Durante muito tempo a água foi considerada uma substância incolor. Mas a ciência já provou que, apesar dessa impressão quase universal, na verdade a água é transparente e possui um tom ligeiramente azulado.
A água é uma substância parcialmente transparente e capaz de absorver os comprimentos de onda mais longos da luz, como o vermelho, o laranja e o amarelo. O azulado da água surge pela absorção da luz visível. A água consegue absorver comprimentos de onda próximos do vermelho e do laranja.
A água não é capaz de emitir qualquer tipo de radiação visível, somente absorvê-la ou refleti-la. É por isso que dizemos que a água é uma fonte secundária de luz. Essa propriedade indica que a cor da água depende da luz que incide sobre ela.
Quando a água apresenta alguma coloração, em geral ela é decorrente da existência de substâncias dissolvidas no líquido, já que a água potável deve ser incolor a olho nu. Quando ela adquire alguma cor, significa que está com uma quantidade muito alta de algum elemento, como o ferro ou manganês, ou presença de algas.
Durante muito tempo a água foi considerada uma substância incolor. Mas a ciência já provou que, apesar dessa impressão quase universal, na verdade a água é transparente e possui um tom ligeiramente azulado.
Se a água em um copo é transparente, como a gente a vê? Quando a luz atinge a superfície da água, acontece uma brusca mudança na fronteira entre ar e água, o que causa uma reflexão da luz para todos os lados. Essa reflexão nos faz perceber a superfície da água e inclusive as ondas que se formam ali.
O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.
A água é um recurso natural fundamental para a existência de todas as formas de vida: pessoas, animais e plantas. Ela é composta por dois elementos químicos: 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio (H2O). É uma substância incolor (sem cor), insípida (sem sabor) e inodora (sem odor), e é um solvente universal.
A Cor é uma medida que indica a presença na água de substâncias dissolvidas ou finamente divididas. É um parâmetro de aspecto estético de aceitação do produto. De acordo com a Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde o valor máximo permissível de cor na água distribuída é de 15,0 U.C.
O azul das águas está relacionado as características das moléculas de H2O e a cor que vemos refletida nada mais é do que o encontro da luz com a água, ou seja, o reflexo dos raios de luz sobre ela. São duas as variáveis que influenciam na intensidade da cor: a opacidade do objeto e a quantidade de luz.
A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.
O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.
O mar aparece azul porque a água absorve as cores vermelho, laranja e amarelo (comprimentos de onda longos) deixando visíveis os azuis (comprimentos de onda curtos). Mesmo assim, a maioria dos mares e oceanos são negros.
Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.
A água doce pode ainda receber outras classificações, destacando-se a de água potável. Essa água não possui cor, cheiro e nenhuma substância ou organismo que pode trazer risco à saúde humana.
Só na teoria a água é incolor, inodora e insípida. Na prática, a água traz elementos (sais, elementos químicos) diluídos que dão a ela sabor, cheiro e cor. No caso da água distribuída, o próprio processo de tratamento interfere no sabor. Cloro, cal e outros produtos deixam resíduos.
Em relação ao mar, com sete ou oito metros de profundidade, a água é capaz de absorver a cor vermelha, enquanto o azul chega a profundidades maiores sem ser absorvido, nem refletido. Nós vemos o mar na cor azul porque as impurezas existentes são capazes de fazer refletir a única cor que sobra, que é o azul.
A ligação de hidrogênio (pontes de H) se caracteriza como força intermolecular, ela mantém as moléculas de H2O muito próximas, daí o porquê dessa substância ser líquida e não sólida (moléculas mais afastadas).
A água-viva é transparente, difícil de enxergar na água, passando frequentemente despercebida. Já as caravelas apresentam uma bolsa de cor púrpura ou azulada que flutua acima da linha da água, sendo facilmente visível. Ambas são capazes de envenenar a pele humana.
Águas mais profundas são azul escuro, águas rasas são de um azul mais claro. Águas próximas à foz de um rio podem ser amarronzadas por causa do barro, enquanto águas com muitas algas e bactérias fotossintetizantes ficam esverdeadas.
As águas residuais provenientes dos esgotos domésticos são divididas em: 1) Água Negra: presença de excretas humanas, como urinas e fezes. 2) Água Cinza: ausência de excretas humanas. 3) Água amarela: somente a urina.