A região de Campinas é o principal polo produtivo da fruta. No ano passado, foram colhidas mais de 85 mil toneladas de abacates, sendo o município de Jardinópolis, maior produtor estadual, com uma média anual de 8,6 mil toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Variedade brasileira, o abacate Ouro Verde é cultivado principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, de julho a agosto. É um fruto de tamanho médio a grande, com polpa verde-clara e cremosa, sabor suave e textura macia. Essa é uma variedade conhecida por sua alta produtividade e resistência a doenças.
O abacate é o fruto do abacateiro (família da laureáceas), uma planta nativa do México e de algumas regiões da América do Sul, cultivada também nas Ilhas Canárias e Ilha da Madeira.
Os abacates são nativos da América Central e do Sul, onde o clima quente e temperado fornece condições de cultivo ideais. Existem centenas de variedades, mas a mais conhecida entre nós hoje em dia é a variedade Hass, que pode ser rastreada até uma única árvore, plantada quase 100 anos atrás.
No mundo, 21 países são os maiores produtores de abacate. A produção de abacate está muito concentra- da no México, com 33% do volume, seguida pela Indonésia, República Dominicana, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Quênia, Chile, Brasil e Ruanda nos dez primeiros lugares, com 81% da produção.
#abacate #agricultura #fruta A CIDADE QUE MAIS PLANTA ABACATE EM SP
Onde se planta abacate no Brasil?
A região de Campinas é o principal polo produtivo da fruta. No ano passado, foram colhidas mais de 85 mil toneladas de abacates, sendo o município de Jardinópolis, maior produtor estadual, com uma média anual de 8,6 mil toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já o avocado, queridinho do mercado internacional, é a variedade mais plantada em todo o mundo e é o menor da família, com alta concentração de vitaminas, antioxidantes e sais minerais.
Símbolo dos países de clima tropical, o abacaxi é originário da América do Sul; mais especificamente, da região sul do Brasil. O mesmo também é conhecido como ananás, tanto na língua portuguesa como na espanhola. A fruta possui uma grande aceitação em todo o mundo.
Embora um abacateiro possa começar a dar frutos em qualquer lugar de 3 a 5 anos após o plantio de uma muda, pode levar muito mais tempo para atingir todo o seu potencial para fins de agricultura comercial. As árvores normalmente atingem seu pico de produtividade entre os 10 e 20 anos de idade.
O abacate é uma fruta originária da América Central, mais provavelmente do México. O nome abacate vem do espanhol aguacate, que por sua vez de náhuati do idioma náutatle ou asteca que literalmente quer dizer testículo.
O avocado é uma das espécies que mais são comercializadas no Brasil. Sua casca é verde escura e sua safra é concentrada em fevereiro e setembro, em solo brasileiro. Esse é aquele tipo de abacate que tem o tamanho menor, além do preço do kg ser elevado.
O avocado é mais magro: traz 10% a menos de calorias que o abacate. O fruto de nome exótico (pelo menos para nós) também é menor e sua polpa tem um tom de verde-amarelado. Outro detalhe é que a versão otimizada do abacate custa mais caro. Porém, o investimento – se é que posso falar assim – vale a pena.
Ainda assim, outras variedades são cultivadas do País, sendo as principais: avocado (Hass), breda, fortuna, geada, margarida, ouro verde e quintal, o que permite que o País produza a fruta o ano todo, com a entressafra de uma variedade sendo complementada pelo início de outra.
Nomes Populares: Abacate berinjela, abacate solano, abacate preto. Descrição geral: O Abacate Solano ou Abacate Berinjela é semelhante ao nosso tradicional abacate, no que diz respeito ao seu peso, tamanho e características da polpa (nutrientes, coloração, etc).
O abacateiro 'Fortuna' produz frutos com peso entre 600 g e 800 g, de polpa firme e período de produção entre março e abril. A cultivar Quintal produz entre abril e maio, tem frutos oblongos, com pescoço e peso entre 400 g e 600 g (RAMOS; SAMPAIO, 2008).
Características: o abacateiro, cujo fruto é o abacate, é uma árvore perenifólia, de grande porte, de crescimento rápido, ultrapassando os 30 metros de altura. Possui folhas coriáceas, lanceoladas e lustrosas e flores pequenas (5mm a 10mm de diâmetro) de um verde esbranquiçado.
A variedade Fortuna, híbrida das variedades Antilhana e Guianense, é recente, datando de 1960 e tendo surgido pelas mãos do viveirista Armindo Benati. Sua principal característica está no no tamanho, com frutas grandes que pesam entre 600 g e 1 kg e tendo teor de óleo na volta de 8%.
A árvore pode chegar a 20 metros de altura. Com tronco reto, chegando a atingir 1 metro de diâmetro, a espécie consegue permanecer viva por cerca de 30 anos. As mudas de abacates de enxerto conseguem iniciar a produção de frutos com 3 ou 4 anos, podendo produzir cerca de 200 a 800 frutos por ano.
Pesquisas mostram que o seu consumo regular pode gerar diversos efeitos positivos. Essa fruta é fonte de vários nutrientes, como gorduras boas, fibras, vitaminas B, C, E e K, potássio e carotenoides.
São conhecidas mais de 500 variedades (tipos) de Abacate. A sazonalidade de cada variedade de Abacate depende das condições climáticas e outros fatores que influenciam na produção mais tardia ou precoce.