Voo veloz. O falcão peregrino é famoso por suas incríveis velocidades em mergulhos para caçar presas. Ele pode atingir impressionantes 320 km/h quando voa na vertical.
Mas, na verdade, o animal que alcança a maior velocidade é falcão-peregrino, uma ave de rapina capaz de atingir 320 km/h em um vôo. Na água, o rei da velocidade é o peixe-agulhão, com 110 kh/h.
Falcão-peregrino pode ultrapassar 320 km/h em voo; lista ainda inclui beija-flores e seriemas. Se existisse uma lista das espécies brasileiras mais velozes certamente algumas aves se destacariam no “Top 5”, a começar pelo falcão-peregrino (Falco peregrinus). “Esse falcão é a ave (e o animal) mais rápido do mundo.
E todas as características do falcão-peregrino impressionam. “Essa espécie pode voar a mais de 300 quilômetros por hora. Não é à toa que é considerado o mais rápido do mundo”, conta o biólogo Luciano Lima.
Segundo Domenichelli, o animal terrestre mais veloz do mundo é o guepardo, também chamado de chita e parecido com o leopardo, que pode alcançar cerca de 115 km/h em poucos segundos.
Gazela-de-thomson- Pequena e ágil, atinge cerca de 80 km/h, aproveitando seu pequeno porte(pesa 25 kg e mede 60 cm), para fazer curvas eficientes e escapar de predadores como o guepardo.
O grande campeão é o Grifo-de-Rüppell, encontrado em planícies e desertos do continente africano. Ele voa a 11.270 metros de altitude, graças à abertura das asas. Além disso, ele pode planar por horas e pegar correntes de ar quente para auxiliar no voo.
Águia. Estamos chegando a animais um pouco menores, mas que são, ainda assim, bastante fortes, e o primeiro deles é a águia, que também é o pássaro mais forte do mundo. Ela é capaz de carregar quatro vezes mais que o seu peso durante um voo, que pode chegar a até seis quilos quando atinge a vida adulta.
Ele chega a atingir 3 m de comprimento e cerca de 100 kg, mas o que chama a atenção no agulhão bandeira é sua velocidade - até 109 km/h, a mais rápida criatura conhecida nos oceanos.
A harpia é considerada a ave de rapina mais forte do mundo, caracterizando-se pelas suas pernas grossas, dedos fortes, garras grandes e bico cinza escuro com formato de gancho.
1. Condor Califórnia (Gymnogyps californianus) O Condor Califórnia pode ser considerado o pássaro mais raro do mundo, já que, desde meados da década de 1980, há apenas 518 espécimes.
Aves não voadoras são as que se derivaram para incapacidade de voar. Há mais de 40 espécies existentes, incluindo os ratitas bem populares conhecidos (avestruz, emu, casuar, ema e quiuí) e pinguins.
Os Pesquisadores indicam que apenas uma espécie, a águia-pescadora usa as térmicas do ar ascendente e os chamados ventos horizontais para economizar energia, quando sobrevoam o oceano.
Há quase oito milhões de anos, a Dromornis stirtoni vagava pelos bosques abertos subtropicais do que é hoje a Austrália Central. Até se tornar extinta, a D. stirtoni foi a maior ave que já existiu, medindo enormes 3 metros de altura e pesando mais de 450 quilos, o equivalente a um piano grande.
Título pertence a um colibri endêmico de Cuba. O beija-flor-abelha (Mellisuga helenae), chamado também de zunzuncito, mede cerca de 5,7 centímetros e pesa apenas 1,6 gramas. Na ilha caribenha de Cuba vive a menor ave do mundo.
Qual é o animal mais inteligente do mundo inteiro?
Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental.
Do gênero Hapalochlaena, o polvo-de-anéis-azuis tem potencial para matar 26 adultos com seu veneno em questão de minutos. Por enquanto, não há nenhum tipo de antídoto conhecido pela medicina.
O falcão-peregrino é uma das aves mais rápidas do mundo, atingindo velocidades de até 320 km/h em mergulhos verticais. Essa espécie de falcão é encontrada em todos os continentes, exceto na Antártida. O falcão-peregrino possui uma dieta composta principalmente por aves, capturando suas presas em pleno voo.