Com o inseticida Fendona® 6 SC você controla insetos voadores e rasteiros de maneira rápida e eficiente. O inseticida Tenopa® promove o controle de maneira rápida e eficiente das principais pragas urbanas.
O uso de inseticidas é uma das principais formas de controlar a proliferação dos triatomíneos, insetos transmissores da doença de Chagas, também conhecidos como barbeiros.
Os triatomíneos podem ser controlados através de substâncias como hormônio juvenilizante, estimuladores de crescimento, inibidores de quitina, e inseticidas; depende do incentivo de pesquisas sobre controle biológico e também de investimentos sociais tais como, melhoria habitacional e educação sanitária.
O que fazer para afastar o barbeiro? Manter a casa limpa, organizada e bem arejada, porque o inseto gosta de lugares escuros, sujos e com frestas para se esconder. Outra dica é passar uma mão de cal nos galpões, no galinheiro, no chiqueiro e na estrebaria para o barbeiro não se instalar.
Atraído pela luz, o inseto pode entrar nas casas por portas ou janelas abertas. Os barbeiros se infectam com T. cruzi ao se alimentarem do sangue de animais que o abrigam sem desenvolver a doença, os chamados reservatórios naturais, como gambás, morcegos, tatus, macacos, preguiças, pacas, capivaras, cães e gatos.
Os barbeiros abrigam-se em locais muito próximos à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais, casca de tronco de árvore, montes de lenha e embaixo de pedras.
A fêmea adulta diferencia-se do macho pela presença de uma protuberância em sua extremidade traseira, denominada ovopositor, seus inimigos naturais são algumas formigas e abelhas, certos tipos de insetos predadores, galinhas, outras aves e o próprio homem.
O nome “barbeiro” se deve ao costume do inseto picar as pessoas na região do rosto. A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.
De acordo com o biólogo e gerente do setor de endemias e zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro do Norte, Levi Santos, as pessoas não devem matar o barbeiro porque aumenta o risco de infecção com a doença e dificulta a identificação dos insetos contaminados.
Uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências. E, em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, podem-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.
A principal forma de diferenciar um barbeiro dos demais percevejos é através da estrutura Rostro, ou seja, o aparelho bucal! Quer aprender mais sobre esses insetos vetores?
Marcos Boulos – No local da picada do barbeiro e da penetração das fezes infectadas pelo parasita, o primeiro sinal da inoculação é o inchaço. Se a picada for nas pálpebras, aparece o sinal de Romanã que se caracteriza pelos olhos vermelhos e inchados.
Doença de Chagas (DC) ou Tripanossomíase Americana é uma infecção parasitária, antropozoonose, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como bicho-barbeiro.
Na Ordem dos hemípteros incluem-se insetos conhecidos como “percevejos-de-cama, percevejos-de-mato, barbeiros e barata d'água”. Dentre os de importância médica estão os percevejos de cama (família Cimicidae) e os barbeiros (família Reduviidae, subfamília Triatominae).
Quanto tempo depois da picada do barbeiro aparecem sintomas?
O período entre o primeiro contato e o início dos sintomas varia conforme a transmissão, podendo ser vetorial (4 a 15 dias); oral (3 a 22 dias); vertical (em qualquer fase da gestação ou durante o parto); transfusional (acima de 40 dias) e acidental (em até 20 dias). Telar as janelas para evitar a entrada de barbeiros.
Com o inseticida Fendona® 6 SC você controla insetos voadores e rasteiros de maneira rápida e eficiente. O inseticida Tenopa® promove o controle de maneira rápida e eficiente das principais pragas urbanas.
A Doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi e transmitida pelo inseto conhecido como barbeiro e também por ingestão de alimentos contaminados, tem 100% de possibilidade de cura, se diagnosticada e tratada no início da contaminação.
Qual o máximo de tempo que uma pessoa com doença de Chagas vive?
Portanto, a pessoa pode viver, em média, mais dez anos. A recepção de coração transplantado por um paciente com doença de Chagas é, geralmente, melhor do que a de pessoas transplantadas por outros motivos.
O serviço de dedetização de percevejos é feito por meio de inseticidas específicos de contato. Eles são pulverizados no ambiente em que há a incidência do barbeiro. Esse método é utilizado porque chega em lugares de difícil acesso e possui grande poder de eliminação dessa praga.
Outra maneira de prática de capturar um inseto suspeito é utilizando um saco plástico sem furos: 1. Capture o barbeiro utilizando um saco plástico sem furos, protegendo as mãos do contato direto com o inseto; 2. Inverta o saco plástico com o barbeiro dentro, feche bem o saco e leve-o para DTCZ - Barueri.
“Os pacientes que tiverem sintomas ou desconfiarem que foram picados pelo barbeiro devem buscar atendimento em uma unidade básica de saúde ou, se estiver com sintomas graves, procurar a emergência de um hospital.