A Pachira aquática, também conhecida popularmente como "árvore do dinheiro", é uma planta de interior muito apreciada por sua estética única e simbolismo de prosperidade e boa fortuna.
Através de indígenas e extrativistas , a Hevea brasiliensis, sempre teve importância para a cultura local e é popularmente conhecida como “árvore de borracha”, e não é porque ela é maleável não, mas porque através dela se faz a borracha: Hoje, vamos falar da seringueira.
Conhecida como Árvore da Fortuna e de folhas verdes brilhantes e galhos alongados, a Zamioculca é uma das espécies de folhagens mais recomendadas para o cultivo dentro de casa.
Queridinha dos adeptos a prática do Feng Shui diz a tradição que a zamioculca; popularmente conhecida como planta da prosperidade, árvore do dinheiro ou da fortuna; tem o poder de proteger os ambientes absorvendo energias negativas e eliminando-as.
Com o nome científico de Callisia repens e conhecido popularmente como dinheiro-em-penca ou tostão, essa espécie é famosa por suas folhagens pequenas. A planta é ideal para ambientes úmidos e não gosta de exposição ao sol. Atrai dinheiro e prosperidade.
No Brasil, atualmente, existem dois tipos de dinheiro em penca, são elas: Callisia Repens e Pilea Nummulariifolia. A diferença maior entre elas é a folhagem e textura. A flor dinheiro em penca rosa ou dinheiro em penca roxo são da espécie Callisia Repens.
A zamioculca é uma planta originária da Tanzânia, na África. Por ser uma planta de menor porte — costumam não passar muito de 1 metro de altura — em seu ambiente natural, a planta costuma ficar debaixo da copa das árvores, o que significa que ela não gosta de sol direto.
A Pachira aquatica, ou árvore-do-dinheiro, é uma planta associada à riqueza e felicidade e por isso muito valorizada no Feng-shui. O belo caule conduzido em trança chamará a atenção em casa. Muito fácil de cuidar e segura para animais.
As folhas da árvore da felicidade fêmea são pequenas, lineares e franjadas e sua ramagem é reclinada. Enquanto que, as folhas da árvore da felicidade macho são maiores, ovaladas e com manchas brancas. Uma curiosidade sobre essas plantas é que elas exalam um aroma característico sempre no final da tarde.
A árvore Pau-Brasil cujo nome científico é Caesalpinia echinata, é uma espécie nativa das florestas tropicais brasileiras, presente no bioma da Mata Atlântica, se estendendo desde o litoral do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro.
Qual era o nome da árvore que poderia trazer muitas riquezas e foi desta árvore tão prestável que surgiu o nome de nosso país?
Para tanta riqueza, um preço bem alto foi pago. A exploração e a cobiça levaram quase à extinção da espécie. O pau-brasil (Caesalpinia echinata) é uma árvore leguminosa nativa da Mata Atlântica. Originalmente, estendia-se do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte.
Qual a melhor árvore para plantar e ganhar dinheiro?
O Guanandi é uma árvore nativa do Brasil e pode receber outros nomes de acordo com a região do país. É considerada uma madeira de lei, porque possui alto valor agregado e uso para fins nobres. Por ser uma árvore nativa, o Guanandi garante maior vantagem ao meio ambiente a biodiversidade local.
Pilea. Também conhecida como planta-chinesa-do-dinheiro, planta-da-amizade e até planta-panqueca, a Pilea peperomioides é uma espécie ideal para apartamentos, pois além de esbanjar charme com suas folhas arredondadas, vive bem à sombra ou meia-sombra e não há registros que indiquem ser tóxica para cães e gatos.
Cultivar diferentes ervas em um mesmo vaso largo e alto é mais uma forma de afastar as energias negativas da sua casa. Para o seu vaso das 7 ervas, você vai precisar de uma muda de cada uma das seguintes espécies: arruda, alecrim, pimenta, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge, guiné e manjericão.
Resistente e fácil de cuidar, a Kalanchoe blossfeldiana é uma das melhores espécies para quem deseja ter uma casa florida. Da família das crassuláceas, ela é chamada popularmente de flor-da-fortuna e também é conhecida como calandiva.
Uma das plantas da sorte mais conhecida é o místico trevo, muita pela raridade das quatro folhas. Considerado um amuleto da sorte, na natureza é possível encontrar um trevo-de-quatro folhas para cada 10 mil trevos de três folhas existentes. Essa raridade criou a crença de ser uma planta da sorte.
* O Saião é uma planta medicinal, também conhecida como Coirama, Folha-da-fortuna, Folha-da-costa ou Orelha-de-monge, muito utilizada no tratamento de alterações estomacais, como indigestão ou dor de estômago, tendo também efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, anti-hipertensivo e cicatrizante.
Ela é perfeita para os iniciantes em jardinagem, já que não precisa de muitos cuidados. Uma recomendação importante: se você acha que a zamioculca gosta de sol, na verdade, é o contrário. Como na natureza ela vive sob a copa das árvores, em casa, deve ficar na sombra.