- Pneus 185/60 R15: Para uma carga normal, a pressão ideal é de 33 psi para os pneus dianteiros e traseiros. Quando o veículo estiver com carga máxima, a pressão deve ser aumentada para 35 psi. - Pneus 195/55 R16: Utilizando da carga normal, a pressão recomendada é de 33 psi para os pneus dianteiros e traseiros.
Existem padrões a serem seguidos para que a calibragem seja correta, e eles devem considerar sempre o peso suportado pelos pneus, a temperatura externa, e o número de ocupantes do veículo. Dessa forma, se temos apenas o motorista e um passageiro, a pressão indicada para pneus de medida 205/55 r16 é de 42 psi.
Identifique a pressão recomendada pelo fabricante do veículo para os pneus dianteiros e traseiros. Esta é a quantidade mínima de pressão de ar necessária em pneus frios para apoiar o seu veículo. Você provavelmente verá duas figuras, uma para uso normal e outra para cargas completas; será algo como "35 PSI".
A calibragem recomendada para pneus com as medidas 205/55 R16 é de 42 psi, mas sempre siga as recomendações do fabricante, encontradas no manual do veículo e também naquele adesivo colado na lateral da porta. Outra dica valiosa é que os pneus devem ser calibrados “frios”.
Esse cálculo leva em consideração a temperatura externa, o peso suportado pelos pneus de maneira proporcional, e a carga carregada pelo carro que são os ocupantes e bagagens. Com o veículo tendo apenas dois ocupantes, a calibragem indicada para os pneus 265/70 R16 é de 29 psi.
PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas.
São eles: PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com '2.2/32', por exemplo, essa é a calibragem. O 2.2 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 32 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil.
O primeiro passo é conferir no manual do veículo ou na etiqueta que pode ser encontrada no carro a pressão recomendada pelo fabricante. Fique atento à quantidade de libras nos pneus dianteiros e nos traseiros, pois eles costumam ser diferentes, já que normalmente os pneus de trás são maiores.
O Pirelli Cinturato P7 costuma ser o pneu original do Corolla e é fácil entender o porquê. Este modelo específico foi projetado com alto desempenho em mente, tornando-o perfeito para motoristas de carros de média e alta potência.
A calibragem correta dos pneus de aro 14 pode variar dependendo do veículo e das recomendações do fabricante. No entanto, como uma referência geral, a pressão recomendada para pneus de aro 14 geralmente varia entre 28 e 34 libras por polegada quadrada (psi).
Qual é a diferença do pneu 185/60 para 185/65? A diferença entre essas medidas está na altura. Os pneus 185/65R15 são 5% mais altos do que os pneus 185/60R15.