Vermelho. Significado espiritual: o vermelho é uma cor de poder, energia e paixão. É também associado ao chakra raiz, que lida com a sobrevivência e segurança.
AS CORES NA ESPIRITUALIDADE E SEUS SIGNIFICADOS E QUANDO USAR ?
Qual é a cor da energia?
O tom vermelho dá energia e libera adrenalina. Na cromoterapia, é utilizado para restabelecer a vitalidade, melhorar o funcionamento do coração e ativar a circulação sanguínea. A cor também é usada para revitalizar e incentivar o movimento físico.
Amarelo: ligação com boas energias, vitalidade, saúde, alegria e comunicação. Na China, simboliza sorte, poder e honra. Vermelho: força, vigor, energia, paixão, proteção divina e psíquica. Azul: tendo o céu e o mar como referências, a cor transmite calma, harmonia e paz.
Alguns incluem fitas nas cores dos dons do Espírito Santo. O azul representa Sabedoria, já o prata significa Entendimento, o verde é Conselho, o vermelho Fortaleza, o amarelo Ciência, o azul escuro Piedade e o roxo Temor a Deus.
O preto está associado ao poder, elegância e formalidade, mas também à morte, ao mal e ao mistério. É uma cor misteriosa que se funde com o medo e com o desconhecido e muitas vezes tem conotações negativas. O preto significa poder e autoridade; é considerado uma cor muito formal e nobre associada ao prestígio.
Amarelo. O amarelo é uma cor quente que passa a sensação de calor, luz e energia. Justamente por isso, as sensações associadas ao tom são de alegria, otimismo, estímulo e descontração.
Sucesso: Vermelho, tons de laranja e verde. Prosperidade: Lilás, púrpura, roxo, azul, dourado, verde e vermelho. Família: Verde, azul, preto e vermelho. Espiritualidade: Azul, preto e verde.
A cor que representa a inveja é o verde. Essa cor está associada à natureza e ao crescimento, mas também possui uma faceta negativa quando usada para simbolizar a inveja. O verde invejoso é geralmente descrito como uma tonalidade escura e intensa, que transmite um sentimento de cobiça e amargura.
Azul: confiança, força, credibilidade e profissionalismo. A cor mais utilizada em projeto de UI e UX, está carregada de um senso de inovação e segurança. Roxo: imaginação, sabedoria, realeza e misticismo. O roxo é empolgante, ao mesmo tempo em que acalma a mente e os nervos, encoraja a criação e inspira.
Qual a cor mais sedutora? O preto e o vermelho são os favoritos da mulher sexy, eles atraem atenção para ela e para as curvas do seu corpo. O violeta também é uma cor que atrai olhares ao redor com a sua força e atração.
O significado da cor roxa remete a sabedoria, fantasia, mistério, espiritualidade. O Roxo é uma cor que acalma e transmite bem-estar, por isso, produtos de beleza, anúncios de cuidados com o corpo e tratamentos alternativos são aplicações frequentes dessa tonalidade.
Segundo a Bíblia, não há uma referência direta sobre a cor preferida de Deus. No entanto, algumas passagens bíblicas mencionam cores simbólicas, como o branco, que representa pureza e santidade, e o vermelho, associado ao sangue de Jesus Cristo.
Vermelho, dourado, verde e branco são as cores tradicionais do Natal e não são por acaso. Cada uma delas tem um significado: Vermelho: representa sangue de Cristo e o amor incondicional ensinado por Jesus; Dourado: representa a presença do divino, luz e sol.
O negro e o escuro, por oposição, remetem para o pecado e para o Inferno, manifestando-se mais uma vez a oposição claro/escuro, que simboliza a que se estabelece entre o bem e o mal, e a pureza e o pecado.
Podemos dizer então que para cada cor temos uma determinada frequência e comprimento de onda que a distingue das demais, temos por exemplo: a luz vermelha que é uma luz de menor freqüência e consequentemente menor energia, já o violeta é uma luz de maior freqüência e nos submete a maior energia.
Verde – é a cor da cura. Um tom calmante que traz equilíbrio e bem-estar. Tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma.
Já o azul mais escuro é utilizado para demonstrar segurança e poder. A cor azul é utilizada principalmente por empresas que querem passar credibilidade e confiança em seus produtos. O azul está bem presente no setor de tecnologia, porém também aparece forte em marcas de água, por exemplo.