O angelim-vermelho, espécie cujo nome científico é Dinizia excelsa, tem 88,5 metros de altura, 9,9 de circunferência, entre 400 e 600 anos e fica no Norte do Pará. A árvore gigante foi identificada pela primeira vez em 2019, por meio de imagens de satélite.
O aumento na devastação da Amazônia tem ameaçado cada vez mais a Floresta Estadual do Paru, no norte do Pará, onde está localizada a maior árvore já identificada no Brasil, um angelim-vermelho de 400 anos de idade, 88,5 metros de altura e quase 10 metros de circunferência.
Com uma dureza de 4.500 na escala de Junka, a Guiacum lidera o ranking como a madeira mais resistente do mundo. Conhecido popularmente como ipê, pau-d'arco, peúva, ipé, ipeúna e paratudo, esse é o gênero neotropical mais comum da família Bignoniaceae.
Apelidada de General Sherman, a árvore mais volumosa do mundo é também uma sequoia e foi reconhecida pelo livro dos recordes (Guinness). Ela apresenta 82,6 metros de altura, 25,9 metros de diâmetro e 1.814 toneladas de massa.
A MAIOR ÁRVORE DA TERRA É MAIOR QUE SUA IMAGINAÇÃO
Qual a árvore que tem o tronco mais grosso?
Essa impressionante árvore que tem o tronco mais grosso do mundo tem um dia só para ela. O baobá é de grande porte que dá flores e frutos e é originária do continente africano.
Facilmente identificável pelas suas folhas persistentes e pela copa piramidal, a sequoia pode superar os 100 metros de altura, o equivalente ao tamanho de três edifícios de seis andares.
Poucas unidades de pau-brasil restam no país. Considerada um valioso ativo na chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, a árvore foi alvo de extração em massa dos colonizadores por conta de sua pigmentação rubra, muito utilizada em pinturas. Hoje, sua existência é ameaçada.
O Jacarandá, que teve sua exploração de forma muito abrangente no período colonial do Brasil, é hoje uma das árvores mais difíceis de se encontrar e é considerada rara, sendo assim uma das madeiras mais caras disponíveis no mercado, sendo assim pode ser considerada uma das mais importantes madeiras nobres brasileiras.
Assim como o Ipê, o Jacarandá é uma árvore grande, de raízes bem profundas e por isso não danifica calçadas. Mas, para não ser mutilado quando atingir idade adulta, é bom que fique longe das redes aéreas.
Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.
O Parque das Sequoias, localizado em Canela (RS), plantou as primeiras sementes de Sequoia sempervirens foram plantadas a partir de fevereiro de 1950. No local, há sequoias de 70 anos que medem mais de 40 metros de altura e 1,5 metros de diâmetro.
A terceira expedição do projeto que mapeia as gigantes na Amazônia encontrou a árvore mais alta do Amapá, que é a segunda maior da região a ser registrada cientificamente. A notável é da espécie angelim-vermelho, tendo 85,44 metros de altura, 9,45 metros de circunferência 3 metros de diâmetro.
A árvore mais alta do mundo é a Hyperion, uma sequóia gigante que existe no parque nacional de Redwood, na Califórnia, embora a localização exacta seja mantida em segredo para a proteger de possíveis danos e excesso de turistas.
2 – Baraúna : Uma espécie de planta com flor da família do cajueiro, ela é originária do Brasil e cria uma madeira extremamente resistente de 2.177 Kg. Devido a esta imensa dureza e resistência, esta madeira é frequentemente utilizada na construção.
Conhecida como uma sumaúma, essa majestosa árvore possui entre 900 e 1.000 anos de idade e mais de 45 metros de altura, fazendo dela um verdadeiro monumento natural da biodiversidade brasileira.
A seringueira é o dinheiro que dá em árvore mas, para além da simples moeda, ela também é cultura, é tradição, é segurança e soberania alimentar e nutricional de diversas comunidades.
Presente no Guinness Book, a árvore mais alta do mundo é uma sequoia gigante, a Hyporion. Em altura, ela pode alcançar os incríveis 115 metros, sendo o equivalente a 20 girafas uma em cima da outra ou um prédio com 40 andares. Ela está localizada ao norte da Califórnia, nos Estados Unidos e foi descoberta em 2006.
A "Árbol del Tule" tem mais de 2 mil anos e precisa de aproximadamente 30 pessoas de mãos dadas para abraçar o seu tronco. Uma árvore localizada na pequena cidade de Santa María del Tule, no estado de Oaxaca, no México, é considerada a mais grossa do mundo.