Ainda assim, há uma bebida alcoólica que consegue fazer menos estragos neste órgão: o vinho tinto. "Este vinho é composto por antioxidantes e afetam menos a saúde do fígado", revela a médica Nancy Reau ao 'website' de sáude The Tealthy.
Como recurso alimentar para proteger o fígado, recomenda-se o consumo de café. Devido às propriedades antioxidantes, é uma bebida que protege o fígado dos efeitos da progressão da inflamação causada pela gordura ou outras eventuais agressões.
Quem tem gordura no fígado pode tomar qual bebida?
A recomendação é 45 ml de destilados, 150 ml de vinho ou lata de cerveja – até duas doses por dia para homens e uma por dia para mulheres. Mas, no caso de quem apresenta alguma doença hepática, ou mesmo gordura no fígado, o limite seguro é zero.”
No caso da Vodka, whisky, entre outras, o teor alcoólico é dez vezes maior do que da cerveja. Então, a ingestão diária de um copo grande desses destilados equivale a 64 gramas de álcool no organismo, ou seja, quase o limite para o risco aumentado de cirrose.
Quanto tempo é necessário para limpar o fígado do álcool?
'É preciso ficar 3 dias sem beber para desintoxicar o fígado' O ideal é que depois de um abuso muito grande, a pessoa fique pelo menos sete dias sem consumo álcool. O fígado tem a capacidade de se recuperar, mas ele precisa de tempo para fazer.
Grãos integrais. Ricos em vitaminas como o complexo B, os grãos integrais, principalmente o arroz, a chia e linhaça, fornecem muitos nutrientes que o fígado aproveita para usar na metabolização de gorduras, principalmente aquela que fica acomodada no fígado e traz muitos riscos à saúde.
As frutas cítricas possuem alto nível de vitamina C, uma substância que facilita a tarefa do fígado na hora de converter toxinas em compostos químicos solúveis em água, o que favorece sua eliminação pela urina. Frutas como o limão, a toranja, laranja e a lima são os destaques nesse grupo.
Um de seus maiores benefícios é a presença de betacaroteno, um anti-inflamatório natural fundamental para a saúde do organismo. Após a sua ingestão, o betacaroteno é convertido em vitamina A no fígado, permitindo assim que o corpo faça uso deste importante nutriente.
O suco de beterraba ajuda na purificação do sangue e promove a melhora da função hepática. O limão atua como um agente alcalinizante, enquanto o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação do fígado.
Outra condição que causa inflamação no fígado é o acúmulo de gordura no órgão, relacionado à má alimentação, obesidade e consumo excessivo de álcool, entre outros. É a chamada esteatose hepática. Indivíduos que têm síndrome metabólica, que é a associação de diabetes, hipertensão e obesidade, são mais propensos.
O que faz mais mal para a saúde a cerveja ou a cachaça?
A cachaça, o uísque, a vodca, o gim – enfim, os destilados – têm por volta de oito vezes mais álcool do que a cerveja. Então, além da quantidade, o tipo de bebida consumida também entra na equação da moderação.
Quem tá com problema no fígado pode beber cerveja?
Cirrose é uma doença que pode ser causada a partir de outros fatores que fazem com que o fígado tenha inflamações crônicas, como as doenças hepáticas. Porém o consumo de bebidas alcoólicas, independente de sua origem, aumentam o risco de desenvolvimento dessa doença.
Qual o chá que ajuda a diminuir a gordura no fígado?
Alguns remédios caseiros como o chá verde, o chá de alcachofra ou o suco de melão com hortelã podem auxiliar no tratamento da gordura no fígado, porque ajudam a diminuir os níveis de colesterol "ruim" e triglicerídeos no sangue, ou porque protegem e regeneram as células do fígado, mantendo o órgão saudável.
Os remédios para gordura no fígado, como a sinvastatina, a metformina ou a levotiroxina, podem ser indicados pelo médico para controlar doenças que prejudicam o funcionamento do fígado, como diabetes, colesterol alto ou hipotireoidismo, por exemplo, pois não existem medicamentos específicos para essa doença.
Espremer o limão na água e tomar a seguir, ainda em jejum, sem adoçar. Tomar esse suco diariamente, durante 10 dias e não comer alimentos industrializados e carnes durante esse período. Dessa forma é possível purificar o fígado, limpando-o de toxinas.
Qual o melhor remédio de farmácia para gordura no fígado?
Xantinon® é indicado para ajudar a mobilização e a remoção do excesso de gorduras do fígado e para o tratamento de seus transtornos metabólicos nos casos de doença hepática gordurosa não-alcoólica.
A receita da bebida engloba um copo de água de 350 ml. Em seguida, deve-se adicionar uma colher de sopa de vinagre de maçã e o suco de um limão inteiro espremido. Misture bem. O expert aconselhou tomar a bebida com um canudo para não danificar o esmalte dos dentes por ser muito ácido.
Para desintoxicar o fígado é importante consumir alimentos, como frutas, vegetais e leguminosas, tomar chá verde ou chá de boldo, pois têm ação desintoxicante que ajudam a limpar o fígado. Além disso, deve-se evitar alimentos industrializados, como óleos, embutidos e açúcar refinado.
Alimentos antioxidantes como frutas vermelhas, cítricas e oleaginosas favorecem o equilíbrio do fígado e reduzem o estresse oxidativo gerado por toxinas. Vamos proteger o nosso fígado? A saúde toda agradece! Manter hábitos de vida equilibrados é a chave desse cuidado!
Alguns alimentos específicos, como a beterraba (rica em antioxidantes), o limão, a laranja e os legumes escuros, como couve e espinafre, ajudam a acelerar o processo de limpeza do fígado. Experimente adotar esses hábitos e observe se irá se sentir melhor ao longo do tempo.