São cinco camadas da atmosfera no total e cada uma carrega uma característica e importância diferentes. Elas estão divididas em: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
Conhecida como a camada gasosa que envolve a Terra, a atmosfera terrestre é constituída por oxigênio, nitrogênio, gás carbônico, argônio e outros gases.
Troposfera. A troposfera é a camada mais próxima da superfície terrestre, é o que vemos como céu e onde vivemos. É nessa camada que praticamente todos os fenômenos climáticos ocorrem, e também onde as nuvens se formam.
A atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra. O ar, por sua vez, é uma mistura de gases, constituída de 78% de gás nitrogênio, 21 % de gás de oxigênio, 0,03 de gás carbônico e o restante de outros gases.
A Atmosfera - Camadas da Terra - Ciências para crianças
Qual a camada de ar que envolve o planeta Terra?
A exosfera é a última das camadas da atmosfera. É a mais externa e a maior camada de ar da Terra, que atinge cerca de 600 quilômetros até se misturar com o espaço sideral. Pelo fato de a densidade ser muito baixa, os gases são quase inexistentes.
O ar compõe a atmosfera (camada que envolve a Terra). Essa camada ajuda a manter o nosso planeta aquecido e o protege dos raios ultravioleta. O ar é invisível, mas sabemos que ele preenche espaços, como o pneu de uma bicicleta, o interior de um balão cheio, um botijão de gás.
Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a temperatura diminui, atingindo -60 °C no ponto mais alto.
As camadas da atmosfera são troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Elas possuem características distintas entre si, especialmente atreladas à composição e temperatura, sendo responsáveis por diferentes fenômenos climáticos.
Existem alguns mecanismos por meio dos quais a atmosfera exerce a proteção do planeta Terra: Absorção e reflexão da radiação emitida pelo Sol, o que garante a menor passagem de raios ultravioleta e infravermelho. A parcela da atmosfera responsável por esse processo é a camada de ozônio, localizada na estratosfera.
Aquela substância que atravessa nossas narinas quando respiramos se chama ar. O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Ele é formado por diversos gases. O gás nitrogênio é o que se apresenta em maiores quantidades; depois, temos o gás oxigênio e o gás carbônico.
I.A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera, onde ocorrem os principais fenômenos meteorológicos, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas.
A parte gasosa do solo, denominada de ar do solo, é semelhante ao ar atmosférico, porém apresenta maior concentração de CO 2 e menor de O 2 . A proporção de ar no solo depende do conteúdo de água, pois o ar ocupar os espaços porosos não ocupados pela água (MACHADO; FAVARETTO, 2006).
Alagamentos. Independentemente de ser induzido por forças naturais ou por fatores antropogênicos, os alagamentos são outro dos fatores que afetam a aeração do solo. Após chuvas, inundações ou irrigação excessiva, a água enche o espaço do porão, desalojando o ar e reduzindo o nível de oxigênio quase a zero.
Não há formação de nuvens ou de tempestades nessa camada. Abriga a camada de ozônio, que auxilia a filtrar a radiação ultravioleta contida nos raios solares. Por isso a estratosfera é tão importante para o planeta Terra.
A última camada da Terra é a crosta terrestre, também conhecida como litosfera. Ela é a camada mais externa do planeta e é composta por rochas sólidas, sendo subdividida em placas tectônicas que se movimentam lentamente ao longo do tempo.
O ar é uma mistura de gases, o que significa que ele é composto por muitos gases. Os principais são o nitrogênio (78%) e o oxigênio (21%). Ele é composto por diferentes moléculas de ar, cada uma com uma certa quantidade de energia cinética.