Axoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões: uma consistindo em milho vermelho cozido, e outra em feijão-fradinho com carne-seca, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate e pimentão.
A comida principal de Oxóssi é o axoxô, um prato de milho enfeitado com coco. Ele aprecia grãos de forma geral, como feijão-fradinho. Ele também come uma versão do nosso sarapatel.
No seu altar ou local onde costuma fazer orações, acender velas, ofereça para Oxóssi uma vela verde, um copo de cerveja e algumas frutas, como bananas, mamão, uva verde ou maçã.
A oferenda a Oxóssi deve ser realizada em um local em contato com o verde. Pode ser em matas, florestas, praças e jardins. Vale ressaltar que é sempre importante respeitar a natureza, tomando cuidado com o uso de velas e outros materiais que demorem a se decompor.
Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.
Banho Oxóssi contém as seguintes ervas: abre-caminho, guaraná, guiné, jurema, manjericão, pitanga e samambaia. Coloque as ervas em 2 litros de água, depois leve ao fogo e deixe ferver por no máximo 3 minutos.
Prato feito com milho vermelho cozido enfeitado com fatias de coco, que também pode levar mel ou melado de cana. Costuma ser oferecido a Oxóssi, Ogum, Olocum e Logunedé.
Pitangueira: Pertence ao Orixá Oxossi, é a planta que abre os caminhos. Suas folhas verdes podem ser fervidas e to- madas como banho da cabeça aos pés, suas folhas secas podem ser usadas com canela, cravo e açúcar mascavo para defumar um ambiente e atrair bons ne- gócios.
Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá. O girassol era cultivado por nativos de terras que hoje são os Estados Unidos, México, Cuba, Peru e Brasil e ficou conhecido pelos colonizadores das Américas como "flor da boa sorte".
O Apáòká (Artocarpus heterophyllus Lam. - jaqueira) pode ser consagrado a diversos Orixás, entretanto sua presença é ligada mais diretamente à divindade fitomórfica específica, considerada mãe do Orixá Oxóssi.
Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé.
Seus números para sorte: 2, 3, 7 e 21. Oxóssi é o caçador protetor das matas. Rege a fartura de alimentos. Para ter sua proteção, use às quintas-feiras roupas ou peças verdes ou azul-turquesa e ofereça-lhe milho cozido com lascas de coco.
Para receber a proteção de Oxóssi, use às quintas-feiras, dia da semana dedicado a esse orixá, roupas ou peças nas cores verde ou azul-turquesa, para representar as matas e a coragem. Ofereça-lhe milho cozido com lascas de coco, colocando as oferendas na mata, ou em um jardim, debaixo de uma árvore.
O amuleto em homenagem a Oxossi é uma poderosa combinação de cristal, jaspe sanguíneo, quartzo verde e pirita, em um colar de 76cm de aço inoxidável. O cristal traz clareza e energia purificadora, enquanto o jaspe sanguíneo fortalece a conexão com a terra e a vitalidade.
Tanto na Umbanda quanto no Candomblé Oxossi é o Rei da floresta e dono da caça. Na Umbanda é o chefe dos Caboclos. Saudação no Candomblé: "Oke Aro!". Na Umbanda: "Okê Oxossi!"
O grande padroeiro da sabedoria e do conhecimento fica muito satisfeito com velas brancas, verdes ou rosas. Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
Desde a Iorubalandia, em África, Oxóssi era considerado o guardião dos caçadores, pois cabia a estes trazer o sustento à tribo. Hoje pode-se ter que Oxóssi é quem protege trabalhadores(as) que vão todos os dias ao trabalho trazer o sustento aos seus.
O coco não pode faltar em nenhum preparo para Oxossi, rico em gorduras é excelente fonte de energia, cheio de vitaminas B e C essencial para o bom funcionamento do intestino (CAMARGO; COSTA; ULBRICH, 2021). O amalá é a comida de Santo.