A medida oficial da rede para partidas profissionais de vôlei difere entre as partidas masculinas e femininas. Para os homens, o ponto mais alto da rede é posicionado a 2,45 metros do chão, enquanto na modalidade feminina, a parte superior da rede fica a 2,24 metros de altura.
Segundo as regulamentações da FIVB, no vôlei masculino, a rede fica a uma altura de 2,43m do solo; enquanto nas partidas femininas, a altura é ligeiramente menor, alcançando 2,24m. Esta distinção se dá pela diferença entre a estatura média dos homens e a das mulheres.
Com apenas 1,70m de altura, Hermison é notório por ser até hoje o jogador mais baixo a disputar a Superliga Brasileira de Voleibol, a principal competição interclubes no país. Atualmente trabalha como preparador físico.
E o técnico promoveu a estreia de duas jovens atletas no torneio: a central Luzia, de 20 anos, e a ponteira Helena, de 19. Elas têm uma parceria de longa data, porque atuaram juntas em seleções de base, e são as jogadoras mais altas da equipe brasileira. Luzia mede 1,99m, e Helena tem dois centímetros a menos (1,97m).
Essa função é caracterizada por ter atletas de baixa estatura. No feminino, as líberos apresentam no mínimo 1,65 m, como é o caso da ex-jogadora brasileira, Fabi, eleita diversas vezes a melhor do mundo na sua função. No masculino, outro caso de atleta reconhecido como líbero, o também ex-jogador Serginho, com 1,84 m.
Com 1,96m de altura, Thaísa é a jogadora mais alta da seleção feminina de vôlei, enquanto Rebeca mede 1,55m, e Rayssa, que ainda está em crescimento, tem 1,60m de altura.
A atividade física regular também não atrasa a maturação óssea; ao contrário, ela até pode favorecer a mineralização. Novotny(5) estudou mulheres ginastas, praticantes de skate, tênis, vôlei e futebol e não achou diferenças na maturação óssea quando comparadas com não atletas.
A melhor forma de ganhar impulsão no vôlei é apostar nos exercícios de fortalecimento muscular, principalmente para membros inferiores. Os músculos da panturrilha, por exemplo, são essenciais para a execução de saltos verticais bem altos. Portanto, a elevação de panturrilha é um dos melhores exercícios nesse quesito!
Nunca passou de 1,75 m, mas provou que altura não precisa ser fundamental no vôlei. Voando a 3,36 m, despejava golpes potentes de qualquer ponto, ignorava bloqueios e aterrorizava defesas.
Fortalece o corpo, estimula os membros superiores e inferiores, aumentando a flexibilidade e a coordenação motora. Melhora as capacidades cardiorrespiratórias. Auxilia na perda de peso, como todas as atividades físicas.
Já no vôlei de praia, o espaço de jogo é de 16 m x 8 m, cercado por uma área livre de, no mínimo, 5 m e, no máximo, 6 m, tanto nas laterais como nas linhas de fundo. A altura também deve ser de, no mínimo, 12,5 m.
Esforço à parte, o que chama mesmo a atenção na equipe é o líbero. Não pela habilidade e sim pelas feições infantis e baixa estatura: aos 22 anos, Li-Yi Tung tem, segundo a informação disponibilizada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), apenas 1,65 m.
A medida oficial da rede para partidas profissionais de vôlei difere entre as partidas masculinas e femininas. Para os homens, o ponto mais alto da rede é posicionado a 2,45 metros do chão, enquanto na modalidade feminina, a parte superior da rede fica a 2,24 metros de altura.
Contrariando uma tendência mundial, que pede jogadores cada vez mais altos, o levantador Hermison, 1,70 m, disputa pela sexta vez a Superliga de vôlei, a principal competição interclubes no país. Segundo dados da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), Hermison, 27, é o atleta mais baixo da história do torneio.
Do outro lado do mundo, na vida real, Vitor Yudi, ponteiro titular do Rede Cuca Vôlei tem inspiração semelhante. Com 1,86m de altura, é considerado 'baixinho' para o vôlei.
A ciência comprovou que ninguém será mais alto porque pratica basquete ou voleibol, ou deixou de crescer porque treinou muito judô, futebol de salão ou ginástica artística. – O biotipo é que seleciona o atleta com melhor desempenho.
Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores. O Brasil teve um dos melhores líberos da história do vôlei: Serginho “Escadinha”.