Os surtos psicóticos também podem acontecer em pessoas que utilizaram algum tipo de substância psicoativa, como: alucinógenos (LSDs); estimulantes (cocaína e anfetamina); THCs (maconha e haxixe).
De acordo com a especialista, qualquer indivíduo está sujeito a desenvolver um quadro psicótico por diferentes traumas, experiências de vida, questões orgânicas e psíquicas. Mas geralmente, é causado por doenças psiquiátricas, em especial os transtornos psicóticos, como a esquizofrenia.
Qual o tipo de droga que deixa a pessoa agressiva?
Algumas drogas psicoativas, como a cocaína e as anfetaminas, são conhecidas por aumentar a agressividade e provocar comportamentos violentos. Essas substâncias estimulam o sistema nervoso central, aumentando os níveis de dopamina no cérebro e causando uma sensação de euforia.
Quanto tempo dura um surto psicótico causado por drogas?
Geralmente a pessoa demora algumas semanas para se recuperar de um surto psicótico causado pelo uso de substancias. Medicação antipsicótica pode ser necessária para remissão dos sintomas psicóticos.
Existem diversas substâncias que fazem mal, mas o ecstasy, a cocaína, o crack e as anfetaminas têm o poder de alterar cronicamente o funcionamento do cérebro. Essas drogas aumentam o funcionamento do sistema nervoso central.
Perturbadoras – também chamadas de alucinógenas, modificam a qualidade da atividade do cérebro, que passa a funcionar de forma anormal. Alteram a percepção e o pensamento e produzem alucinações e delírios. As principais são a maconha, o ecstasy e o LSD 25.
Das drogas pesquisadas, o ópio é a que causa mais problemas de saúde e mortes. A explicação pode ser atribuída ao consumo de opiáceos, drogas injetáveis e mortes por overdose.
Episódios de psicose induzida por substâncias são vistos com frequência nos setores de emergência e de pronto atendimento. Vários tipos de substâncias podem desencadear esses episódios, incluindo álcool, anfetaminas, canabis, cocaína, alucinógenos, opioides, fenciclidina (PCP) e sedativos.
O uso crônico de cocaína pode prejudicar a capacidade de concentração e memória, tornando o funcionamento diário mais difícil. Em casos graves, o abuso de cocaína pode desencadear psicose, levando a alucinações e delírios, contribuindo ainda mais para a deterioração da saúde mental.
Esquizofrenia, transtorno psicótico breve , transtorno bipolar, depressão grave são exemplos de doenças mentais em que o surto psicótico está presente. Porém, o surto pode acometer pessoas que ate então não tenham sido diagnosticadas com essas doenças, mas possuem uma predisposição genetica.
Geralmente, o surto psicótico é causado por doenças psiquiátricas, como esquizofrenia ou transtornos psicóticos. No entanto, também pode ocorrer devido outras doenças, como infecções ou hipertireoidismo, ou uso de drogas ilícitas, por exemplo.
Por que o surto psicótico acontece? Há diversos fatores que podem levar a um surto psicótico, entre eles as condições mentais ou psicológicas do indivíduo, problemas médicos e consumo excessivo de álcool e de outras drogas.
As pessoas também podem parecer anormalmente hiperativa, visto que a droga causa sensação de euforia, velocidade e confiança. A pessoa fica muito feliz sem nenhuma razão ou estão em um ritmo acelerado. O sujeito pode falar mais rápido ou rir o tempo todo, mas em alguns casos, podem ficar agressivos ou violentos.
Dentre as drogas que podem levar a comportamentos violentos, destacam-se o álcool e as substâncias estimulantes, como a cocaína e as anfetaminas. O álcool, por exemplo, é conhecido por diminuir os inibidores sociais e aumentar a impulsividade, podendo levar a reações violentas em indivíduos predispostos.
Geralmente, as pessoas que estão usando cocaína, a curto prazo, apresentam agressividade excessiva e alteração significativa no apetite, como já mencionado. Nesse momento costumam se afastar das pessoas, e apresentam comportamento agitado, de maneira que não conseguem conversar por alguns minutos com ninguém.
Substâncias como cocaína e crack produzem sensações estimulantes que ampliam a sensação de poder e euforia. O problema é que, pouco tempo depois, esses sentimentos diminuem ou cessam, e em seu lugar se instalam o abatimento, tristeza e pensamentos negativos.
A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.
As drogas depressoras, como heroína, causam efeitos no organismo como: Menor capacidade de raciocínio e de concentração. Sensação exagerada de calma e tranquilidade. Relaxamento exagerado e bem-estar.
Epidemiologia. As substâncias mais associadas a quadro psicóticos são os estimulantes (anfetaminas, cocaína e crack), álcool, cannabis, alucinógenos, inalantes e hipnóticos/ansiolíticos.
Até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença. Fatores hereditários - parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm mais chances de desenvolver a doença do que as pessoas em geral.
Fatores hereditários – A sua predisposição pode ocorrer nas famílias. Parentes de primeiro grau de um esquizofrênico, por exemplo, têm mais chances de desenvolver a doença. Por isso, se um dos pais tiver esquizofrenia, os filhos têm até 10% de chance de desenvolvê-la.