O meridiano de valor zero, também chamado de MERIDIANO DE GREENWICH, divide o planeta em duas regiões: LESTE à direta e OESTE, à esquerda. As linhas horizontais que cortam a superfície da Terra de um lado a outro recebem o nome de PARALELOS.
Estão inseridos nele a totalidade dos territórios de Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além da maior porção do Amazonas. Fuso horário 4: Cinco horas de atraso em relação a Greenwich (GMT -5). Uma pequena parcela do extremo oeste do Amazonas está inserido nele, assim como todo o território do Acre.
O Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que corta o planeta paralelamente ao seu eixo e divide a superfície em hemisférios ocidental (oeste) e oriental (leste). É utilizado como referência na determinação das longitudes e na contagem das horas, tendo sido fundamental para o estabelecimento dos fusos horários.
O principal meridiano é o Meridiano de Greenwich, que divide a Terra nos hemisférios oeste e leste. Sua medida (latitude) varia de 0º a 90º em ambos os hemisférios. Sua medida (longitude) varia de 0º a 180º em ambos os hemisférios.
O principal meridiano e serve de referência para calcular distâncias em longitudes e estabelecer os fusos horários (é uma linha imaginária como o Equador).
Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio. O velejador atravessou uma linha imaginária importante, chamada de Greenwich.
Ilha Nula é o ponto na superfície da Terra onde o Meridiano Principal e o Equador se cruzam, a zero grau de latitude e zero grau de longitude (0° N, 0° L). Usando o datum WGS84, este ponto está localizado em águas internacionais no Golfo da Guiné, no Oceano Atlântico, próximo da costa da África Ocidental.
A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.
Uma das principais funções da Linha do Equador é a divisão do planeta Terra em dois hemisférios idênticos, nomeados de acordo com a sua posição: Hemisfério Norte, chamado também de Setentrional ou Boreal; Hemisfério Sul, chamado também de Meridional ou Austral.
O Brasil, por possuir uma ampla dimensão territorial no sentido leste-oeste, perfazendo um total de 4.319,4 km entre a Ponta do Seixas (PB) e a Nascente do Rio Moa (AC), inscreve a sua área em quatro zonas de fusos horários.
As ilhas de Samoa, Tokelau e Tonga estão 13 horas à frente de Londres, enquanto a Ilha Line está a 14 horas à frente. O mais bizarro é que como todas estas ilhas ficam exatamente na Linha da Data, as ilhas mais a oeste estão um dia inteiro atrás.
Ele explicou que Coriólis é uma força aparente devido à rotação da Terra, que depende da velocidade do movimento e latitude na qual o movimento se realiza. Essa força é zero no Equador. "O equilíbrio do ovo é favorecido por sua forma. Ele não tem nenhuma força agindo sobre ele no Equador", rematou.
Os trópicos de Câncer e de Capricórnio são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido leste–oeste. Eles são fundamentais para a localização no espaço geográfico. Os trópicos de Câncer e Capricórnio são exemplos de linhas imaginárias que cortam a Terra.
O Meridiano de Greenwich ou Meridiano Principal é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatório Real, nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Foi estabelecido por Sir George Biddell Airy em 1851.
A hora de Greenwich tornou-se a hora universal, no sentido de que é em relação a ela que se determinam os horários em outros pontos do globo terrestre. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15o, variando entre 0 e 12. Ao contrário, a oeste de Greenwich, as horas diminuem, em idêntica variação.
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte.
O Brasil é cortado pela linha do equador no ponto em que se localizada o Macapá, capital do Estado do Amapá (Região Norte). Por isso ocorre nesta localização a influência do clima equatorial super-úmido.
Passando pelo território dos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, o trópico de Capricórnio passa a determinar as zonas climáticas, influindo de forma direta na divisão climática da zona temperada, na qual acontecem estações do ano em épocas diferentes do que se vê no resto do Brasil.