Quem for ao sacolão provavelmente vai se assustar com o preço da banana-prata, a mais consumida pelos brasileiros. A fruta está bem mais cara em todo o país em 2024. Em Belo Horizonte, há locais vendendo a dúzia por até R$ 12,99, segundo levantamento feito neste ano pelo site de pesquisas Mercado Mineiro.
A banana reconhecida é a banana nanica, também chamada de caturra. A fruta além de agradar o paladar, pode ser boa para receitas e indústria alimentícia. Os testes apontaram que a fruta pode ser até 25% mais doce.
Além da entressafra, contratempos climáticos também causam a alta dos preços. Segundo o especialista em finanças Hulisses Dias, chuvas em excesso acarretam dificuldade com logística e deixam a oferta da fruta instável e, consequentemente, mais cara.
No quesito sabor, a banana-ouro é mais doce e conquista o paladar das crianças. Só não se deixe enganar pelo tamanho: embora menorzinha, ela não economiza nas calorias. Já a banana-da-terra é muito apreciada assada ou grelhada.
Como o nome já diz, a banana ouro tem coloração dourada quando madura, e o destaque vai para o seu sabor doce, textura cremosa e tamanho pequeno. Assim como outros tipos, é uma boa fonte de potássio, fibras e vitaminas.
Em geral, a banana marmelo possui um tamanho menor do que as outras variedades de banana, com quinas bem marcadas, polpa de cor amarelo-claro e com um sabor mais adocicado.
“Isso porque o frio torna mais lento o desenvolvimento dos frutos”, completou. O clima é um desafio. O verão 2023/24 registrou termômetros lá no alto, que estressaram os bananais. Além disso, em fevereiro, chuvas volumosas ocorreram, causando alagamento em algumas localidades.
Outra vantagem da prata é que ela é uma poderosa fonte de fibras solúveis que são muito benéficas para o funcionamento do intestino. Para quem pratica atividades físicas, a banana-prata é uma ótima opção para o pré-treino.
Entre as preferidas pelos brasileiros, a prata traz vários benefícios à saúde, como possuir menos calorias que os demais tipos de banana (cada 100 gramas tem 89 Kcal, enquanto as outras bananas possuem entre 98 Kcal e 115 calorias), além de ser rica em potássio, cerca de 358 mg por unidade.
Já a banana-da-terra, ou banana-comprida, é bem maior, podendo chegar a quase 30 centímetros de comprimento, tem menos açúcar e uma grande quantidade de amido.
A Banana-prata, assim como a Banana-nanica, é uma das mais consumidas por brasileiros hoje em dia. É uma boa opção para quem busca durabilidade, pois seu amadurecimento é mais lento.
A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.
Qual a diferença da banana marmelo e banana da terra?
É mais doce que a banana da terra, e é comestível mesmo crua, mas – assim como a parente maior – é utiliza principalmente quando cozida ou frita. A passagem no fogo auxilia seu sabor e doçura a ganharem destaque.
Esta variedade também é conhecida como Banana-Marmelo, Jasmim ou Tanga. Produto não higienizado. Após manipulação armazenar sob refrigeração em até 5°C por 3 dias.
De origem asiática e trazida ao Brasil logo nas primeiras décadas da colonização, a laranja é uma das frutas mais cultivadas e consumidas nacionalmente, apreciada tanto pelo sabor in natura ou em suco, quanto por suas propriedades nutracêuticas.
É uma planta que tem apreço por climas tropicais e geralmente se fixa em lugares mais próximos à água em formato de vapor ou liquida. Seus frutos são escondidos por de trás das folhas, mas são realmente muito semelhantes às bananas, porém são verdes, às vezes brancos, com uma superfície um tanto quanto grosseira.