Nos turboélices maiores, como o ATR 72-600, a cabine de passageiros é pressurizada e, assim, o avião chega aos 20 mil pés (6.096 metros). Os jatos comerciais, como os fabricados pela Airbus, Boeing e Embraer, vão bem mais alto e podem atingir 40 mil pés (12.192 metros) de altitude.
Aeronaves como as fabricadas pela Airbus, Boeing e Embraer, projetadas para transportar passageiros e cargas em longas distâncias, voam entre 36 mil e 40 mil pés (aproximadamente 10.972 a 12.192 metros). Essas altitudes são conhecidas como “altitude de cruzeiro” e são mantidas durante a maior parte do voo.
Em relação aos jatos comerciais como os da Embraer, Airbus e Boeing, a altura máxima que o avião pode voar é bem maior. Ela pode variar entre 10.972 e 12.192 metros, de acordo com as ...
Entretanto, o avião de passageiros que possui a maior altura de voo é o jato supersônico, popularmente conhecido como Concorde. Esse tipo de avião pode chegar a quase 20 mil metros de altura ou 60 mil pés.
As fases críticas, ou seja, as que requerem maior concentração dos pilotos, são justamente aquelas nas quais a aeronave está abaixo de 10 mil pés, ou seja, cerca de 3.050 metros de altitude.
DECOLAGEM - DE ZERO A 600 KM/H - VELOCIDADE, G, ALTITUDE @trentini.marcelo
Quanto significa 10.000 pés?
Por isso, nenhum tripulante deve acionar os pilotos durante esse momento, que inclui operações de táxi, decolagem, pouso e sempre que a aeronave estiver voando em uma altitude inferior a 10 mil pés - o equivalente a aproximadamente 3 mil metros.
Em termos simples, indica que os pilotos estão agora em uma fase onde toda a sua atenção deve estar concentrada na operação segura da aeronave. Durante a decolagem, por exemplo, os comissários de bordo são instruídos a não entrar em contato com a cabine até ouvirem esse aviso – a menos que haja uma emergência, é claro.
Se um avião comercial voar muito alto, encontrará ar menos denso passando sobre as asas para criar sustentação. Isso pode fazer com que a aeronave perca velocidade considerável e fique fora de controle. A altitude exata para esse tipo de ocorrência pode variar conforme as condições climáticas e o peso.
A média salarial do cargo de Piloto (Brasil) é de R$ 11.707 por mês. A remuneração variável do cargo de Piloto nessa localização (Brasil) é de R$ 2.207, variando entre R$ 1.188 e R$ 7.534.
Quanto tempo leva para atravessar o Oceano Atlântico de avião?
Em geral, são três horas, mas alguns aviões podem voar mais de seis horas mesmo com algum problema. O que pode assustar muitos passageiros é que, em viagens do Brasil para a Europa, os aviões passam muito mais tempo sobre o oceano Atlântico.
A velocidade padrão de voo de cruzeiro é de cerca de 850 km/h, mas na última semana aviões que sobrevoaram o Oceano Atlântico no Hemisfério Norte chegaram a registrar picos de até 1.350 km/h.
Pistas de pelo menos 1800m de comprimento são adequadas para aeronaves de peso abaixo de 90 toneladas, enquanto que aeronaves maiores precisam de pelo menos 2400m de comprimento. Em maiores altitudes e temperaturas esses comprimentos devem ser maiores.
A trinta e cinco mil pés, a temperatura ambiente média é de menos cinquenta e um graus Celsius. Se você está vestido com roupas quentes, menos cinquenta e um graus Celsius é beeeeem frio. E pode ficar pior, graças ao frio causado pelo vento da queda.
Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.
Recordes. O SR-71 foi a aeronave tripulada operacional de respiração aérea mais rápida e voando mais alto do mundo ao longo de sua carreira e ainda detém esse recorde.
Nos turboélices maiores, como o ATR 72-600, a cabine de passageiros é pressurizada e, assim, o avião chega aos 20 mil pés (6.096 metros). Os jatos comerciais, como os fabricados pela Airbus, Boeing e Embraer, vão bem mais alto e podem atingir 40 mil pés (12.192 metros) de altitude.
A estratosfera estende-se do topo da troposfera até aproximadamente 50 km. É nesta camada que se encontra a camada de ozônio, e também onde a maioria dos aviões comerciais circulam.
Afinal, qual é a temperatura ideal dentro do avião durante o voo? O ar condicionado pode oscilar entre 18ºC e 30ºC. Contudo, há um consenso de que o clima mais agradável, com o sistema de ar funcionando normalmente, está entre os 20º C e 25ºC, mesmo que na parte externa a temperatura possa chegar a -50º C.
Assim como na decolagem, a velocidade de pouso também varia não apenas de acordo com cada avião, mas também de acordo com as condições da aeronave no momento do pouso. Os jatos comerciais geralmente tocam a pista de pouso com velocidade entre 130 nós (240 km/h) e 145 nós (268 km/h).
Sempre que o voo é realizado por instrumento de navegação, o piloto segue rotas específicas, também chamadas de aerovias. Essas rotas são como ruas, que ficam delimitadas em cartas aeronáuticas e oferecem a orientação no espaço aéreo para o piloto.
Qual a velocidade mínima para um avião se manter no ar?
De maneira geral, para introduzir uma noção sobre essa questão, podemos afirmar que a estimativa de um avião comercial é que se mantenha no ar voando acima de 200 km/h – ou aproximadamente 108 kn (nós, unidade de medida comumente utilizada na aviação).