Quem não pode ser considerado fornecedor?
Não pode ser considerado fornecedor, por exemplo, uma loja de roupas que vende seu computador usado para poder adquirir um novo, ainda que se possa descobrir no comprador um “destinatário final”.Quem pode ser considerado como fornecedor na relação de consumo?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, fornecedor é toda pessoa física ou jurídica que desenvolve atividades regulares e habituais de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição e/ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.Qual é a responsabilidade do fornecedor?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor de produtos ou serviços possui responsabilidade objetiva (arts. 12 e 14), ou seja, deve responder por prejuízos causados a terceiros independentemente da existência de culpa.O que o fornecedor não pode fazer?
O fornecedor não pode atrelar a venda de um produto a outro produto ou serviço. Por exemplo, uma loja não pode exigir que o consumidor contrate um seguro ao comprar um celular, este tipo de serviço deve ser opcional.” Esse é o artigo 39 v do Código de Defesa do Consumidor.Fornecedor por equiparação
O que significa virar fornecedor?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Como deve ser a escolha de um fornecedor?
Como escolher um bom fornecedor?
- Qualidade dos produtos. ...
- Preços. ...
- Capacidade produtiva. ...
- Prazos de entrega. ...
- Condições de pagamento. ...
- Alinhamento de valores e objetivos. ...
- Credibilidade no mercado. ...
- Flexibilidade.
Quem são os fornecedores?
Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.O que exclui a responsabilidade do fornecedor?
14 do CDC: § 3° O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar: I - que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste; II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.O que diz o artigo 14 do Código do consumidor?
14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.O que é o fornecedor de uma empresa?
O fornecedor não é apenas aquele que faz com que a matéria-prima ou os produtos cheguem à sua empresa. O valor do serviço dele influenciará no seu, a responsabilidade do prazo de entrega dele impactará diretamente no seu controle de estoque e produção e, também, no seu prazo de entrega.O que é o fornecedor aparente?
É o chamado 'fornecedor aparente', já reconhecido pela Justiça, e comum no setor de informática. Nesse caso, a empresa vendedora no país tem o mesmo nome da fabricante de fato e busca se eximir das obrigações com o consumidor por se considerar intermediadora e não fabricante.Qual a diferença entre fornecedor e prestador de serviços?
Para Cláudia Lima Marques, o que caracteriza o fornecedor de produtos é o desenvolvimento de atividades tipicamente profissionais. Já quanto ao prestador de serviços, basta que a atividade seja habitual ou reiterada, não se exigindo que o prestador seja "profissional" da área.É correto afirmar que fornecedor é apenas quem comercializa produtos?
Fornecedor é exclusivamente a pessoa física ou jurídica, privada, nacional ou estrangeira, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.O que não são atitudes corretas do fornecedor?
elevar o preço de produtos ou serviços. recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais.O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.Qual a responsabilidade do fornecedor no Código de Defesa do Consumidor?
Estando a relação jurídica sujeita às regras do Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos, materiais ou morais, causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou ...O que é responsabilidade civil do fornecedor?
Nesses casos, o fornecedor deverá ser responsabilizado pelos danos causados ou pelo descumprimento do dever de segurança em razão dos defeitos de seus produtos ou serviços. A responsabilidade civil será, portanto, aplicada também de forma objetiva – independentemente de culpa – derivada do risco da atividade exercida.O que é excludente de responsabilidade do fornecedor?
Excludente de responsabilidade civil é, em poucas palavras, a justificativa prevista em lei para que determinada pessoa não responda por eventuais danos causados à outra pessoa.Quais são os três tipos de fornecedores?
Os fornecedores podem ser de três tipos, monopolista, habitual ou especial.Como podemos classificar empresa como fornecedor?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Como identificar fornecedores?
Como encontrar fornecedores: 11 dicas
- Peça indicações. ...
- Pesquise na internet. ...
- Acesse portais de fornecedores. ...
- Procure no LinkedIn. ...
- Conheça polos industriais. ...
- Procure listas de fornecedores. ...
- Descubra quem são os fabricantes. ...
- Participe de eventos.
O que deve ser levado em consideração na escolha do fornecedor?
Pergunte sobre como é a relação de negócio, a qualidade do produto/serviço prestado e o suporte oferecido pelo fornecedor. O tempo de atuação no mercado também deve ser levado em conta. Faça ainda uma pesquisa na internet em busca de informações complementares.O que é um bom fornecedor?
Um fornecedor bom é aquele que garante um produto ou serviço de qualidade, com preços atrativos, e que respeito os prazos de entrega para garantir a segurança do empreendedor.Como justificar a escolha de um fornecedor?
Como escolher bons fornecedores?
- Qualidade. O primeiro fator que você deve avaliar é a qualidade dos produtos oferecidos. ...
- Produção. Outro fator a ser considerado é a capacidade de produção. ...
- Preços. Um dos pontos mais críticos no gerenciamento de fornecedores é o preço. ...
- Localização. ...
- Confiança. ...
- Pós-venda.