A cor preta de acordo com o contexto pode representar tristeza e luto, porém se for bem utilizado transmite nobreza, tradição, curiosidade, superioridade, poder, profissionalismo. Empresas de engenharia, escritórios de advocacia, cosméticos e produtos de luxo utilizam frequentemente essa cor.
O azul-marinho é amplamente reconhecido como uma das cores mais associadas à autoridade e ao profissionalismo. Essa tonalidade transmite confiança, estabilidade e lealdade.
O violeta pode ressaltar criatividade e imaginação, assim como o laranja. Por outro lado, representa sucesso, nobreza, riqueza, por se associar a sabedoria e respeito.
Antigamente, a cor violeta foi amplamente associada à nobreza e ao poder. Além disso, esta cor transmite a ideia de vaidade e extravagância, bem como remete ao desejo e à atenção.
A PSICOLOGIA DAS CORES - Significado das Cores no Marketing
Qual é a cor poderosa?
O preto é a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à elegância e força. Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional.
Azul: confiança, força, credibilidade e profissionalismo. A cor mais utilizada em projeto de UI e UX, está carregada de um senso de inovação e segurança. Roxo: imaginação, sabedoria, realeza e misticismo. O roxo é empolgante, ao mesmo tempo em que acalma a mente e os nervos, encoraja a criação e inspira.
Roupas e acessórios em tons pastéis transmitem gentileza, delicadeza e feminilidade. E como não falar dos tons neutros como o azul marinho, bege e cinza. Que transmitem elegância e formalidade, sendo os tons preferidos para os ambientes corporativos.
O preto remete a elegância, luxo e poder, além de ser misterioso. Isso confere a ele a possibilidade de ser usado para representar quase qualquer situação ou produto. Isso vai depender do contexto em que ele está inserido, sendo que o preto também pode ser combinado com outras cores.
Preto. O preto também é uma cor neutra e está relacionado à força e à elegância. Normalmente, empresas ou pessoas que estão buscando empoderamento, utilizam-no em suas identidades visuais.
O azul é um tom frio frequentemente associado à segurança, confiança, limpeza, espiritualidade e harmonia. A cor transmite seriedade e, por isso, é bastante utilizada em ambientes corporativos, reforçando características como o poder e a segurança.
Rosa: o ditado popular que afirma tudo ser visto em cor-de-rosa, reflete fielmente seu significado: ingenuidade, bondade, ternura, ausência de todo forma de mal.
O amarelo alimenta o ego e pode estimular e iluminar os recessos mais profundos da mente. As pessoas que se sentem bem consigo mesmas costumam adorar essa cor.
Quando alguém nos pede para dizer uma cor é possível que a primeira que venha à cabeça seja “vermelho”. Isso tem explicação: na psicologia das cores o vermelho é a cor atribuída à vida, paixão e ao poder.