Usuários de todo o mundo também destacaram a baixa estatura dos líderes e aproveitaram para lembrar outros "baixinhos bem-sucedidos", desde o imperador francês Napoleão Bonaparte (1,568m), o rei da Macedônia Alexandre, o Grande (1,70m) e o rei francês Luís 14 (1,62m) a Jeff Bezos (1,70m), fundador da Amazon, passando ...
Alexandre, o Grande, tinha no corpo menos grandeza do que no título. Sua altura é estimada entre 1,52 m e 1,56 m. Não era, propriamente, um gigante. Venceu o grande imperador persa Dario III.
Nascido sob o signo de Leão, ele era o protótipo do leonino. Sua aparência e seu temperamento traziam a marca do predador. Consta que falava apressadamente e que caminhava com passos enérgicos. Alguns atestam até sua cabeleira parda, e que seus dentes eram afiados como os de um felino.
Qual era o tamanho do exército de Alexandre, o Grande?
O seu exército contava com cerca de 40 mil soldados e incluía cavalaria pesada, infantaria ligeira e uma falange de soldados de infantaria. Alexandre distribuiu habilmente as tropas e ganhou a sua estima, liderando-as em combate.
A febre tifóide, causada pela bactéria Salmonella typhi, é transmitida por água e por alimentos contaminados. Antes do surgimento dos antibióticos, a febre tifóide era considerada uma doença fatal. Alexandre, o Grande, da Macedônia, morreu em 323 a.C., na Babilônia, aos 33 anos.
Onde foi enterrado o corpo de Alexandre, o Grande?
Após muitas décadas de especulações, arqueólogos finalmente descobriram quem são os familiares enterrados nas três tumbas pertencentes à família de Alexandre, o Grande, no Grande Tumulus de Vergina, no norte da Grécia.
Filipe II tinha planos de organizar um grande exército, composto de macedônios e gregos, para iniciar uma campanha de conquista dos territórios do Império Persa e derrotar o rei Dario III. Seu projeto era visto com desconfiança por muitos gregos, sobretudo pelos atenienses.
Ele terminou sua carreira sem perder uma batalha. Quando ele morreu, ele havia conquistado quase todo o mundo conhecido pelos gregos antigos. Apesar do seu sucesso como comandante, ele não conseguiu dar uma alternativa estável ao Império Aquemênida.
Alexandre foi um grande guerreiro, e quando à beira da morte, convocou os seus generais e relatou seus três últimos desejos: Primeiro: Que o seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época.
No outono de 324 a.C., no retorno após terem conquistado o Vale do Indo, quando o exército macedônio se estabelecia em Ecbátana para passar o inverno, Heféstio caiu doente e não se adaptou à dieta rígida. Desconsiderou as prescrições médicas, comeu frango assado, bebeu vinho arrefecido e morreu.
Usuários de todo o mundo também destacaram a baixa estatura dos líderes e aproveitaram para lembrar outros "baixinhos bem-sucedidos", desde o imperador francês Napoleão Bonaparte (1,56 m), o imperador romano Alexandre, o Grande (1,70 m), e o rei francês Luís 14 (1,62 m) até Jeff Bezos (1,70 m), fundador da Amazon, ...
1 – que seu caixão seja transportado pelas mãos dos mais reputados médicos da época; 2 – que seja espalhado no caminho até seu túmulo, seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas…); 3 – que suas duas mãos sejam deixadas balançando no ar, fora do caixão, a vista de todos.
Heféstio Amíntoro: O homem que conquistou o coração de Alexandre, o Grande. Filho de um aristocrata macedônio, Heféstio Amíntoro é considerado um dos grandes amores de Alexandre, o Grande. Aluno de Aristóteles, o rapaz se aproximou do monarca quando passou a ter aulas com o famoso filósofo grego.
De acordo com os registros históricos, Dario foi acusado formalmente de ter assassinado o soberano da Pérsia. Ele queria assumir o Império Aquemênida, um dos mais poderosos da Antiguidade, mas acabou levando uma rasteira do próprio irmão.
O Irã, país que se localiza no Planalto Iraniano (Oriente Médio), era chamado de Pérsia do século 6 a.C. até 1935, apesar de o nome Irã já ser utilizado pelos persas desde o século 7. Durante a Antiguidade, a Pérsia foi um grande império, que englobava desde a atual Turquia até o Punjab, incluindo o Egito (África).
Os persas povoaram o local que atualmente é conhecido como uma província do Irã, chamada de Fars, por isso, a população iraniana tem ancestralidade persa. O Irã ou República Islâmica do Irã, inclusive, só começou a ser conhecido assim em meados do século XX, em 1935. Até então o território era conhecido como Pérsia.
Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem; 3. Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.
O fim do Império Persa passa pela ascensão de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia que assumiu o poder em 336 a.C. Em 334 a.C., ele iniciou uma campanha de conquista territorial que levou ao fim do Império Aquemênida, em 330 a.C., depois que o rei Dario III, derrotado pelos macedônicos, foi morto.
Ele era tão poderoso e carismático que chegou a ser considerado um semideus. E sua misteriosa morte em plena juventude, há mais de 2,3 mil anos, ainda desperta debates científicos apaixonados. Alexandre, o Grande, se tornou rei da Macedônia quando tinha apenas 20 anos.
Mas uma nova potência militar surgia ao sul: na Arábia, a teocracia islâmica iniciava seu processo expansionista, e em 643 os árabes chegaram ao Império Persa, dominando-o completamente em 650.
Localizada no interior da montanhosa península Balcânica, a Macedônia limita-se com a Sérvia (a noroeste), Bulgária (a leste), Grécia (ao sul) e Albânia (a oeste), seu território não possui saída para o mar. A Macedônia é uma das ex-repúblicas da Iugoslávia, cuja independência foi obtida no dia 17 de setembro de 1991.