A banana reconhecida é a banana nanica, também chamada de caturra. A fruta além de agradar o paladar, pode ser boa para receitas e indústria alimentícia.
No quesito sabor, a banana-ouro é mais doce e conquista o paladar das crianças. Só não se deixe enganar pelo tamanho: embora menorzinha, ela não economiza nas calorias. Já a banana-da-terra é muito apreciada assada ou grelhada.
A Banana Corupá é a primeira fruta tropical a receber uma IG de Denominação de Origem no Brasil. A IG veio comprovar as particularidades da fruta. A Banana da Região de Corupá se destaca por seu sabor e sua extrema doçura, reflexos das características ambientais da região onde é produzida.
Do ponto de vista nutricional, a prata e a nanica são ótimas escolhas, pois são as mais ricas em potássio e magnésio. Porém, a banana-maçã não fica atrás, pois é uma poderosa fonte de proteínas, fibras e zinco. A banana-ouro é calórica, por outro lado, é rica em vitamina C.
Como o nome já diz, a banana ouro tem coloração dourada quando madura, e o destaque vai para o seu sabor doce, textura cremosa e tamanho pequeno. Assim como outros tipos, é uma boa fonte de potássio, fibras e vitaminas.
Um outro tipo comum de banana é a banana-ouro, também chamada de “banana de açúcar”. É curta, mas não tanto quanto a banana-maçã, e tem a casca fina. É menos calórica que outros tipos de bananas, mas é bastante doce, tem uma textura macia e é consumida crua.
Em geral, a banana marmelo possui um tamanho menor do que as outras variedades de banana, com quinas bem marcadas, polpa de cor amarelo-claro e com um sabor mais adocicado.
Apesar do sabor mais adocicado da banana nanica, ela não é mais calórica que a banana prata que tem um gosto menos doce. A diferença é pequena, cerca de 15 kcal a menos na banana nanica, por isso, lembre-se de não se guiar apenas pelas calorias dos alimentos.
A Banana-prata, assim como a Banana-nanica, é uma das mais consumidas por brasileiros hoje em dia. É uma boa opção para quem busca durabilidade, pois seu amadurecimento é mais lento.
Ele conta que a caixa da variedade prata, a mais vendida no mercado, já custa entre R$ 60 e R$ 80 no atacado, por isso hoje tem que comprar o mínimo possível para atender a clientela.
Em casos de prisão de ventre, deve-se preferir o consumo da banana nanica, pois ela é rica em fibras insolúveis, que aceleram o trânsito intestinal e combatem a prisão de ventre. Veja porque faz bem comer a casca da banana.
Devido às características de clima, de relevo e do solo, a banana nanica produzida no local é considerada naturalmente mais doce do que as outras da mesma espécie – não existe qualquer tipo de modificação genética. Durante o inverno, a planta diminui o metabolismo, de três a quatro meses.
Qual banana lidera o no quesito “fruta mais nutritiva”? A banana pacova é a mais rica em Magnésio. Já a briga pela Vitamina C fica entre banana prata, banana figo e banana maçã.
Essa fruta também possui calorias e ingeri-la em excesso pode levar ao aumento do peso. É indicado de até duas bananas por dia, para que assim se possa aproveitar todos os seus benefícios", orienta a especialista.
Banana-da-terra - Com 115 kcal a cada 100 g e 462 mg de potássio, a banana da terra é a variedade de maior tamanho (podendo chegar até 26cm e meio quilo) e maior concentração de vitaminas A e C.
A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.
Afinal, banana engorda? A quantidade de calorias da banana varia de acordo com o tipo da fruta. Uma unidade da prata, por exemplo, tem 39 calorias; já a da-terra, 40; a maçã, 56,5; e a nanica, por outro lado, 68.
As variedades de banana mais comuns no país são a banana-prata, a banana-nanica, a banana-maçã, a banana-ouro e a banana-da-terra. Por apresentar maior durabilidade, a banana-prata pode ser consumida até quatro dias após madura. Além disso, 100 gramas da fruta apresenta 89 calorias.
Qual a diferença da banana marmelo e banana da terra?
É mais doce que a banana da terra, e é comestível mesmo crua, mas – assim como a parente maior – é utiliza principalmente quando cozida ou frita. A passagem no fogo auxilia seu sabor e doçura a ganharem destaque.
Marmelo é o fruto do marmeleiro (Cydonia oblonga), uma árvore de tamanho médio e natural do Cáucaso, uma região da Ásia ocidental localizada entre os mares Cáspio e Negro. O marmeleiro é uma planta típica de climas temperados e bastante exigente em tratos culturais.