O cientista observou que os núcleos das estrelas de nêutrons são as matérias mais densas do Universo, com exceção dos buracos negros, impossíveis de ser estudados para essa propriedade. Isso faz, portanto, PSR J0952-0607 o objeto mais denso à vista da Terra.
À temperatura ambiente o ósmio encontra-se no estado sólido. Ambos ósmio ou irídio podem ser considerados os elementos mais densos. À temperatura e à pressão ambiente, a densidade calculada do ósmio é 22,61 g/cm3 e a densidade calculada do irídio é 22,65 g/cm3.
Quando se trata de elementos químicos, a densidade dos elementos aumenta na direção do centro da tabela periódica. Portanto, os elementos mais densos são metais: o ósmio (22,6 g/cm3) e o irídio (22,5 g/cm3).
“Mas no ano passado foi descoberto um caso que é claramente maior.” O nome do objeto? PSR J1614-223, uma estrela de nêutrons situada a 3 mil anos-luz da Terra, descoberta por um grupo do Observatório Nacional de Radioastronomia (NRAO), nos Estados Unidos.
O ósmio (Os) é um elemento químico metálico pertencente ao grupo dos metais da platina que se localiza no grupo 8 da tabela periódica. Este possui número atómico 76 e massa atómica 190,23. É o elemento mais denso (peso específico 22,61) e um dos elementos mais difíceis de fundir.
O elemento químico mais abundante no Universo é o hidrogênio (H). Estima-se que ele constitui 75% da massa de toda matéria e que representa 93% dos átomos do cosmo. Ele é também o elemento químico mais simples e mais leve, com apenas um próton no núcleo e um elétron em sua eletrosfera.
Fim da Via Láctea deve acontecer a partir de uma colisão com Andrômeda, a galáxia mais próxima de nós, que está se aproximando. A nossa galáxia, a Via Láctea, um dia pode deixar de existir.
A teoria do Big Bang é atualmente a mais aceita para explicar a origem do Universo. De acordo com essa hipótese, o Universo surgiu a partir da expansão repentina e violenta de uma partícula extremamente densa e quente. Essa expansão é por vezes chamada de explosão.
A idade geralmente aceita do Universo é de 13,787 ± 0,020 bilhões de anos, baseando-se em uma Constante de Hubble de valor 70. Em 2013, cientistas europeus sugeriram que a taxa de expansão foi mais lenta, de valor 67.
Na Terra, em condições normais de pressão e temperatura, a resposta é o ósmio, o septuagésimo sexto elemento da tabela periódica. Trata-se de um metal cinza-azulado raríssimo, encontrado como resíduo em ligas metálicas em que predominam outros elementos. Uma garrafa de dois litros de ósmio pesa 45 kg.
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo. Um outro aspecto importante para interpretar a densidade é estar sempre atento às unidades que estão sendo usadas no problema.
Existem 5 oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Antártico e Glacial Ártico. O pacífico é o maior oceano do nosso planeta, com aproximadamente 50% do volume total de todos os oceanos. Cada litro de água do mar contém aproximadamente 35 gramas de sal dissolvido.
Isso acontece por conta de uma energia ainda misteriosa chamada de energia escura, que faz esse crescimento acelerar cada vez mais. Mas, por enquanto, a força gravitacional dos corpos celestes como galáxias e planetas é mais forte do que a expansão do universo e mantém todas essas estruturas unidas.
Quando se trata de volume, o topo da lista está ocupado pela UY Scuti, uma estrela hipergigante vermelha a aproximadamente 9,5 mil anos-luz da Terra e cujo diâmetro é 1700 vezes maior que o do Sol, segundo um estudo publicado em 2013 na revista Astronomy and Astrophysics.