o dedo indicador da mão dominante e insira-a no músculo usando um movimento rápido e proposital. VARIAÇÃO: Ao administrar alguns medicamentos IM (isso não inclui vacinas) nos músculos ventrogluteal, glúteo medius ou dorsogluteal, recomenda-se aspirar para o retorno do sangue.
Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.
O músculo deltoide não é a primeira escolha para administração de medicações por via IM, tendo em vista as complicações decorrentes do procedimento. A indicação do uso do deltoide fica somente para a administração de vacinas em adultos e medicações de emergência, que não excedam a quantidade de 1ml.
Qual é o músculo considerado como o local mais utilizado para as injeções intramusculares?
A injeção intramuscular pode ser aplicada em quatro músculos distintos: o músculo deltóide – que comporta 3 ml – o músculo vasto lateral – que comporta 4 ml – o músculo tensor da fáscia lata – que comporta 5 ml – e o músculo glúteo máximo – que comporta 5 ml.