Egbó é o nome iorubá dado à famosa canjica branca, comida votiva servida a quase todos os orixás e principalmente a Oxalá. É feita de milho branco cozido ao qual podem ser acrescentados diversos elementos, como água, banha de ori, mel e azeite doce, entre outros.
Esse deus não come ou bebe qualquer tipo de bebida alcoólica e abomina o sangue – suas comidas são todas brancas. Para agradá-lo, ofereça canjica, acaçá, água de coco e água de arroz. Ele também gosta de nozes, castanhas, amêndoas e flores brancas, em especial lírios e copos-de-leite.
É uma comida sagrada sendo comum sua oferta e uso nos rituais das religiões de origem africana como o Candomblé, Tambor de Mina, Xangô do Nordeste, Batuque, Umbanda, não deve ser confundido com Ebó que no Candomblé pode ou não envolver o sacrifício. O ebô é a comida de Oxalá.
Após o banho, escreva seus pedidos ao Orixá em um papel branco e coloque, em um recipiente, junto com a canjica usada para o banho. Guarde este preparo por 3 dias e depois, jogue fora. Descubra como será o novo ano para o seu signo com o guia de Previsões 2023!
Refogue o arroz junto com a cebola no azeite e acrescente o leite de côco. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Poucos instantes antes de desligar o fogo, acrescente a manteiga.
Também em função das lendas, o dia de Oxalá é a sexta-feira. No candomblé, tanto no Brasil quanto em outros países, todos os iniciados e frequentadores costumam vestir-se de branco em homenagem a Oxalá. Os filhos de Oxalá não comem comida de sal e muitos adotaram não comer carne na sexta-feira (somente peixe).
Por tradição, as fêmeas de determinados animais são consagradas a Oxalá, por isso a pomba branca também representa a honra, a prosperidade e longa vida, pois para estes povos, viver muito é um privilégio dado por Olódùmarè (Deus).
Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá. O girassol era cultivado por nativos de terras que hoje são os Estados Unidos, México, Cuba, Peru e Brasil e ficou conhecido pelos colonizadores das Américas como "flor da boa sorte".
Oxalá é sincretizado com Jesus Cristo. Suas cores são branco leitoso e branco transparente, podendo haver a combinação de preto e branco para representar uma qualidade específica (visão). O símbolo de Oxalá é a pomba branca, e seus elementos são o céu e o ar.
Alfavaca: Alguns a têm como erva de Exu, outros como de Oxalá. Indepen- dente do Orixá, é uma planta atrativa, pois, ao mesmo tempo em que limpa nossa aura, também atrai bons fluidos de saúde e prosperidade.
Os filhos de Oxalá são pessoas sábias desde muito jovens, capazes de resolver problemas complicados com calma e parcimônia. Seu jeito diplomático e justo também favorece a sua inteligência e ela é recompensada na sua vida profissional. Costumam ser bem-sucedidos em trabalhos que visam o bem de muitas pessoas.
Desse modo, a sexta-feira é consagrada Dia de Oxalá, o Senhor da criação e considerado pai de todos os Orixás. Sua cor é branco, e usá-la às sextas-feiras é poderoso para atrair proteção e boas energias.
A cor da guia de Oxalá é sempre branca, assim como as roupas e tudo que envolve os rituais deste orixá. Em toda a cultura ocidental a pomba branca é conhecida como símbolo da paz. Na mitologia yorubá, é o pássaro que acompanha Oxalá durante a criação do mundo e em diversas outras passagens.
Oxalá é o pai de todas as coisas geradas na terra. Ele protege os nascidos entre 21/01 e 19/02. Esse Orixá é aquele que ama independente de qualquer coisa ou julgamentos, fazendo com que seus regidos sejam pessoas pacatas, sempre dispostas a tomar partido pela paz.
Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.
Oração a Oxalá: Grande Orixá, neste dia te peço força e sabedoria. Faça-me olhar o mundo com olhos de amor; ser paciente, compreensivo e prudente. Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade.
O caramujo é um dos principais símbolos de Oxalá, o mais importantes Orixá das religiões de matrizes africanas e que representa a vida e a energia da criação da natureza. O caramujo retrata a calma e a vitória sobre conflitos e calamidades e o abriga em sua casca na presença de qualquer calamidade.
Despeje o banho de Oxalá em seu corpo, do pescoço para baixo. Enquanto isso, faça seus pedidos ao orixá. Depois do banho, acenda uma vela branca e ofereça a Oxalá. Por fim, faça uma oração de sua preferência e descarte as ervas em um jardim.