O município sempre teve tradição na produção de alho de qualidade em Minas Gerais, tendo seu auge na década de 80 e início dos anos 90. “Gouveia já foi chamada de a terra do alho.
O município de Curitibanos, que até então era conhecida como a “Capital Catarinense do Alho”, passa a se chamar o “Coração do Estado de Santa Catarina”.
A colheita deve ocorrer de agosto a setembro de 2024. A expectativa é que sejam colhidos 900 quilos de alho numa área de 600 m². Para a próxima safra, espera-se que novos agricultores possam investir na atividade, aumentando a produção e a área cultivada nos municípios.
Dezessete países são responsáveis por aproximadamente 95% da produção de alho, sendo que a China responde por 76%, seguida por Índia (9,5%) e Bangladesh (1,5%). Vale destacar que a China exporta apenas 7,5% (1.761.667 toneladas) da sua produção, a qual foi de 23.305.888 toneladas em 2019 (FAO, 2021).
Solo. O solo ideal para o plantio de alho deve ser rico em matéria orgânica e ter boa drenagem de água. Ele gosta de pH um pouco ácido, entre 5,5 e 6,5. Evite solos arenosos, pois eles não retêm boa quantidade de água e nutrientes.
A indicação de plantio é no início do outono, segundo o especialista da Epagri. “Apesar de sabermos que a Bahia, por exemplo, produz uma grande quantidade de alho e é um local quente, a planta prefere as baixas temperaturas e vai crescendo durante o inverno”.
“Alho, cereais e grãos podem ser plantados tanto na primeira quanto na segunda fase do quarto crescente”, acrescenta. Outra fase da lua é o terceiro quarto minguante. Esta fase, observa o técnico, é a ideal para o cultivo de plantas bienais, perenes, bulbos e raízes.
Origem: O alho é uma planta de cultivo milenar oriunda do Oriente e da Europa Meridional pertence à família das "Liláceas” seu nome científico é “allium sativum”, segundo historiadores os egípcios consumiam alho em abundância.
O engenheiro agrônomo e diretor técnico da Associação Nacional dos Produtores de Alho, Marco Antônio Lucini, lembra que o produto produzido no Brasil é o alho nobre roxo, cultivado desde o Rio Grande do Sul até a Bahia.
Presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho afirmou que a maior parte do produto é importado da China e da Argentina e grande quantidade de chuva nesses países prejudicou produção. Preço do dólar também influenciou aumento.
Isso porque a grande concentração de uma substância chamada alicina torna o alho roxo o 'melhor do mundo'”, explica. De gosto marcante, o alho roxo cultivado no Brasil equivale a cerca de cinco dentes do alho branco chinês, por exemplo. Desse modo, o rendimento do brasileiro é maior.
Mas você sabia que aqui no Brasil existem dois tipos comercializados? Além das cores diferentes, as versões branca e roxa têm origens diferentes. O alimento que contém a túnica, aquela membrana que envolve o dente do alho, branca ou levemente violeta, é importado da China.
O alho roxo tem um sabor mais forte, sendo considerado mais picante e, consequentemente, dando mais sabor quando usado. Enquanto o sabor do alho branco é mais suave, sendo mais próximo ao adocicado. Esse é ideal para quem gosta do sabor do alho, mas prefere dar suavidade aos seus pratos.
Quanto tempo leva do plantio até a colheita do alho?
De 120 e 150 dias após o plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo, pode-se realizar a colheita do alho. Escolha as plantas que apresentarem pseudocaules com 2,5 a 4 cm de diâmetro e arranque-as por inteiro.
O ideal, contudo, é que as variedades comerciais contem com, no máximo, 20 bulbilhos, também chamados popularmente de “dentes de alho”. São compridos, arqueados, cobertos por folhas protetoras brancas, roxas ou marrom e, ainda, por uma película esbranquiçada facilmente descartável.
O alho apresenta boa resposta à adubação orgânica que pode ser feita tanto na forma de composto, de esterco de gado ou de aves completamente curtido. Para o esterco de gado ou composto, a quantidade recomendada é de 30 t ha-1. Quando o esterco for de galinha, recomendam-se 10 t ha-¹.
A implantação de 1 hectare custou cerca de R$ 150 mil em 2020 e deve subir para R$ 180 mil neste ano. “A rentabilidade varia de 12% a 15%, mas depende muito da produtividade, que, além do uso da tecnologia, é impactada pelo clima. Em 2021, o clima foi bem favorável ao alho.”
As cultivares de alho nobre tem sido cultivadas com vernalização desde o centro/norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e regiões de altitude do norte da Bahia e na Chapada Diamantina.