Corupá, conhecida como a capital catarinense da banana, plantas ornamentais e orquídeas, está localizada entre São Bento do Sul e Jaraguá do Sul, a 70km de Joinville e 206km de Florianópolis.
do Agreste de Pernambuco, cidade que é bastante conhecida pela. sua grande produção de banana, que conta. com seis. mil hectares de plantações de bananeiras no município, que gera uma produção de sessenta. mil toneladas da fruta.
Corupá Santa Catarina - capital catarinense da Banana
Qual o estado que mais produz bananas?
A produção paulista ajuda a manter o Brasil entre os principais produtores de banana do mundo. Na safra de 2021 e 2022, o país produziu cerca de 7 milhões de toneladas, de acordo com dados do IBGE, ficando atrás somente da Índia, China e Indonésia. O maior polo produtor do segmento no estado é o Vale do Ribeira.
A Banana-prata, assim como a Banana-nanica, é uma das mais consumidas por brasileiros hoje em dia. É uma boa opção para quem busca durabilidade, pois seu amadurecimento é mais lento.
Naquele instante, descobriu a Pacoba (tupi-guarani), a “banana” brasileira, nativa, sendo um fruto consumido pelos povos originários que habitavam e habitam a floresta amazônica.
Entre os países produtores de banana destacam-se como mais importantes: Índia (16.000 mil toneladas em 2001-02), Equador (7.561 mil toneladas), Brasil (6.164 mil toneladas), China (5.516 mil toneladas) e Filipinas (5.080 mil toneladas).
O Brasil é o quarto maior produtor mundial, ficando atrás somente de Índia, China e Indonésia. De acordo com os dados do IBGE, a safra 2021/22 foi de cerca de 7 milhões de toneladas, em uma área de 453.273 hectares.
Não se pode indicar com exatidão a origem da bananeira, pois ela se perde na mitologia grega e indiana. Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos.
O estado que mais produz é São Paulo (1 milhão de toneladas), seguido por Bahia (828 mil toneladas), Minas Gerais (825 mil toneladas), Santa Catarina (723 mil toneladas) e Pernambuco (491 mil toneladas), entre outros. Todos os estados do Brasil tem produção de banana.
Na Unidade de Gestão Técnica 1 da Epagri, a laranja é a fruta com a maior produção e área colhida. A quantidade produzida de laranja representa 19,3% do total catarinense.
Qual o maior produtor de banana da América do Sul?
São Paulo é o maior produtor da fruta, com mais de um milhão de toneladas todos os anos. A cidade de Cajati, no Vale do Ribeira, é um exemplo dessa representatividade do estado. A região tem mais de 3.600 propriedades produtoras, o que corresponde a quase 50% do estado.
“O que conhecemos como banana-da-terra, na verdade, se chama plátano. É um primo da banana, que geneticamente é um pouco diferente da banana de fato”, explica o agrônomo Paulo Andrade.
A banana mais doce do Brasil é colhida no Norte catarinense, em Corupá. A região recebeu o selo de reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no fim de agosto.. A banana reconhecida é a banana nanica, também chamada de caturra.
É o caso do @sitiobarreirasoficial! Com mais de 500 hectares dedicados exclusivamente ao cultivo de bananas, essa fazenda é um gigante da agricultura brasileira. 🍌 Todos os anos, ela colhe milhares de toneladas de bananas, abastecendo tanto o mercado interno quanto a exportação.
A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.